TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entomologia Agrícola

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

Entolomologia Agrícola

Nome: Ana Clara Esteves Martins          5º período Eng. Agronômica

O objetivo maior da Entomologia é o de estudar as relações dos insetos com o homem, com as plantas e os animais. O conceito de "inseto - praga" está relacionada com população de insetos, que esteja causando algum tipo de prejuízo, cuja eliminação compense sob o ponto de vista econômico.
Controle cultural: utilização de medidas capazes de afetar a disponibilidade de alimento ao inseto e que pode reduzir a incidência da praga.
Controle químico: o controle químico é atualmente o método mais utilizado tanto por pequenos, médios e grandes produtores, e consiste no uso de produtos químicos (inseticidas, fungicidas, bactericidas, herbicidas, etc.) para se controlar pragas e doenças.
Controle biológico: é um processo natural que se constitui no controle de populações com o uso de inimigos naturais.

Os insetos adultos lentos e as formas jovens podem ser coletados manualmente, com o auxílio de pinças; em geral, os insetos adultos e voadores devem ser coletados com auxílio de armadilhas ou outros instrumentos, devem estar em perfeitas condições, ou seja: com um par de antenas, três pares de pernas, asas inteiras etc. Todos os insetos coletados devem receber, no momento da coleta, uma etiqueta contendo local e data da coleta e nome do coletor. Evitar coletar insetos diretamente com as mãos, pois alguns insetos possuem substâncias que causam alergia, queimadura ou coceira. Depois que os insetos estão mortos o ideal é que seja montado o mais rápido possível.  Se os insetos já estiverem endurecidos, tornar-se-ão quebradiços e difíceis de manipular. Assim, estes devem permanecer em câmara úmida até que possam ser alfinetados e seus apêndices posicionados de forma correta. No fundo deste recipiente coloca-se uma camada de areia fina úmida e pequenos pedaços de naftalina, para que não haja proliferação de fungos. Sobre a areia, coloca-se papel de filtro onde serão arranjados os insetos para que amoleçam. O tempo necessário para hidratação do inseto depende do seu tamanho e da temperatura ambiente.

Cutícula: É uma camada relativamente fina de material não celular que delimita a superfície externa do corpo, de estrutura flexível e elástica. Quando acaba de ser formada é branca e pode permanecer assim em muitas formas jovens. Na maioria dos adultos ela passa por um processo químico que resulta no seu endurecimento e escurecimento que é denominado esclerotização. Tem como função evitar perda de água, prevenir a predação e prover camuflagem, através de uma camada de cera. É formada por quitina (cadeia de n-acetil-glucosamina) que é um polímero de alto peso molecular; Está relacionada com o movimento e extensão do corpo. Pode possuir protuberâncias (espinhos, cerdas, pelos providos de sensilas) cuja função pode ser de ornamentação, gerar sons, ou estruturas sensoriais (ligados às células sensitivas). É responsável pela cor (pigmentos oriundos de plantas e do metabolismo).
Segmentação: Em insetos adultos e ninfas uma das características externas mais marcnates é a união dos segmentos em unidades funcionais (tagmose), que dá origem às regiões da cabeça, tórax e abdômen.
Cabeça: Aparelho bucal, olhos, ocelos e antenas; Partes da antena: escapo, pedicelo e flagelo.
Aparelho bucal: Tipos de aparelho bucal em relação à posição (hipognato, prognato e opistognato). Aparelho bucal mastigador (labro, mandíbulas, maxilas, labium e hipofaringe). Variações do aparelho bucal mastigador: sugador maxilar ou espirotromba (borboletas), lambedor-hipofaringe desenvolvida (abelhas), sugador labial ou picador-sugador (percevejos).
Tórax: É no tórax que ocorrem as inserções de asas e pernas. É dividido em protórax, mesotórax e metatórax. Presença de espiráculos (aberturas para trocas gasosas).
Pernas: As pernas são denominadas anteriores, medianas e posteriores de acordo com a sua inserção. O tipo de perna é importante para caracterizar os hábitos do inseto (pernas saltatórias - saltam, raptoras - captura de presas, cursoriais - correm, natatórias - nadam, gressoriais - andam, e fossoriais - escavam). São divididas em seis segmentos, do proximal ao distal: coxa, trocânter, fêmur, tíbia-tarso e garras;
Asas: As asas são denominadas anterior e posterior, e são desenvolvidas apenas nos adultos. No entanto, nem todos os insetos têm asas (são ápteros). Existem tipos de asas diferentes, que são importantes na hora de determinar a ordem do inseto: tégminas, élitros, hemiélitros, menbranosas e escamosas. Há dois tipos de conexões de asas: direta (permite menor mobilidade e controle de vôo, ex. odonatas, gafanhotos) e indireta (permite maior mobilidade e vôos mais rápidos, ex. dípteros).
Abdômen: Possui 11 segmentos. Aparelhos reprodutor, digestivo e excretor, circulatório e nervoso (pelo menos a maior parte destes aparelhos se encontra no abdômen). Genitália externa - ovipositor em fêmeas (ver detalhes na aula correspondente).

