TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE NA ESCOLA

Por:   •  16/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 11

 UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS_EAD[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Cairon Murucci Brabosa, Francisco Nei de Medeiros, Fernando Aniceto Araújo Arantes, Maria Rosa de Souza Ferreira, Lua-na na Rodrigues da Silva Fernandes.

Saúde na Escola

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

Orientador (a): Juliana Gonçalves Carvalho

Agradecimentos

         A Deus, por mais um passo.

        Aos meus pais e toda minha família pelo apoio irrestrito em todos os momentos de minha vida.

        Aos professores do Curso de Ciências Biológicas, pela sábia orientação e paciência com nossos erros.

        A todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

        

Sumário

Introdução3-4

Desenvolvimento5-7

Metodologia08

Conclusão09

Referências bibliográficas10-12

Introdução

 A escola, dentro de uma perspectiva da educação, se integra a outros setores na busca de uma transformação social, pode ser uma aliada da saúde e vice-versa. No âmbito escolar, o setor da saúde pode ter suas ações ampliadas no espaço, participando da educação de futuros cidadãos. A escola pode ser considerada como o espaço adequado para a educação em saúde. Nestes últimos anos o envolvimento de Nutricionistas e professor de Educação Física em aspectos relacionados com acesso a saúde, vem crescendo numa proporção bastante exacerbada devido aos novos conhecimentos que vêm sendo apresentados. A saúde dos alunos e profissionais coloca-se como um desafio por tratar-se de um conjunto de ações que envolvem vários profissionais, com o objetivo de promover a saúde de todos que integram o sistema educacional.  

Na medida em que a escola preocupa-se com a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, a prática de esportes e o cuidado com a saúde terá na criança uma parceira incontestável. Sendo assim, a utilização da balança e fitas métricas para medidas para identificar o nível de saúde dos seus alunos é um fator fundamental no exercício das atividades inerentes aos profissionais de Educação Física e Nutricionista no âmbito da escola. São necessárias ações voltadas para a promoção de saúde de modo que possa mostrar para as crianças e adolescentes a importância de se conhecer meios e métodos de melhorar sua qualidade de vida, com os elementos que tem em suas casas. As crianças são nosso futuro, e garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável deveria ser uma prioridade de todos na sociedade.

Outro profissional que tem mudado a saúde de nossos pequenos é a Nutricionista, que avalia e descreve o cardápio da merenda escolar, através deste cuidado de saber o que essas crianças estão comendo, não temos mais casos de desnutrição e a saúde tem melhorado bastante. Saúde na Escola é um projeto bacana do SUS que consiste em pesar, avaliar audição, a fala, visão e o psicológico de cada criança.

O tema saúde surgiu da experiência em que foi analisado na escola que tivemos o ensejo de estagiar e apreciar o dia-a-dia, de todas as crianças, adolescentes e profissionais ali presentes. A possibilidade de frequentar a escola, participar um pouco do cotidiano dos alunos e avaliar práticas pedagógicas de alguns profissionais e parceiros envolvendo a saúde dos alunos nos fez questionar sobre a responsabilidade da escola na formação de hábitos saudáveis que eles levarão como aprendizado para sua vida fora da escola.

Neste trabalho será abordada a questão da saúde inserida na escola com base em uma pesquisa realizada sobre a importância da escola como uma aliada na promoção de saúde de todos da escola. Assim, este estudo tem como objetivo identificar os níveis de saúde através de indicadores nutricionais. Em levantamento com as nutricionistas no período de 24h e um educador físico juntamente com os alunos participantes. Um ponto importante é o acompanhamento por pelo menos boa parte do desenvolvimento do estado de saúde dos alunos e profissionais. A saúde é direito de todos assim como a educação, por isso a escola deve oportunizar situações de trocas, de conhecimentos, discussões, proporcionarem estratégias, trabalhar em equipe, fazer da família sua aliada. A criança costuma reproduzir o que aprende e é capaz de multiplicar o que lhe ensinam.

        

Desenvolvimento

        A escola pode ser considerada um espaço adequado para educação e saúde. Sendo a necessidade de constatação que à temática da saúde na escola está relacionada com a aula pratica na educação que será analisado em 24h. A escola é um local favorável para o acréscimo das ações e estratégias de ascensão à saúde, uma vez que os alunos e profissionais passam a maior parte de sua vida neste lugar. Há uma necessidade de conscientização dos educadores com relação à importância de trabalhos direcionados para o acesso a saúde. Outro ponto necessário é o seguimento do desenvolvimento da saúde nas escolas em todas as faixas etária. Outro ponto de destaque a fim de justificar este trabalho situa-se na falta de menções teóricas e praticas sobre a saúde na escola.

        Isto pode refletir na falta de preparo para atuar com essa demanda nas escolas e com esta série de problemas que podem vir. Com isso este trabalho retrata a apreensão em se investigar a condição da aula de Educação Física, da Nutricionista, pois eles devem se preocupar com a saúde dos alunos, para assim explicar os profissionais na escola. Mais um ponto importante que podemos frisar é a utilização destes novos elementos com outros diversos profissionais da área de saúde, principalmente os de Educação Física, em seus trabalhos preventivos e terapêuticos. O resultado deste estudo será desenvolvido e ficara na escola em que foi executada essa aula pratica para que ao ter conhecimento dos resultados possam intervir na situação de saúde da escola e sua comunidade, com ações no processo de promoção de saúde da escola atendida pelo município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (762.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com