TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Bioquímica

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Gabriel da Fonseca Nunes                                                 RA:11201921456

Bioquímica - Semana 4

1. Resenha

As proteínas são moléculas compostas por uma ou mais cadeias polipeptídicas, formadas por aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Elas podem ser classificadas de acordo com seu nível de organização estrutural, que incluem quatro níveis principais: primário, secundário, terciário e quaternário.

O nível primário é a sequência linear de aminoácidos da proteína. O nível secundário refere-se à organização da cadeia polipeptídica em estruturas secundárias, como hélices alfa e folhas beta. O nível terciário é a organização tridimensional da proteína, enquanto o nível quaternário refere-se à organização de várias cadeias polipeptídicas em uma estrutura maior.

As proteínas fibrilares estruturais são um tipo de proteína que compõe a estrutura de tecidos do corpo, como osso, cartilagem, pele e cabelo. Elas têm uma estrutura fibrosa e são formadas por sequências repetitivas de aminoácidos, que se organizam em uma estrutura paralela ou antiparalela.

Um exemplo de proteína fibrilar estrutural é o colágeno, que é a proteína mais abundante no corpo humano. O colágeno é formado por três cadeias polipeptídicas que se entrelaçam para formar uma hélice tripla, dando-lhe uma estrutura rígida e resistente.

Outro exemplo de proteína fibrilar estrutural é a queratina, que é encontrada no cabelo, unhas e pele. A queratina é composta por uma sequência repetitiva de aminoácidos ricos em cisteína, que formam ligações cruzadas de enxofre, tornando-a resistente e impermeável.

Em síntese, as proteínas podem ser classificadas de acordo com seu nível de organização estrutural, que incluem o primário, secundário, terciário e quaternário. As proteínas fibrilares estruturais são um tipo de proteína que compõe a estrutura de tecidos do corpo, como o colágeno e a queratina, que têm uma estrutura fibrosa e são importantes para a integridade e resistência desses tecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com