TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Ulcer Por Pressão

Artigos Científicos: Resenha De Ulcer Por Pressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA ÚLCERA POR PRESSÃO NO PACIENTE HOSPITALIZADO

Úlcera por pressão usada para descrever lesões que se formam em pacientes que permanecem por algum tempo acamados, hospitalizados, também conhecida como úlcera por compressão, úlcera por decúbito, escara de decúbito.

Ela costuma se desenvolver em locais de proeminência óssea, decorrente de contato com o colchão, no caso do paciente hospitalização, então ocorre à diminuição da circulação e conseqüentemente a úlcera e até mesmo necrose.

São muitas as causas de desenvolvimento de úlcera por pressão, como, dificuldade de locomoção do paciente, hospitalização, déficit de nutrição, perda total ou parcial da mobilidade do paciente, edema e etc.

No Brasil infelizmente os pacientes que desenvolvem ulcera por pressão são tantos que nem é possível quantificar com precisão o numero de casos, só se sabe que não é raro, chega ser até muito comum. De acordo com um estudo epidemiológico realizado as taxas de úlcera por pressão variam de 2,7% á 29,5% dos pacientes hospitalizados.

Por esse índice tão alto é que o Enfermeiro deve analisar com cautela a necessidade de realizar um plano de prevenção de úlceras por pressão em pacientes que já tem certa predisposição, não somente o Enfermeiro, mas a equipe toda de saúde, principalmente técnicos, auxiliares e Enfermeiros. Algumas medidas podem ser adquiridas para prevenir as úlceras por pressão, baseada na literatura foi encontrada muitos artigos que abrangem esse tema, no âmbito nacional e internacional. Pode se dizer que a prevenção ainda é a melhor opção no caso das úlceras de pressão, pois o tratamentos das mesmas é a longo prazo e muito sacrificante para o paciente que passa a ficar muito mais tempo do que esperando no ambiente hospitalar sujeito a adquirir novas patologias, infecções, etc.

Para realizar a prevenção das úlceras é preciso certo conhecimento da equipe de enfermagem, não somente baseado no empirismo, mas no conhecimento teórico/técnico, é preciso conhecer os fatores de risco, e as próprias formas de prevenção.

O que mais dificulta a equipe nesta prevenção é que muito dos pacientes hospitalizados possui dificuldade de locomoção, até mesmo no próprio leito, e o numero de profissionais reduzidos e a grande demanda de pacientes, acaba deixando a desejar nesse aspecto na prevenção, sendo a mudança de decúbito de 2 em 2 horas a principal delas. O enfermeiro tem uma grande participação neste principio, sendo talvez até a mesmo a participação mais importante, pois é de acordo com o diagnostico de enfermagem, como, integridade da pele reduzida, que os profissionais, técnicos e auxiliares, terão um respaldo maior na hora da prestação do serviço, na hora do cuidado a ser prestado para esse paciente.

Como já citado acima, para realizar a prevenção das ulceras por pressão é preciso o comprometimento da equipe toda, porem a certa dificuldade com esse quesito, pois nem sempre há um numero suficiente de profissionais para atender a toda a demanda de pacientes que são predisponentes a desenvolver a ulcera por pressão, muitas vezes há também a falta de comprometimento da própria equipe que acaba por enxergar somente o motivo base da hospitalização e não as conseqüências que podem ser desencadeadas por esse mesmo motivo.

A úlcera por pressão não é somente de responsabilidade da enfermagem, apesar de que a prevenção das mesmas, seja de grande responsabilidade, porem o que interfere e muito no seu desenvolvimento é também as condições clinicas do paciente, sua patologia, o stress da própria internação. O que é muito comum ver, é que mesmo a Enfermeira fazendo um planejamento de cuidado adequado, a equipe respeitando e executando o planejamento da mesma forma, o paciente acaba desenvolvendo uma ulcera, será que mesmo o cuidado sendo realizado em todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com