TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme Onibus 174

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME: OLGA

Filme dirigido por Jayme Monjardim, roteiro por Rita Buzzar, lançado em 20 de agosto de 2004, com gênero dramático, romântico, histórico e biográfico. Elenco formado por Camila Morgado (Olga), Caco Ciocler (Luís Carlos Prestes), entre outros.

Antes de tudo, Olga é um filme que conta a historia de uma mulher que teve seu papel invertido dentro da sociedade, ao ser uma militar, judia e comunista, que cuidava da segurança de um homem, Luis Carlos Preste, algo que de certa forma não era muito comum, ainda mais naquela época, na qual a mulher não tinha vez. O filme é um relato da memória de Olga depois de ter sido presa e mandada para um campo de concentração.

Mesmo contando como ocorreu o fracasso da coluna prestes, que foi um movimento liderado por militares, que faziam oposição à República Velha e às classes dominantes na época, durante o período de governo de Vargas, o filme também mostra a luta de Olga, que foi mandada em uma missão para proteger Carlos Preste, que estava exilado e decidiu voltar para o Brasil para dar continuidade à coluna prestes e futuramente implantar o comunismo no país.

Durante a viagem, Olga e Prestes se apaixonam e vive um romance que começou com uma farsa, por Olga ter de fingir que era esposa de Carlos Prestes para servir como disfarce e não levantar suspeitas, já que ambos estavam viajando escondidos.

Não obtendo sucesso com a Coluna Prestes, os envolvidos são presos e Olga descobre que está grávida. Mesmo com varias tentativas de não deportá-la, Olga é enviada para campo de concentração de Ravensbrück na Alemanha, na qual tem sua filha em situações miseráveis e ver a criança ser arrancada de seus braços, e após uma série de padecimentos, o ciclo dessa história se fecha com a morte de Olga na câmara de gás. 

De certa forma o filme é um retrato romantizado da luta e sofrimento de uma mulher que amou como qualquer uma e sonhou que poderia mudar um país, mesmo tendo um regime ditatorial. Olga viu-se sozinha, sem marido e sem sua filma que não chegou nem a conhecer e mesmo assim mantém-se firme até ser enviada para a câmara de gás onde teve uma morte infeliz como à de outros milhares de judeus na Alemanha no período do holocausto.

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA LUÍSA BEZERRA

RESENHA DO FILME: OLGA

PETROLINA

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com