TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depuração Renal

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  5.940 Visualizações

Página 1 de 2

DEPURAÇÃO RENAL

A depuração renal é a forma não invasiva para medir a taxa de filtração glomerular, é expressa pelo volume de plasma livre de solutos que passam pelos rins em um determinado período de tempo. É a proporção entre a excreção urinaria e a concentração plasmática de uma substância. 

        

DEPURAÇÕES:

INULINA, GLICOSE, URÉIA E PENICILINA

A inulina é um polissacarídeo extraído de uma raiz tuberosa de várias plantas. Em que os cientistas descobriram a partir de experimentos com néfrons isolados, que a inulina quando injetada no plasma é filtrada livremente para dentro do néfron, e na medida que passa pelos túbulos renais, ela não é nem reabsorvida nem secretada, sendo assim, a inulina é a única substancia cuja depuração é exatamente igual a intensidade filtrada pelos capilares glomerulares. Assim a quantidade de inulina filtrada é exatamente igual a quantidade de inulina excretada. É substancia de referência chamada MARCADOR GLOMERULAR.

A depuração de qualquer substancia pode ser comparada com a depuração da inulina e é expressa através da intensidade de depuração.

TAXA DE DEPURAÇÃO = Depuração de x / Depuração da inulina

=1 = inulina

<1 < que a depuração da inulina

>1 >que a depuração de inulina

“A inulina não é prática para aplicação na rotina clinica porque não é uma substancia que existe naturalmente no corpo e precisa ser administrada por infusão intravenosa continua. Infelizmente nenhuma substancia que existe naturalmente no corpo humano é manejado pelo rim exatamente da mesma forma que a inulina é manejada.” (SILVERTHORN\2005)

Para qualquer soluto, sua depuração reflete como os túbulos dos rins os manejam. Por exemplo, 100% da glicose que é filtrada são reabsorvidos, e a depuração da glicose é zero. Por outro lado a ureia é parcialmente reabsorvida quatro moléculas são filtradas, mas apenas duas são reabsorvidas, consequentemente a depuração da ureia é 50mL de plasma por minuto. A depuração da ureia e da glicose é menor do que a depuração da inulina de 100mL\min, o que nos diz que a ureia e a glicose foram reabsorvidas.

A penicilina é filtrada, mas não é reabsorvida, e moléculas adicionais de penicilina do plasma são secretadas nos capilares peritubulares, neste exemplo 50mL extras de plasma foram depurados de penicilina além dos 100mL originais que formam filtrados, portanto a depuração da penicilina é de 150mL de plasma por minuto. A depuração da penicilina é maior que a depuração da inulina de 100mL\min, o que nos diz que ocorreu secreção resultante de penicilina.

REFERÊNCIAS

UNGLAUB, Silverthorn Dee. Fisiologia Humana: Uma abordagem integrada. 5ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 640-643.

Costanzo, Linda. Fisiologia. 4ed. São Paulo: Elsevier, 2011. p.244-246.

AIRES , Margarida de Mello . Fisiologia. 3º ediçao . 2008  ed. Guanabara . p. 709-724.

GUYTON, Arthur C., et al. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2006, 243-247.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com