TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Existência de Aquários e Zoológicos e Como Podemos Utilizar a Educação Ambiental

Por:   •  14/5/2020  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da existência de Aquários e Zoológicos e como podemos utilizar a educação ambiental para promover a conservação.

Os aquários e zoos são importantes pois promovem a conservação de espécies da fauna, da flora e de recursos naturais através da educação ambiental. Nesses locais há trabalhos de tratamento e reabilitação de animais que são resgatados do tráfico e do meio ambiente onde vivem, que sofreram maus tratos e que foram vítimas de algum acidente.

Estes trabalhos são importantes pois possibilitam que alguns animais possam ser soltos novamente em seu habitat natural, porém, nem todos são aptos a retornarem por terem perdido algumas de suas características silvestres como por exemplo a capacidade de conseguir alimentos através da caça, assim não sobreviveriam caso fossem soltos. Os animais que não são devolvidos à natureza permanecem no zoológico onde são expostos para o público. Dessa forma os aquários e zoológicos podem utilizar os animais para incentivar a conservação e preservação das espécies e de seus habitats mostrando informações como por exemplo as principais características da espécie, seus hábitos, alimentação, seu papel no meio ambiente onde vivem entre outras. Essas informações podem ser mostradas ao público através de textos em banners, apresentações durante as visitas, vídeos informativos e atividades lúdicas afim de fazer com que as pessoas se sensibilizem e se conscientizem sobre as questões ambientais que colocam em risco a vida dos animais, além de ajudar a tornar as visitas mais atrativas.

Os aquários e zoológicos também desempenham um trabalho importante com animais que correm risco de extinção. Alguns desses locais fazem a reprodução em cativeiro de animais que estão ameaçados de serem extintos afim de aumentar sua população, estudá-los e inseri-los novamente na natureza. Atualmente o crescimento urbano de cidades tem provocado muitas degradações ambientais por todo o planeta. Fatores como a exploração descontrolada de recursos naturais, poluição, danos aos recursos hídricos, caça e pesca predatória, comércio ilegal de animais silvestres e introdução de espécies silvestres invasoras no ambiente natural contribuem para o processo de extinção de espécies tanto da fauna como da flora. Os aquários e zoológicos tem espaços que permitem o contato próximo entre o público e animais silvestres, o que faz despertar a curiosidade e induz o aprendizado, mas também, apresentam outros papéis importantes que são pouco conhecidos pelo seu público, como os campos da pesquisa e conservação ambiental, que são essenciais para a proteção e conservação da biodiversidade e para a preservação de animais ameaçados de extinção.

Diante dos problemas ambientais que prejudicam a biodiversidade, as ações de educação ambiental voltadas para a conservação são de grande importância. Educação ambiental é uma área do ensino voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, incentivando a conservação das reservas naturais e mostrando meios para não poluir o meio ambiente. Como exemplos de trabalhos em educação ambiental pode ser feita a distribuição de placas explicativas em diversos lugares do zoo, essas placas orientam e mostram ao público a história, objetivos e a importância do zoológico; Diversas atividades como exposições com peças taxidermizadas, crânios, patas e bicos de animais, informações sobre o ambiente, suas interações e as relações com a fauna e flora, os visitantes também podem assistir a vídeos educativos, participar de atividades culturais, recreativas e visitas orientadas; Visitas a hospitais e instituições de assistência à deficientes físicos e mentais; Visitas as escolas públicas e particulares, onde são abordados assuntos relacionados à questão ambiental, e vários outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com