TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Monografias: Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro para Elaboração de uma Resenha Crítica

1. Informações Bibliográficas

Autor: Antoine de Saint Exupéry, título: O pequeno Príncipe,

local de publicação: França 1996; editora: Agir

2. Dados sobre o Autor:

- Perfil básico: escritor, ilustrador e piloto

- Principais obras publicadas na área: O aviador-1926, Correio do Sul-1929, Vôo Noturno- 1931, Terra dos homens- 1939, Piloto de Guerra-1942, O Pequeno Príncipe-1993/1994 e Carta a um refém-1948.

3. Dados sobre a Obra (livro ou capítulo, artigo) – 10 a 20% da resenha:

O livro “O pequeno Príncipe” inicialmente parece ter como publico alvo as crianças por causa da linguagem e desenhos ilustrados, mas é indicado para todos os tipos de públicos. Os objetivos gerais do livro é ensinar lições de vida para nós seres humanos, principalmente os adultos. O livro é uma história infantil e uma parábola para adultos. Leva as crianças para o uso da imaginação e traz para os adultos uma nova forma de encarar o mundo

3.1. Resumo – 60 a 70% da resenha.

A história começa com um avião que deu um pane e o piloto fica perdido por vários dias no deserto muito longe de terra habitada. Ele precisa consertar o problema do motor sozinho. Depois do primeiro dia de conserto ele é acordado pelo Pequeno Príncipe. No meio de toda confusão o menino do suposto planeta desconhecido que começa a contar todas as suas aventuras antes de também chegar ali, e também lhe questiona sobre atitudes dos adultos.

No desenrolar da historia é notório que o menino do outro planeta é fruto da imaginação do piloto que se encontra em pleno deserto com risco de morrer de fome e sede. Esse menino é como se fosse uma lembrança do piloto de quando ele era criança.

O piloto passa a perceber o quanto mudou com o passar dos anos e que se tornou uma pessoa fria, como na maioria dos adultos. Deixou simplesmente a criança dentro de si adormecer.

O autor Antoine de Saint Exupéry procura com esse livro trazer de volta a criança que à dentro de nós. E ele mostra que é voltando a ser como criança e pensando como criança, que relembramos os nossos sonhos e questionamentos esquecidos por causa da vida adulta.

4. Posicionamento Crítico (as questões apresentadas a seguir têm o papel de orientar a escrita; não são perguntas para serem respondidas uma a uma) – 20 a 30% da resenha:

Ler esse livro foi muito interessante, porque ele nos faz parar por um momento para refletir sobre nossas escolhas feitas por causa da vida adulta. Nos faz entender a importância de não perder a sensibilidade de quando éramos crianças. Esse livro tem uma originalidade muito legal, parece ser um livro pra crianças, mas que fala profundamente com os adultos. Não encontrei nenhuma falha, ele foi muito bem escrito e de fácil compreenção. O livro me ajudou a encarar algumas situações de forma diferente. Ele é um livro na verdade que serve como alta ajuda para pessoas que perderam o brilho da inocência de ser criança. O texto alcançou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com