TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos de pesquisa

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Anhanguera Educacional - Uniderp – Centro de Educação à Distância

Polo Pirituba - Serviço Social

Psicologia Social e Serviço Social

Adailda Pio                                R.A: 4349815303

Estelita Nascimento                   R.A: 4926913911

Luciana dos Santos                    R.A: 3829708428

Luzia Lima da Silva Finamor   R.A: 4758886275

Nair Jose da Silva                      R.A: 1299502736

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Tutora a distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

São Paulo

2013

INTRODUÇÃO

O Trabalho apresentado tem como desafio para nós, Assistentes Sociais, analisarmos e verificarmos com olhar crítico as demandas de uma sociedade desigual e esquecida pelo poder público que necessita urgente de mais políticas sociais. No filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção Jose Padilha), vemos um povo carente que vive entre a manipulação e obediência ao comando do tráfico e a decadência de uma polícia ineficiente.

O QUE É CULTURA?

De acordo com Galef, o significado implícito em cultura remete a comportamentos e conhecimentos cumulativos, socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitação. Cultura pode ser definido também como caráter histórico de um determinado grupo, rituais, religião(doutrina, filosofias, ensinamentos, cultos, devoção),  língua(dialeto da região ou estado, expressão), crença, hábitos(costumes), modo de vestir, etc... Em suma é tudo aquilo que aprendemos e seguimos seja no âmbito familiar, grupal ou em sociedade.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS PRESENTE NO FILME “TROPA DE ELITE”

1) Manifestação cultural: O baile funk onde os moradores do morro conseguem ter um pouco de diversão e esquecer os problemas enfrentados no dia a dia, repor as energias e estimular a convivência social. 2)Manifestação cultural: A Ong que estudantes de direito tentam fazer um trabalho social para os meninos do morro dos prazeres. 3) Manifestação cultural: A dialética dos policiais e bandidos;  sempre recheados de muitos palavrões e palavras ameaçadoras é uma forma de extravasar o medo, impor autoridade, chamar a atenção.

CONFLITOS SOCIAIS NO FILME: CORRUPÇÃO  E VIOLÊNCIA

Estes conflitos estão presentes no filme, do início ao fim. A falta de segurança para os próprios policiais, os baixos salários, o trabalho em excesso e o descaso dos governantes não justifica a corrupção de alguns maus policiais, mas certamente contribui. É um efeito dominó, porque partindo dessa ideia os policiais despreparados e extressados tendem a praticar violência excessiva nas suas operações e ficar do lado dos bandidos se aliando a eles (traficantes), deixando de proteger a população necessitada. Muitos são corruptos; recebem dinheiro para não prender os bandidos e até fornecem armas para a o fortalecimento do tráfico.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL  NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS

O Serviço Social tem um importantíssimo papel nestes conflitos, porque trata-se de um profissional dinâmico e com  o conhecimento teórico-metodológico, tem condições de propor intervenções elaborando projetos e programas sociais, orientando cidadãos a entender e buscar seus direitos rejeitando o conformismo e a derrota, afim de ter autonomia. O trabalho em conjunto com a psicologia certamente resultarão em mais benefícios a população carente.

BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES  POLICIAIS ESPECIAIS), GRUPOS E SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇÕES DE PODER

O BOPE (Batalhão de Operações Especiais) é considerado um grupo, porque trabalham unidos pelos mesmos objetivos, tem normas e regras para todos, mesma capacidade,  porque tiveram treinamentos especiais para mesma finalidade. O bordão “todos por um e um por todos”  levam a sério, porque trabalham pela necessidade coletiva e individual, são organizados e são interdependentes. O BOPE (Batalhão de Operações Especiais), é considerado um grupo estrutural porque detém o poder,  tem sua identidade(valores), seus objetivos são de um grupo estruturador em prol da sociedade. O poder do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), é explícito no filme pela hierarquia, os que tem cargo maior manda mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com