TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EXPLICAÇÕES PARA A ALTA RIQUEZA DE ESPÉCIES DE ÁRVORES NOS TRÓPICOS SE FOCALIZAM NA DINÂMICA DA FLORESTA

Por:   •  4/10/2021  •  Ensaio  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

  SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS DE NOVA XAVANTINA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

Discentes: Elias Pereira Da Silva, Emerson Rodrigues Dos Santos

        Docente: Fabiano Correa

AS EXPLICAÇÕES PARA A ALTA RIQUEZA DE ESPÉCIES DE ÁRVORES NOS TRÓPICOS SE FOCALIZAM NA DINÂMICA DA FLORESTA.

Nova Xavantina-MT

junho, 2021

As explicações para a alta riqueza de espécies de árvores nos trópicos se focalizam na dinâmica da floresta.

A biodiversidade compreende o total e as mais variadas formas de vida que encontramos na terra, (plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos), é fundamental para mantem o equilíbrio e estabilidade para os ecossistemas. A biodiversidade se divide em três grandes níveis: diversidade genética, orgânica e ecológica. Neste trabalho falaremos sobre a diversidade ecológica e a riqueza de espécies de arvores nos trópicos com o foco na dinâmica da floresta que é uma ferramenta que nos ajuda no entender os processos e mecanismos de evolução e o desempenho ecológico da vegetação.

De acordo com (Ricklefs 2010) há diversos fatores geográficos que tem influenciam na quantidade e espécies de um determinado lugar, tais fatores agem de formas “espaciais” (a riqueza de espécies aumenta quando há maior produtividade do ambiente) e temporais (como a instabilidade climática, distúrbios e tempo evolutivo). “A diversidade atinge um equilíbrio, no qual o surgimento de novas espécies equilibra a perda das já existentes.” (Ricklefs 2010, p.366).

As florestas tropicais são responsáveis por abrigar 50% de todas as espécies de arvores do mundo, estima-se que há de 40 a 53 mil espécies de arvores pantropicais, tornando um dos mais importantes centros globais de biodiversidade (FONSECA, 2017). Essas florestas estão localizadas na área de maior incidência solar, próximas da linha do equador. Com a alta incidência de luz solar as espécies vegetais são altamente favorecidas e atingem sempre as suas taxas máximas de fotossíntese.

Os trópicos possuem uma alta diversidade de espécies, quando comparados a outras áreas em direção aos polos se torna ainda maior, pois a cada passo em direção aos polos o número de espécies é cada vez menor, o fator determinante para a alta diversidade das espécies são as variáveis ambientais como a maior radiação solar nos trópicos influenciando diretamente no aumento da biodiversidade (Boyero, 2011). Outro fator que também influencia na biodiversidade dessas espécies é o solo heterogêneo e a variação da precipitação.

A alta riqueza existente nos trópicos está relacionada a grande variabilidade de recursos ecológicos existentes (Ricklefs 2010, p.378).

Os principais mecanismos que influenciam na riqueza de espécies de uma região são: As espécies podem coexistir entre elas se adaptando a diferentes tipos de nicho, a chamada heterogeneidade, as relações solo e clima tem interferência direta na heterogeneidade das espécies, ou seja essas espécies podem varia proporcionalmente caso a heterogeneidade do ambiente seja diferente. Perturbações como a queda de arvores, o ataque de patógenos (esses consumidores são fundamentais para promover equilíbrio permitindo que essas espécies possam conviver entre si), a espécies mais comuns assim dando mais chance as espécies mais raras, a relação das espécies de um ecossistema é combinada, no entanto competição entre elas leva muito tempo, assim a mais chance de espécies adicionadas não serem excluídas, abrindo espações para espécies mais adaptadas ocuparem essas lugares, essas perturbações podem varia de acordo com a altitude, fatores como precipitação do solo falta de matéria orgânica e sol tem interferência direta nestes fatores. Muitas espécies desses trópicos dependem das clareiras para se desenvolver e se regenerar (Ricklefs 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com