O Estágio Supervisionado
Por: Antonio Augusto • 17/6/2025 • Resenha • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 53 Visualizações
O estágio supervisionado obrigatório é o momento de fundamental importância no processo da formação profissional do aluno; constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que foi aprendido na graduação, tendo como função integrada inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico. Por meio dele, o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao mercado de trabalho.
O estágio supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional, possibilitando ao estagiário a oportunidade de conhecimento na prática. O relatório almeja discorrer sobre as experiências adquiridas durante as aulas ministradas três vezes na semana do ensino médio nas turmas de 1º, 2º e 3º ano, na escola Municipal Napoleão Reis. Referente à disciplina de estágio supervisionado obrigatório II do curso de ciências biológicas na modalidade a distância da Universidade Anhembi Morumbi.
A escola Napoleão Reis, situada no município de Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais, localizada na rua São José, 418, no bairro São Sebastião, é a única escola do município de Conselheiro Lafaiete que tem a categoria de ensino médio. Devido a esse detalhe, ela é uma das escolas da região mais requisitadas. O seu funcionamento é diurno, abrindo os portões às 07 horas em dias letivos e fechando às 18 horas. O ambiente estudantil ainda necessita de melhorias, contudo foi observado que já estão atentos a esses desfalques.
A escola está em reforma até o período em que estive presente, o que gerou um pouco de desconforto no ambiente. A mesma apresenta um espaço físico amplo, as salas possuem estrutura diversa variando entre boa e arcaica. Durante todo o período de estágio, a escola esteve em reforma com pinturas no geral, muitas trocas de salas, além da construção do laboratório e sala de multimídia. No âmbito escolar, obtêm-se muitas salas em três andares, todas amplas, com quadros negros, carteiras novas, janelas grandes, ventilador e lixeiras. Há também uma cozinha, cantina, vendinha, uma secretária, uma diretoria, uma sala da coordenação, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma sala de professores, um depósito para merenda escolar, duas quadras, bebedouros, banheiros distribuídos nos três andares um auditório.
O estágio compreendeu atividades de observações, pesquisas, planejamentos, regências. Iniciei o estágio no ensino médio fazendo observações e anotações para poder estar adentrando o assunto do planejamento bimestral das turmas de 1º, 2º e 3º ano. Adaptei melhor as turmas de 2º e 3º ano, mais pelo interesse da turma em fechar o ensino médio, no entanto percebi que muitos alunos não estão interessados em saber o conteúdo entregue pelo professor e sim nos pontos para fecharem as médias no final do bimestre.
Poucos estudantes mostraram querer aprender, muitos ficavam de conversas paralelas, outros sem atenção e alguns até dormiam dentro de sala de aula. O que gerava conflito entre o docente e o aluno. Por vezes, o professor apenas corria com seus conteúdos para fechar o planejamento bimestral e seguir com a matéria de provas e exercícios. No qual gerou um desconforto de estagiário e professor, o que desencadeou obstáculos que tive para aplicar as aulas previstas no estágio obrigatório.
Já nas turmas de 1º ano, os alunos eram devagar, porém gostavam de discutir os temas propostos da matéria em sala de aula. Dedicavam-se mais, mas por vezes ficavam desatentos.
As aulas foram ministradas dando continuidade ao conteúdo regular dos alunos, assim sendo, no 1º ano coube-nos a tarefa de abordar a temática: “O que são os seres vivos?” ” Onde foi levantada uma questão em que a classe discutisse e cada um respondesse à sua maneira, juntei todos os pontos de vista e pude adentrar uma explicação. Outro tema que trabalhei no meu plano de aula foi “O que são seres vivos na visão dos biólogos”, com isso apresentei um slide dentro do contexto abordado, no qual os alunos mantiveram-se atentos. O último tema que abordei foi “Membrana plasmática”, pedi autorização para a escola para usar o objeto didático da membrana plasmática e adentrei a prática com os alunos e, por fim, passei uma atividade em folha para fechar com meu plano de aula e tive sucesso nessas aulas, porém o tempo das aulas infelizmente pouco me favoreceu, e tive que ampliar mais datas fora do planejado, com esse imprevisto pude compreender que nem tudo sai como planejado.
No 2º ano do ensino médio, trabalhei com os temas propostos pela professora, apesar da urgência de acelerar a matéria. A proposta então foi de adentrar ao assunto dentro do tema: “Doenças causadas por protozoários”, em que planejei e executei primeiramente uma breve explicação sobre algumas doenças como: toxoplasmose, leishmaniose, tricomoníase, doença de Chagas, giardíase, amebíase, malária, etc. E propus aos alunos, individualmente, um trabalho para pesquisarem sobre doenças causadas por protozoários e falarem sobre a doença, os sintomas e tratamentos. No decorrer da apresentação de cada, gastei 4 aulas para fechar a apresentação dos indivíduos. E, junto com a aprovação da professora, passei um documentário sobre doenças de Chagas cujo nome é “Doença de Chagas”.
...