TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de vida das populações humanas

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]

[pic 15]

SANTOS, Erica. Qualidade de vida das populações humanas: Gravidez na Adolescência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Petrópolis, 2017.

RESUMO

A Gravidez na adolescência é uma realidade que não para de crescer no Brasil. Engravidar na adolescência é, na maioria dos casos, uma atitude não planejada, passível de conflitos externos (sociedade: escola, família) e internos (psicológicos: depressão, medo, insegurança). Essa situação favoreceu o surgimento de uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados. O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam a banalização de assuntos como o sexo. Essa liberação sexual, acompanhada de falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência da gestação na adolescência.

É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.

Palavras-chave: Gravidez. Adolescência. Causas.

Santos. Erica Quality of life of human populations:
teenage pregnancy.2017 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Petrópolis,2017.

ABSTRACT


Pregnancy in adolescence is a reality that does not stop growing in Brazil. Engraved in adolescence is, in most cases, an unplanned attitude, liable to external conflicts (society: school, family) and internal (psychological: depression, fear, insecurity). This situation favored the emergence of a generation whose ethical and moral values are worn out. The excess of information and freedom received by these young people leads them to the trivialization of subjects such as sex. This sexual liberation, accompanied by lack of limit and responsibility is one of the reasons that favor the incidence of gestation in adolescence.

It is very important that there is a dialogue between parents, teachers and the adolescents themselves, as a way of clarifying and

Key words: Pregnancy. Adolescence. Causes

                                                           SUMÁRIO

1        JUSTIFICATIVA        9

2        DESENVOLVIMENTO        12

3        PÚBLICO ALVO        14

4        OBJETIVOS        15

5        PROBLEMATIZAÇÃO        16

6        CONTEUDOS CURRICULARES        17

7        PROCESSO E DESENVOLVIMENTO        18

8        CRONOGRAMA        19

9        RECURSOS        20

10        AVALIAÇÃO        21

11        CONCLUSAO        22

12        REFERENCIAS        23


QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA  

PORQUE ALGUMAS MENINAS ENGRAVIDAM TÃO CEDO  

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM PROBLEMA SOCIAL


  1. JUSTIFICATIVA

Gravidez na adolescência é um dos assuntos que mais geram discussões na atualidade e que vem sido apontada como um problema de saúde pública, que pode ser evidenciado pela falta de educação sexual, planejamento familiar, e pelo uso errôneo de métodos contraceptivos. Segundo dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. No Brasil em 1990, cerca de 10% das gestações ocorriam entre 12 e 19 anos.

Diante disso cabe nos perguntar: por que isso acontece? O mundo moderno, sobretudo no decorrer do século vinte e início do século vinte e um vem passando por inúmeras transformações nos mais diversos campos. Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a desestruturação familiar, seja por separação, seja pelos atributos da vida, os pais estão cada vez mais afastados dos filhos.

Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis quando o problema já se instalou.

A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas. As escolas e os sistemas de educação estão muito mais preocupados em dar conta das matérias que são cobradas no vestibular como: física, química, português, matemática e etc., do que discutir questões de cunho social. Dessa forma, temas como sexualidade, drogas, gravidez, entre outros, ficam restritos aos projetos, feiras de ciências, semanas temáticas entre outras ações pontuais.

Os governos, por sua vez, também se limitam às campanhas esporádicas. Ainda assim, em geral essas campanhas não primam pela conscientização, mas apenas pela informação a respeito de métodos contraceptivos. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com