TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADORES DE TRABALHO

Projeto de pesquisa: TRABALHADORES DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. ROTINAS TRABALHISTAS.....................................................................................4

3. TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO............................................................6

4. ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL...........................................................10

5. PROCESSO CONTÁBIL........................................................................................10

6. AMBIENTE EMPRESARIAL..................................................................................16

7. CONCLUSÃO........................................................................................................17

8. REFERÊNCIAS......................................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

O Ambiente Empresarial é muito importante, a sua estrutura, como se relaciona com seus colaboradores e sociedade.

As organizações devem estar alerta as tendências de mercado, tendo em vista o bem estar dos colaboradores, estando sempre atentos as mudanças e cientes das regras que gerem suas atividades.

Para a tomada de decisões é importante um leitura do Ambiente Empresarial, isso pode significar o sucesso das Organizações, Gestores e também dos colaboradores.

2. ROTINAS TRABALHISTAS

Há vários procedimentos para realizar a rescisão de um contrato de trabalho, deve ter muita atenção para não acontecer o descumprimento de nenhuma norma, caso ocorra o descumprimento ter consequências danosas que podem ser ao empregador e também ao colaborador.

Para que ocorra a rescisão de um contrato de trabalho, primeiro passo é o Aviso Prévio, o mesmo pode feito por ambas as partes e classifica-se em trabalhado ou indenizado.

Aviso Prévio Trabalho: quando o colaborador continua exercendo suas atividades até que termine o prazo de vinculação e ocorra o desligamento. O prazo de cumprimento é de 30 dias, contados a partir da data de comunicação, tendo o colaborador, o direito de folgar 7 dias corridos ou a redução de 2 horas diárias em sua jornada de trabalho. O pagamento da rescisão deve acontecer no primeiro dia após o termino do aviso, contendo o saldo de salário, o 13º salário e férias proporcionais, as férias deve ser adicionado um terço de seu valor, horas extras, comissões, adicionais de Insalubridade e Periculosidade, e qualquer provento que seja pago com habitualidade.

Aviso Prévio Indenizado: seria a falta de “Aviso Prévio”, por falta de comunicação prévia, do desligamento, de umas das partes. A parte que não informar o desligamento previamente deverá indenizar a outra com base na remuneração mensal do colaborador.

Quando o contrato de trabalho é rompido pelo empregador, o mesmo deve efetuar o recolhimento da multa de 40% sobre o valor do FGTS.

Já a comunicação de dispensa por parte do colaborador, deve ser formalizada, contendo os motivos e informado se o aviso será trabalhado ou indenizado.

O colaborador que é dispensado sem justa causa, tem direito ao Seguro Desemprego, beneficio este que dará assistência financeira temporária. Para requerer este beneficio é necessário os seguintes documentos: CD (Comunicação de Dispensa) e SD (Requerimento do Seguro Desemprego, além do termo de rescisão do Contrato de Trabalho junto com o Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho, se a rescisão de contrato de trabalho for menor que 1 ano, caso seja maior será necessário o Termo de Homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho.

3. AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com