TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RELATÓRIO PEDAGÓGICO

Por:   •  7/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.750 Palavras (15 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO PEDAGÓGICO

TEÓFILO OTONI - MG

2019

MAGDA PULCENA COLLARES TEIXEIRA

1124429

RELATÓRIO PEDAGÓGICO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso ciências biológicas da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professor-tutor on-line: Juliano Abreu Pratti

TEÓFILO OTONI _ MG

2019

Introdução..................................................................................................................4

Desenvolvimento

1- A identidade da escola São Sebastião...................................................................5

2. Observação e análise do ensino de ciências biológicas no Ensino Médio da escola-campo..........................................................................................................................6

3. Estudo, reflexão e análise do Projeto Político-Pedagógico da escola-campo para o Ensino Médio................................................................................................................6

4. Elaboração de planos de aula para o ensino médio a partir do projeto político-pedagógico da escola-campo e dos PCNEM e PCN+.................................................7

5. Monitoria e docência do ensino de biologia na sala de aula do Ensino Médio.........7

6. Docência no Ensino Médio – Apresentação, por escrito, da elaboração e forma de exploração ou utilização de materiais didáticos na docência do ensino de biologia.........................................................................................................................8

  • Considerações finais-----------------------------------------------------------------------10
  • Referências -----------------------------------------------------------------------------------11
  • Anexos------------------------------------------------------------------------------------------12

 

Introdução:

        O presente relatório tem por objetivo relatar as experiências vividas no estágio supervisionado, na Escola Estadual São Sebastião, localizada na rua Joaíma, n° 61, bairro Joaquim Pedrosa, na cidade de Teófilo Otoni. O estágio teve início no dia 23/02/2019, tendo previsão para o termino dias 06/07/2019, sobre a supervisão e orientação a sra. Maria Rosane Couto de Araújo, professora da disciplina de Biologia, no ensino médio. As informações foram coletadas através de informações com os funcionários através de conversa formal, análise do ambiente, visualização dos métodos utilizados pelo professor em sala de aula.

        Ao longo do relatório será tratado sobre o plano político pedagógico, a história da escola, como são feitas as reuniões pedagógicas, como é a atuação do professor em sala de aula, e além disso um breve relato sobre o espaço escolar, entre outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento e acompanhamento do estágio supervisionado no ensino médio.

Desenvolvimento:

  1. A identidade da escola São Sebastião

        A escola Sã Sebastião foi fundada em janeiro de 1959, na época da festa de São Sebastião, padroeiro da Vila Pedrosa, o patrono da paróquia Nossa Senhora de Fátima, Frei Jorge Goerling, lançou a pedra fundamental para a construção da capela São Sebastião. A comunidade ajudou a construir a capela, no terreno dado a igreja pelo Sr. Joaquim Pedrosa.

        Naquela época, os filhos das famílias da Vila Pedrosa estudavam no grupo escolar Nossa Senhora de Fátima. Para evitar desastre na travessia do Rio Bahia, hoje com o nome de BR- 116, sempre perigosa devido ao alto fluxo de carros e índice de acidentes, os alunos foram transferidos para estudarem na Capela São Sebastião. No início havia apena três salas de aula utilizadas durante a semana para dar aula aos alunos e durante a semana e aos domingos era utilizada para celebração de missa, recebendo assim o nome de capela escolar.

        Em 30 de junho de 1959, o Estado reconheceu a escola através do decreto Lei n° 5.603.  Quando ocorreu o reconhecimento a escola já funcionava com 10 salas, entre outras dependências como: banheiro, cantina, diretoria, tudo construído através de mutirão movido pelos moradores da comunidade local, mas devido a alta demanda de alunos, a escola não poderia mais permanecer no local. Nasceram então os movimentos comunitários com o objetivo de conseguir terreno, para a construção de uma escola definitiva.

        Nos anos de 1984 e 1986, líderes da comunidade da Vila Pedrosa, juntamente com a Prefeitura Municipal e Câmera dos Vereadores conseguiram um terreno com a igreja Luterana, sendo esse terreno uma área de 9.900 metros quadrado, onde hoje funciona a escola São Sebastião.

        No ano de 1987, o governo Newton Cardoso liberou a construção da escola, tendo sua construção finalizada em 03 de dezembro de 1991, e as aulas tendo início em 01 fevereiro de 1992. Hoje a Escola Estadual São Sebastião está localizada à rua Joaíma, 61, Joaquim Pedrosa, e atende desde o ensino fundamental dos anos iniciais, ensino médio completo, EJA, Educação em tempo integral, e aprofundamentos de estudos. Além do mais possui clientela do nível sócio econômico baixo, carentes de afetividade e atenção o que evidencia relevantes dificuldades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A gestão da escola é participativa, abrangendo a escola e a comunidades, sendo gerenciada de forma democrática, aberta e transparente, para que possa definir seus projetos pedagógicos, levando em conta o nível de todo o corpo docente e discente, bem como o interesse da comunidade que a cerca.

2. Observação e análise do ensino de ciências biológicas no Ensino Médio da escola-campo

        A professora Maria Rosane Couto, é formada em licenciatura em ciências biológicas, e especialista na área ambiental, leciona biologia para os alunos do ensino médio, atuando no turno matutino.

        Para ministrar as aulas a professora Maria Rosane utiliza os livros didáticos que são fornecidos pelo governo do Estado, e esse material é escolhido através de uma reunião com todos os professores que lecionam a matéria, e assim é feita a seleção dos livros. O livro que está sendo utilizado é o livro Bio, vol 1, 2 e 3 de Sônia Lopes e Sergio Rosso, é um material bem complexo, mas com uma linguagem de fácil entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (664.2 Kb)   docx (627.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com