TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de filme bope

Por:   •  26/8/2015  •  Artigo  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

As ações do BOPE diante dos Conflitos Sociais

Diante de uma realidade rica em contrastes e diferenças como a que vivemos no Brasil, é evidente que as divergências e contradições façam parte do cotidiano dos brasileiros. O maior exemplo destes contrastes é encontrado nos lugares mais humildes, como nas favelas, por exemplo, que muitas vezes disputam lugar com edifícios luxuosos, causando assim um grande choque entre as culturas e hábitos. Com o aumento da criminalidade, a demanda por segurança pública naturalmente também cresce a cada dia, todavia, o efetivo policial é totalmente desproporcional às necessidades da população. Além disso, os policiais são mal remunerados e vivem em constante pressão psicológica. Fatores que colaboram para a corrupção ou até mesmo o seu ingresso na vida do crime. Já não é mais caso isolado ver policiais que vivem uma vida dupla, colaboram com aquilo que na verdade, deveriam estar combatendo.

Ao assistir o filme Tropa de Elite, temos uma noção da realidade vivida atualmente. Realidade esta que se torna mais chocante quando é analisada a partir do dia a dia dos moradores de zonas de conflitos, a exemplo das favelas. São pontos de disputa pelo poder e dinheiro. No entanto, a polícia militar, juntamente com as ações táticas do BOPE, vem tentando erradicar, ou amenizar esses conflitos. Com este objetivo, foi estabelecido o programa que tem como propósito a pacificação das comunidades. Em janeiro de 2011, foi criado o Programa de Pacificação através das UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Um programa que visa não só pacificar morros e favelas. Também tem como princípio a aproximação entre os policiais e a comunidade, uma parceria entre a população e as instituições ligadas a área da defesa publica. Apesar de suas falhas, este programa vem proporcionando aos envolvidos a oportunidade de romper com alguns conflitos culturais, já que a atuação da policia pacificadora deve ser pautada no dialogo, no respeito à cultura da comunidade, proporcionando uma interlocução entre a comunidade e os policiais. Alguns projetos sociais ainda pouco divulgados, também contribuem para a interação entre o BOPE e as comunidades. A sede do seu batalhão também serve para a interação com as comunidades através dos cursos de artes marciais e ginasticas especiais.  

A total interação entre policiais e moradores ainda é uma realidade muito distante. Ainda estamos longe de sentir total confiança no modelo de justiça adotado no país. Ao ingressarem nas academias, os policiais são treinados para perseguir, prender e até mesmo matar. Como vemos no filme, o BOPE não é grupo para corruptos e desonestos, por outro lado, os policiais são treinados para as guerras urbanas, são transformados em combatentes da guerra quando na verdade deveriam ser mediadores da paz. Combatem a injustiça com mais injustiça, a violência com mais violência. Vivemos assombrados. Temos medo andar pelas ruas. Já não sabemos mais em quem confiar, pois a corrupção não tem um único rosto, está em todos os lugares, todas as classes, e infelizmente, está onde jamais deveria ter chegado, na justiça. Mudar essa realidade não é fácil, porém, não é impossível. Basta perceber que o caráter de uma pessoa não se forma em uma academia de policia ou qualquer outro lugar. Somos moldados dentro do nosso lar, com a fundamental participação da escola. Uma boa educação transformará a criança em um bom cidadão, bom profissional. O caminho para a mudança não é o de mudar, mais sim formar o cidadão com bom caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com