TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Colapso

Dissertações: Resenha Colapso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Visitando “COLAPSO”: Questões sobre o mercado contemporâneo.

“COLAPSO”, o mais novo livro do ganhador do Prêmio Pulitzer Jared Diamond, representa, na prática, o manual de instruções da enorme bomba relógio chamada Planeta Terra. O tom catastrófico é tão nítido que a edição brasileira acrescentou o sub-título: “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso”.

Estruturado em quatro temas, o livro deve grande parte da sua força e impacto à segunda e terceira partes, respectivamente “Sociedades do Passado” e “Sociedades Modernas”. A primeira parte, embora relevante, tem um tom mítico que mais parece a introdução para uma grande jornada começando pelo quintal de casa, e no caso o quintal é “Montana Contemporânea”, terra na qual o autor viveu muitos anos. Já a última parte, “Lições Práticas”, que deveria ser o clímax e desfecho da obra, fica comprometida pela falta de uma análise social mais profunda, sendo o autor eminentemente um cientista bioquímico, distante das ciências sociais.

Sem dúvida, a lucidez de análise do autor está baseada em duas constatações: 1) Como todos nós, em geral, entendemos bem os problemas que nos afligem diretamente e 2) Como os norte-americanos, em especial, entendem mal a realidade dos outros. O grande leitmotiv de todo o discurso de Diamond está colocado, muito acertadamente, na questão sobre o uso dos recursos disponíveis. O sobre-uso, ou uso acima da capacidade de renovação natural de um recurso, leva, fatalmente, à exaustão. Então, trata-se de entender quanto e como fazer uso dos recursos renováveis para que eles não se esgotem jamais, atingindo o famoso desenvolvimento sustentável. O próprio Diamond diz sem rodeios que “o nível de consumo não pode ser o mesmo dos países de primeiro mundo em todos os países”. Ora, se tal consumo mundial um dia acontecesse, e os conservadores de todos os gêneros estão sempre aí prontos para evitar, os recursos seriam esgotados muito rapidamente, gerando o caos e nos levando a todos para o colapso.

Sociedades antigas, problemas atuais.

Algumas sociedades analisadas foram pequenas, como as Ilhas de Páscoa, Pitcarin e Henderson no meio do Oceano Pacífico. Outras, sociedades muito maiores como os Maias e a Groenlândia Nórdica ocupada pelos antigos Vikings. Nessa seqüência, temos dois temas: 1) Como sociedades diferentes conseguiram resultados tão diferentes em ambientes iguais (Como os Vikings e os Inuits na Groenlândia Nórdica) e 2) Qual o grau de responsabilidade do grupo social, se é que ele é significativo, no desenvolvimento ou no colapso de uma sociedade. O primeiro tema mostra como os vikings sucumbiram, a despeito desse colapso ter durado alguns séculos, enquanto grupos inuits conseguiram permanecer na região até os dias atuais. A resposta está numa mistura de inadaptabilidade, desinteresse em aprender, comodismo, falta de conhecimento técnico (ou “falso” conhecimento técnico) e heranças culturais problemáticas. Percebeu-se, por exemplo, que os inuits tinham equipamentos para a pesca e para a caça à foca muito mais eficientes que aqueles pertencentes aos vikings.

Vale ressaltar que a foca ainda é o alimento mais farto daquela região, tal como à época viking. Ainda assim, os vikings jamais adaptaram seusutensílios, num misto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com