TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tomografia Computadorizada

Por:   •  10/11/2020  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Tomografia computadorizada

A Tomografia Computadorizada é um exame que complementa o diagnóstico por imagem que representa uma parte do corpo. É adquirido por meio de processamento por computador, após o corpo ser exposto aos raios-x onde os dados são reclusos.

O processo utiliza um tubo de raios-X, que emite radiações movendo-se em semicírculo, em torno do paciente. Ao invés do filme convencional, a radiação é captada por sensores integrados ao computador, que decodificam a amplitude da radiação em valores numéricos e os decompõem numa escala de tons, que altera do branco ao preto, passando por diversas gradações de cinza.

História da Tomografia

 O Único registro da anatomia radiografada era através da técnica convencional, isso até 1972. Esta metodologia é simples, porque existe uma perda grande de informação.

É formado no filme radiográfico uma imagem que gera a interação da radiação com os tecidos e estes são constituídos por cinco densidades: metálica, osso, partes moles, gordura e ar. No filme radiográfico forma-se uma imagem que reflete o grau de interação da radiação com os tecidos expostos, os quais são representados por apenas cinco densidades: metálica, osso, partes moles, gordura e ar.

A técnica de tomografia computadorizada foi fundamentada por Hounsfield onde descreveu e as colocou em pratica.

As bases matemáticas foram desenvolvidas por G. N. Hausnsfield, e A. M. Comarck para reconstruir as devidas imagens tomográficas. As imagens são divididas em inúmeros cortes (fatias). E cada corte é irradiado de acordo com suas margens.

Os cortes são feitos por diferentes espessuras que são feitos de acordo com a colimação feita. Essa colimação é o local que será radiado o paciente.

Com o decorrer do tempo a tecnologia foi aprimorando e gerando equipamento de diferentes gerações. Cada aparelho com suas características especificas e com muitas melhorias que permitem qualidade e eficiência na realização dos exames.

Os achados da tomografia computadorizada de crânio em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico na fase aguda da doença

O acidente vascular cerebral pode causar lesões em jovens adultos e deixar diversas sequelas como alteração na fala, deglutição e linguagem.

Dado isso, o exame de tomografia computadorizada é utilizado no estudo indicado para determinar a relação da lesão vascular com o fator do distúrbio de deglutição nos devidos pacientes.

Entretanto foi concluído no estudo que a localização hemisférica não está anexa com o comparecimento ou não de disfagia, porém a maior parte dos pacientes exibiram alterações no território carotídeo, notadamente na ACM.

Tomografia computadorizada de feixe cônico (Cone beam)

O artigo estudado tem como objetivo deixar o profissional da odontologia sobre a tomografia computadorizada.

O estudo informa sobre à obtenção de imagens, dose de radiação e interpretação do exame tomográfico, mostrando a diferença entre a tomografia computadorizada tradicional e a tomografia computadorizada de feixe cônico.

Foi concluído que é melhor utilizar a tomografia computadorizada de feixe cônico na Odontologia e na Ortodontia.

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (25.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com