TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ti

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO(S):

Fernanda Vieira Machado RA: 1316628

POLO:

Santana do Livramento- Rio Grande do Sul

2015

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Educação para o desenvolvimento sustentável

         A educação ambiental, em qualquer nível de escolaridade, mostra-se como uma possibilidade de avanço para uma sociedade mais vasta e que visa à sustentabilidade. A implantação desta ciência nos primeiros anos da escolaridade mostra-se em um contexto de otimismo, já que as crianças são promessas de um mundo melhor, o educador deve mostrar as crianças que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser usadas de maneira racional, evitando o desperdício.

Compreende-se por educação ambiental, enquanto conceito: “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.‘’ (Art. 1º da Lei no 9.795de abril de 1999).  Desta forma entende-se a real necessidade da participação tanto individual quanto coletiva na formação de sociedades mais sustentáveis.

Entretanto, a inclusão desta ciência na introdução da educação se faz imprescindível, tendo em vista que, o mundo moderno tem caminhado rumo à deterioração sócio ambiental onde se tem perdido os valores culturais, morais, e, sobretudo, naturais de forma negligente e egoísta.

Visando, a heterogeneidade biológica e a urgência por preservação dos recursos naturais, compreendemos a necessidade imediata de educar as crianças por meio de habilidades como senso crítico sustentável, mudanças de atitudes e decisões colaborativas, uma vez que, as mesmas tem um rápido e moldável aprendizado, evidenciando uma situação favorável para reverter a frágil instabilidade ambiental.

Porém, é indispensável a inclusão de pensamentos com caráter ecológico no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos. Pois, a inserção de um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana nos mais baixos níveis escolares, pode apresentar maiores impactos na ampliação do desenvolvimento sócio ambiental, visto que, os elementos deste nível serão os próximos administradores e responsáveis pela manutenção sustentável do planeta.

REFERÊNCIAS

<>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com