TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa 01 - Farmacognosia, Lais Vanessa

Por:   •  4/4/2021  •  Abstract  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

QUESTIONÁRIO DE HOMEOPATIA

Aluno(a): Lais Vanessa de Azevedo Teles da Silva

1. Cite e Explique: 1pt

a) Os Fundamentos da Homeopatia.

A homeopatia está fundamentada em 4 princípios, sendo eles importantes para compreender e aplicar a medicina homeopática, são eles: lei dos semelhantes, experimentação   no   homem   sadio, doses infinitesimais (diluídas) e   dinamizadas   e   medicamento único, ou seja, exclusivo para cada indivíduo de acordo com suas características e seus processos de adoecimento.

  1. Lei dos semelhantes: A lei dos semelhantes foi criada por Samuel Hahnemann, sendo esta uma de suas contribuições à Medicina. Hahnemann realizou observações acerca dos tratamentos de cura utilizados em sua época e se frustrou com as práticas muitas vezes agressivas, essas observações contribuíram para que o mesmo sistematizasse esta lei após experimentações com substâncias em indivíduos livres de qualquer enfermidade as quais pudessem influenciar nos sintomas apresentados. E observou que os   mesmos sinais e sintomas causados nos indivíduos saudáveis eram   análogos   aos apresentados pelos indivíduos doentes. Diante disto, e após uma série de experimentos, Hahnemann chegou à conclusão de que todo preparado   homeopático, com capacidade para despertar sintomas no organismo   saudável, é   capaz de curar o indivíduo enfermo com os mesmos sintomas.

  1. Experimentação   no   homem   sadio: é o procedimento em que as Substâncias são testadas em seres saudáveis com o propósito de se adquirir conhecimento das propriedades terapêuticas apresentadas pela substância após a medicação. Os sinais e sintomas que surgem são descritos de forma   minuciosa   dando   origem   à patogenesia da substância;

  1. Doses infinitesimais: Outro fundamento da Homeopatia é o medicamento diluído e dinamizado. Este princípio teve origem na preocupação de Hahnemann com as altas doses empregadas aos pacientes, o que, muitas vezes, levavam a quadros de intoxicação. Assim, Hahnemann   resolveu   diluir os extratos na tentativa de diminuir este risco. Além    disso, verificou que as doses diminutas não só diminuíam a toxicidade dos medicamentos, mas também aumentavam sua potência.
  1. Medicamento único: A Homeopatia é uma ciência muito criteriosa, e o medicamento único é um de seus fundamentos mais importantes, sendo também o mais  difícil  de  ser  realizado  na prática,  pois  é  necessário  que  o  clínico tenha   conhecimento   minucioso   sobre   a Matéria  Médica  Homeopática,  através  da qual  vai  prescrever  o  medicamento  que melhor  se  adapta  à  totalidade  dos  sinais  e sintomas apresentada pelo paciente.

b) A importância do Vitalismo no pensamento homeopático.

Hahnemann acreditava que o princípio vital era causa e não consequência, o que convergia com a corrente filosófica vitalista que defende a existência de uma força motriz que antecede uma atividade mecânica mantendo-a atuante  

c) O que é Matéria Médica, como foi elaborada e o que é Repertório?

É uma obra que relata o conjunto de sintomas e sinais relatados pelos experimentadores durante a experimentação de um possível medicamento homeopático, em sua própria linguagem. Existem diversos tipos podendo ser citadas as matérias de Hahnemann, Hering, Allen, Lathoud e Vijnovsky. O Repertório elenca as patogenesias desencadeadas em experimentadores sadios, por ordem também alfabética , relacionando -as ao tratamento homeopático.

2. Sobre o conceito saúde-doença, cite e explique: 1pt

a) As doenças crônicas naturais.

São aquelas que acometem o indivíduo durante um longo período de tempo, podendo ser por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, podendo comprometer a qualidade de vida do indivíduo. A mesma não apresenta tendência natural de cura e tende a ser progressiva.

São elas : Psora – Manifestações alérgicas e cutâneas, devido ao esgotamento de possibilidades de defesa;

Sicose – expressam-se como lesões verrucosas quando o organismo altera quantidade, qualidade ou mesmo bloqueia a eliminação de toxinas em órgãos ou regiões circunscritas.

Sífilis – Relaciona-se a tendência de destruição de tecidos como ulcerações, fístulas, furúnculos, entre outros.

b) Metástase mórbida e supressão.

Supressão é a inibição, alívio ou desaparecimento de uma parte dos sintomas. Ela segue o caminho inverso da cura, geralmente de fora pra dentro. Já a metástase mórbida. O resultado de uma supressão eficaz é a eliminação momentânea da sintomatologia física mediante a qual uma doença se expressa, ocasionando seu subsequente aprofundamento rumo a planos orgânicos mais internos. O organismo na tentativa de esgotar seu distúrbio energético, manifesta-se no local menos lesivo possível. Esse movimento de interiorização é chamado de metástase mórbida, todas as doenças são passíveis de provocarem metástases, pois se são inibidas em um órgão, o organismo vital as deslocará para outro.

c) Cite os mecanismos de cura ou Leis de Hering.

  1. A cura progride do alto do corpo para baixo
  2. A cura progride dos órgãos mais nobres para os menos nobres
  3. O desaparecimento dos sintomas se dá na ordem inversa ao do aparecimento.
  4. Retorno dos sintomas antigos

3. Sobre origem do medicamento, explique: 1pt

  1. O que são medicamentos complementares, antídotos e de fundo.

Medicamento de fundo ou similimum, esse medicamento está relacionado a sintomas crônicos. Já os medicamentos complementares são aqueles que suprem as deficiências e necessidades de outro medicamento já administrado. Os antídotos são aqueles que neutralizam os sintomas gerados por outro medicamento já administrado.

  1. Em que categorias se dividem os medicamentos homeopáticos de acordo com o número de benefícios ou número de sintomas relacionados na Matéria Médica.

Policrestos, semipolicrestos, medicamentos menores.

c) Como você classifica este medicamento?   Arnica 6CH 0 / 20 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com