Sistema digestório: O sistema digestivo dos insetos é um tubo que se estende desde a boca até o ânus. Se divide em três regiões: o estomodeu, o mesêntero e o proctodeu. Separando estas regiões, há válvulas e esfíncteres que regulam a passagem do alimento de uma à outra. Há também uma série de glândulas que ajudam na digestão.
Sistema respiratório: O sistema respiratório dos insetos está composto por tráqueas, uma série de tubos vazios que em seu conjunto formam o sistema traqueal; os gases respiratórios circulam através deles. As tráqueas se abrem ao exterior através dos estigmas ou espiráculos, em princípio um par em cada segmento corporal; logo vão reduzindo progressivamente seu diâmetro até converter-se em traquéolas, que penetram nos tecidos e levam oxigênio às células. Na respiração traqueal, o transporte de gases respiratórios é totalmente independente do Sistema circulatório, pois o fluido circulatório (hemolinfa) não armazena oxigênio.
Sistema circulatório: O sistema circulatório, como nos demais artrópodes, a circulação é aberta, e nos insetos está simplificada. O líquido circulatório é a hemolinfa que preenche a cavidade geral do corpo, que por esta razão se denomina hemocele, que está subdividida em três seios: o pericárdio, o perivisceral e o perineural. O coração situa-se na posição dorsal do abdome dentro do seio pericárdio; tem uma válvula em cada metâmero que delimita vários compartimentos ou ventrículos, cada um deles com um par de orifícios ou ostíolos, por qual penetra a hemolinfa quando o coração se dilata (diástole). O coração se prolonga adiante na artéria aorta por qual sai a hemolinfa quando o coração se contrai (sístole); só ramifica-se para distribuir a hemolinfa na região cefálica. Podem existir órgãos pulsáteis acessórios em diferentes partes do corpo, que atuam como corações acessórios que assegura a chegada da hemolinfa aos pontos mais distais (antenas, patas etc.).
Sistema excretório: O sistema excretor dos insetos está constituído pelos tubos de malpighi. São tubos que flutuam no hemocele, de onde captam os produtos residuais e desembocam na parte final do tubo digestivo, onde são evacuados e eliminados com as fezes. São capazes de reabsorver água e eletrólitos, que desempenha um papel importante no equilíbrio hídrico e osmótico. Seu número oscila entre quatro à mais de cem. Os insetos são uricotélicos, ou seja, excretam principalmente ácido úrico. Excepcionalmente, os tubos de Malpighi se modificam em glândulas produtoras de seda ou órgãos produtores de luz. Alguns insetos possui órgãos excretores adicionais e independentes do tubo digestivo, como as glândulas labiais ou maxilares, e os rins de acumulação (corpos pericárdicos, nefrócitos dispersos pelo hemocele, oenócitos epidérmicos e células do urato).
Sistema nervoso: O sistema nervoso consta do cérebro e de uma cadeia ventral de nervos. O cérebro está na cabeça, se subdivide em protocérebro, deutocérebro e tritocérebro e nos gânglios subesofágico. Todos estão conectados por terminações nervosas. A cadeia nervosa é como uma escada de cordas com pares de gânglios que correspondem a cada segmento do corpo do inseto. Além disso, há órgãos sensoriais: antenas para o olfato, olhos compostos e simples, órgãos auditivos, mecânorreceptores, quimiorreceptores etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com