TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades físicas para populações especiais

Por:   •  9/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS

Portfólio 2

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina: Atividade Física Para Populações Especiais

2017

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Compreender as principais características do paradigma histórico-social da inclusão.

• Identificar as duas grandes perspectivas atuais de atendimento às pessoas com desenvolvimento atípico no campo da Educação Física.

• Relacionar os tipos possíveis de intervenções disponíveis aos profissionais de Educação Física com os benefícios de cada uma das perspectivas de atendimento às pessoas com deficiência no mercado atual.

Descrição da atividade

Atualmente, os diversos benefícios da prática de exercícios físicos para a promoção da saúde, lazer, emagrecimento, cultura corporal, qualidade de vida, entre outros, são amplamente divulgados na mídia. Além disso, ainda que a cada dia surjam novos tipos de aulas de academia e novas tendências de fitness, wellness, funcionais e afins, uma grande parte da população permanece sedentária. (Pensando na pessoa com deficiência)

De acordo com a afirmação acima e a leitura dos conteúdos indicados, responda:

1) Mas, afinal, o que caracteriza o paradigma histórico-social da inclusão? Em sua resposta deverá conter: a característica deste tipo de atendimento (paradigma da inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico são atendidas e como é este tipo de atendimento.

        O paradigma histórico-social da inclusão caracteriza-se no atendimento as pessoas com necessidades especiais de forma convencional, igualitário, padronizada para uma aproximação dos padrões de serviços tradicionais oferecidos sendo eles atendidos no mesmo ambiente e da mesma forma que as pessoas típicas. Deste modo, as pessoas com necessidades especiais se sujeitam a receber do mercado serviços que não as atendem de forma adequada, elas se socializam com as pessoas típicas no mesmo ambiente, mas não recebem um atendimento que realmente irá atender de forma ideal a atingir o objetivo necessário.

2) Após fazer a descrição deste paradigma você deverá relatar um exemplo deste atendimento nos dias atuais. Este relato pode abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e da saúde. Dê um exemplo especificando este tipo de atendimento, descrevendo como ele acontece.

        Um exemplo comum de atendimento nos dias atuais do paradigma de inclusão é o recebimento de alunos atípicos em instituições públicas regulares. As instituições de ensino regular não apresentam profissionais capacitados com mínima formação adequada e nem apoio especializado. Desta forma, as instituições não apresentam subsídios pedagógicos para atender esses alunos. Além da capacitação dos profissionais existem também as barreiras físicas que muitas vezes dificulta o acesso dos alunos cegos e cadeirantes as salas de aula, pátio e quadras de esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com