TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo tropa de elite

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 8

     1.   INTRODUCAO:

     O filme Tropa de Elite, mostra a realidade de uma sociedade capitalista, que pela busca desenfreada pelo status entra em conflito com seu interior nos apresentando os comportamentos, habitos e costumes do ser humano; que ao longo do tempo se consolida no individuo se tornando naturais.

      A vida das familias que se destacam no filme eh dificil e sem estimulo,onde ha uma alienacao politica proporcionada pelo crime quanto a possibilidade de ascencao social de posicao e poder, ha uma hierarquia no trafico pela criacao de uma identidade onde almeja o reconhecimento pelos outros nomeado ''visivel'', com isso os jovens contribuem com a movimentacao financeira do trafico de drogas nos mostrando um paradoxo de uma juventude despossuida de saude, educacao, cultura, habitacao, em contra ponta com uma juventude pobre, atraida pelo consumo de ''objetos de marca'', a ''mercadologica'', capitalista do acesso a felicidade, ao bem estar retratando a posicao de  cidadao consumidor.

     Vemos entao o grande causador das diferencas sociais  que eh  a ma distribuicao de renda e isso acaba gerando varios tipos de coflitos o qual influenciara no destino dos individuos, e os orgaos competentes ficam de maos atadas, pois, este problema ja se infiltrou dentro do proprio sistema. Com essa problematica o  BOPE (Batalhao de Operacoes Policiais Especiais), esta para proteger seu estado e tambem assegurar que os cidadaos tenham um amanha, e ao mesmo tempo, tem que se proteger dos corruptos que agem dentro da organizacao que fazem o papel de retroceder. O servico social como mediador destes conflitos visa garantir e defender na medida do possivel, pois, a corrupcao ja se instalou em todos os ambitos politicos que coordenam o bem estar de nossa nacao.

    2.    Analise do filme Tropa de Elite

2.1    ''Eles vivem numa subcultura viciada no crime pela seducao das drogas, prazer rapido e barato, diante da pobreza, onde tudo pode ser vendido e comprado''.

      Podemos analisar no filme Tropa de Elite os acontecimentos sociais e psicologicos que ocorrem na Sociedade Brasileira.

      Para entendermos todos esses acontecimentos precisamos refletir sobre a cultura:

      Cultura:  nome feminino vem do latim coleri, abrange varias formas artiticas e tudo o que eh produzido a partir de toda exepriencia  racional e moral, ela esta presente desde os povos primitivos com seus costumes, sistemas, leis, religiao, em suas artes, ciencias, crencas, mitos, valores morais e em tudo o que diz respeito no sentir, no pensar e no agir. Podemos ate falar em relacao a tradicao dos animais em imitar  um comportamento particular de uma determinada especie,  transformando as tradicoes em cultura.

Na visao de Eduardo Ottoni, o que diferencia a cultura humana dos nao-humanos decorre da particularidade de nossa cognicao.

A cultura nada mais eh do que manifestacoes que adquirimos ao longo da vida, no filme Tropa de Elite eh apresentada algumas destas manifestacoes. Uma delas eh: como instituir a ordem atraves da forca.

    Tanto o BOPE quanto os traficantes, utilizam dessa manifestacao como uma cultura, agindo assim  com os mesmos metodos com pontos de vista diferenciados. O BOPE quer colocar disciplina consciente atraves da forca tentando assim amenizar a criminalidade, ja os traficantes utilizam dessa forca para manter o controle de suas organizacoes. Com a corrupcao dentro da corporacao a  policia militar e os traficantes com uma uniao de interesses acabaram formando uma nova cultura, a cultura de sobrevivencia que garante os interesses de cada um.    

   Uma outra cultura encontrada eh a do Funk. "Funky Butt", eh um  jazz de Mezz Mezzrow dos anos 1930, nesse jazz ja se encontra a palavra funk que era considerada indecente devido à conotação sexual se tornando indelicada e inapropriadas para uso em conversas educadas.

Como vemos nas favelas o Funk ostenta o sexo, onde ha uma aglomeracao grande de jovens o qual ficam vulneraveis ao consumo de bebidas, drogas e ao trafico e com essa movimentacao de dinheiro acaba auxiliando muito nas compras de armamentos.

       Tambem temos o estagio da evolucao do crime que eh uma cultura, onde os traficantes organizam sua hierarquia dentro da favela utilizando uma outra cultura a da giria.

  3. Conflitos Sociais presentes no filme Tropa de Elite

       Dois conflitos sociais mostrados no filme Tropa de Elite eh o da Desigualdade Social e a Corrupcao.

       3.1 Desigualdade Social

No filme eh mostrado a desigualdade social que eh desencadeada principalmente entre outros motivos pela ma distribuicao de renda onde a maioria dos recursos ficam nas maos de uma minoria abastada da sociedade, portanto encontramos nos moradores das favelas carioca, a pobreza como uma questao social, gerando um conflito social, trazendo a violencia devido a um estado de miseria que eh causado por varios fatores como a deficiencia de sua sustentacao, ocorrendo  problemas de saude, influenciando na educacao, com poucas perspectivas de profisionalizacao, gerando baixa remuneracao, tendo os moradores como uma opcao de renda a entrada para a vida  no trafico.

     

3.2 Corrupcao

Ha tres tipos de corrupcao: a institucional, a cultural e a moral, sendo assim precisa de um capitalismo etico. Devemos refletir sobre as escolhas de nossos candidatos, utilizando o projeto ficha limpa, pois o trabalho do assitente social na integracao da cidade incentivando o exercicio da cidadania, ajudando nas politicas de educacao, oferece ao cidadao  melhores condicoes de formar seus pensamentos em relacao a sociedade.

             '' A corrupcao eh fruto do sistema que valoriza o ter, e nao o ser.Que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. Enfim a corrupcao eh fruto do sistema que subverteu os valores morais das sociedades e busca sempre cada vez mais acumular bens materiais. Tudo pode ser vendido e comprado.''

 (Jose Neumar, Porto Velho-RO).

Ja em relacao a corrupcao, os morros cariocas foram dominados pelo crime organizado com traficantes de drogas, geralmente jovens com pouca perspectiva de trabalho que acabam se tornando empresarios do narcotrafico e usando de suas forcas, dominam suas comunidades.

No filme o capiatao Nascimento chega a conclusao de que a corrupcao tambem esta nos altos cargos, na policia militar, na midia, nos governantes, nos ususariso de drogas, isso porque exitem os que nao tem etica e contribuem para funcionar o sistema corrupto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com