TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

,[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



1 – Apresentação

         

        O projeto de ação será desenvolvido na Unidade de Atendimento as Medidas Socioeducativas, Secretária de Estado de Justiça – SEJUS, que atualmente está situado na Av: Duque de Caxias nº 5128 Bairro Centro CP: 76930/000 de Alvorada do Oeste – RO.

        O tema desenvolvido sobre álcool na adolescência partiu de uma grande dificuldade enfrentada dentro da sociedade e das escolas por fazer parte da vida de todos, principalmente dos adolescentes que é o publico alvo, na questão abordada traz a partir do momento que se adquire o entendimento do problema, a compreensão das ações que será feita dentro desse local, de forma clara e coerente na vida humana.

Segundo GOUGH, 1975 Apud SPOSATI... et.al.2003, p. 32:

Os programas sociais são as formas pelas quais o Estado amplia sua responsabilidade face ao custo de reprodução das condições de vida dos trabalhos constituindo-se, ao mesmo tempo, em forma de controle social e de diminuição dos graus explosivos da luta de classes.

       O consumo de drogas lícitas no cotidiano cultural dos adolescentes tem permeado o cenário de nosso convívio, onde se encontram em consumo sem dar-se conta que o álcool é uma das drogas lícitas mais potentes consumidas entre os jovens.

2 – JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo verificar, identificar e analisar índices específicos atuais do consumo de bebida alcoólicas entre os adolescentes, promovendo assim, palestras educativas com intuito de prevenir, orientar e conscientizar sobre os danos físicos, sociais e mentais, causados aos usuários.

Diante do acompanhamento das atividades desenvolvidas na instituição socioeducativa onde foram despertados interesses para trabalhar o perigo que o álcool tem como caminho para outras drogas mais, mesmo a mídia mostrando campanha de prevenção contra as drogas, elas estão consumindo cada vez mais os jovens adolescentes da nossa sociedade. É interessante salientar que o indivíduo, nesse caso o adolescente, necessita ser alertado para as consequências que o álcool provoca no organismo, se ingerido em excesso, causam tantos prejuízos, com a saúde, família acidentes de carro, espancamentos, sociedade e a vida.

Nesse sentido, Tiba (2007, p.260) diz:

Chegou à hora de agir. Não podemos mais permitir que a sociedade continue perdendo para as drogas. Como não se acaba com as formigas com tiros de canhão, também não se acaba com as drogas por meio de grandes medidas. Custa muito menos e é muito mais eficiente aumentarmos a competência de cada cidadão para lutar contra o uso abusivo de drogas.

A realidade de hoje, faz se necessário estar atentos para as drogas nas escolas, para os nossos adolescentes e assim contribuir através de conhecimento em práticas e ações preventivas.

3 – OBJETIVOS

3.1 – OBJETIVOS GERAIS

Informar sobre as consequências e os riscos que o álcool pode trazer para o comportamento dos adolescentes e os riscos de virar dependente de álcool. 

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Esclarecer sobre os problemas que o álcool traz para a saúde, cérebro, coração, fígado e sistema endócrino.  
  • Informa a traves de pesquisa já realizadas sobre a grande quantidade de jovens que estão bebendo álcool antes de completar 18 anos.  
  • Demonstrar os perigos que os adolescentes correm como engravidar, pegar uma doença sexualmente transmissível, sofrer acedente de carro, envolver em brigas tirar notas baixa na escola.
  • Possibilitar momentos de valorização e reeducando enquanto são adolescentes.  

4- PÚBLICOS ALVO

São adolescentes de 12 a 18 anos incompletos e jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa aplicada pela Justiça da Vara da Infância e Juventude do município de Alvorada do Oeste – RO.

5 – METAS A ATINGIR

Promover a palestra disponibilizando conteúdos que atendam aos requisitos de acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, visando, portanto capacita-los, qualifica-los e profissionaliza-los para a inserção e permanência no mercado de trabalho com carteira assinada e salários justos. Conscientizando assim o rompimento com o ato infracional. De acordo com o que reza no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), art. 4:

Essas metas tem o compromisso de estimular, o aumento do desenvolvimento: pessoal, social e intelectual dos adolescentes e jovens da Unidade de Atendimento as Medidas Socioeducativas, Secretária de Estado de Justiça – SEJUS.

6 – METODOLOGIA

Será necessário viabilizar o fortalecimento do vinculo familiar, propor o incentivo e apoio de todos que os cercam, ocuparem quantitativa e qualitativamente o tempo destes, despertando habilidades e potencialidades, aumentando assim a autoestima e autonomia para que sejam capazes de enfrentar as dificuldades do dia a dia e não voltem a cometer o ato infracional.

I Etapa: Apresentação em slide sobre o tema a ser abordado, direcionado pela Psicóloga e Assistente Social.

                 II Etapa: Depoimentos de ex-dependentes químicos;

Início da programação

Apresentação com a estagiária

Explanação do tema

trabalhado

Apresentação de Slides com tema trabalhado pelo

Psicóloga e Assistente Social

Depoimentos de ex-dependentes químicos

Voluntários

   A metodologia dialética é imprescindível, pois busca a articulação entre a teoria e a prática, propondo ação, reflexão e possibilitando propostas de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com