TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dos Reflexos Somáticos no Ser Humano

Por:   •  26/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo: estudar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas.

Materiais: voluntário; objeto; martelo de borracha; lenço de papel;.

Procedimentos: Reflexo plantar: esfregou a ponta de um objeto (lápis, chave , etc) ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial. Foi observado a resposta nos dedos do voluntário. Reflexo corneal: foi tocada a esclerótica gentilmente com a ponta de um lenço de papel (aproximou-se pelo lado). Foi observada a resposta das pálpebras do voluntário. Foi tocada a corná e comparadas as respostas reflexas. Reflexo patelar: o voluntário estava sentado de forma que as pernas balançaram livremente. Foi percutido o ligamento patelar (logo abaixo da rótula) com um martelo de borracha. O voluntário agarrou fortemente os punhos, puxando em sentidos opostos (manobra de Jendrassik) e pesquisou-se o reflexo com e sem manobra. Foram observadas as respostas na perna do voluntário. Reflexo Aquileu: o voluntário estava com os joelhos apoiados sob uma cadeira de forma que o pé relaxou livremente. Com o auxílio de um martelo de borracha, teve ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles. Foi observada a resposta no pé do voluntário. Foi repetido no outro membro. Reflexo tricipital: o voluntário estava com o braço repousando sobre uma das mãos do analista de forma que o ante braço balançasse livremente. Foi batido com um martelo de borracha sobre o tendão de inserção do tríceps braquial, a 2centímetros do cotovelo. Foi observada a resposta do braço do voluntário. Repetiu-se no outro membro.

Resultados: reflexo plantar: houve respostas pós o estímulo; resposta foi exagerada; houve extensão.

Reflexo corneal: lateral: houve resposta após o estímulo; resposta foi discreta; Frontal: houve resposta após o estímulo; resposta foi exagerada.

reflexo tricipital: houve resposta após o estímulo; resposta foi discreta; houve extensão. Reflexo patelar: manobra de Jendrassik: houve resposta após o estímulo; resposta foi exagerada; houve extensão. Sem a manobra de Jendrassik: houve resposta após o estímulo; resposta foi discreta;

Reflexo Aquileu: houve resposta após o estímulo; resposta foi discreta; houve extensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com