TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções do sistema digestório

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

1) Estabeleça e defina cada uma das funções do sistema digestório.

2) Embora cada segmento do sistema digestório apresente suas características morfológicas, descreva microscopicamente e, de um modo geral, como se apresentam os segmentos do trato digestório da sua porção mais interna (aquela em contato com o alimento) para a mais externa. Utilize como exemplo um segmento do intestino delgado.

3) Como se dá a inervação do sistema digestório? Quais são os efeitos da inervação extrínseca sobre as funções do trato digestório?

4) Defina reflexos locais e centrais.

5) Apresente 4 funções da secreção salivar e descreva como se dá sua produção.

6) A deglutição é um processo involuntário. Verdadeiro ou falso? Justifique.

7) Com relação à origem, qual a diferença entre a primeira e a segunda ondas peristálticas (quando ocorrer) que percorrem o esôfago durante o processo de deglutição.

8) Explique como é definido o padrão contrátil apresentado pelo sistema digestório. Utilize, na resposta, o conceito de células marca-passo.

9) Enumere os componentes da secreção gástrica e estabeleça suas funções principais.

10) Explique por que um ambiente extremamente ácido e a pepsina não são capazes de danificar, pelo menos em condições fisiológicas, a mucosa gástrica.

11) O esvaziamento gástrico é um processo finamente regulado, que depende de sinais nervosos e hormonais provenientes do duodeno, para efetivamente acontecer. Verdadeiro ou falso? Justifique.

12) Quais são os tipos de movimentos apresentados pelo intestino delgado? Caracterize-os

13) Enumere os componentes da secreção pancreática e explique como é feita a regulação desta secreção.

14) Explique como acontecem as digestão e absorção de carboidratos.

15) Explique como acontecem as digestão e absorção de proteínas.

16) Explique como acontecem as digestão e absorção de lipídeos. Além disso, identifique os componentes e as funções da secreção biliar neste processo.

17) Explique como ocorrem os processos absortivos de vitamina B12 e ferro.

18) Estabeleça a (s) diferença (s) entre os tipos de epitélio presentes nos intestinos delgado e grosso e explique por que essas diferenças podem interferir nos transportes de solutos e solvente realizados por esses segmentos.

19) Cite a provável composição das fezes, em termos gerais, e explique por quê a motilidade do intestino grosso pode interferir na consistência das mesmas e, ainda, como se estabelece o reflexo da defecação.

1)  MOTILIDADE é efetuada pela musculatura do TGI e propicia mistura, trituração e progressão dos nutrientes e excreção dos produtos não digeridos e não absorvidos.

SECREÇÕES compreendem as sintetizadas nos órgãos anexos ao TGI bem como as produzidas pelo estômago e intestino; elas hidrolisam, enzimaticamente, os nutrientes, gerando ambientes de pR, de tonicidade e de composição eletrolítica adequados para o sangue para a digestão dos nutrientes orgânicos.  

DIGESTÃO refere-se à hidrólise enzimática dos nutrientes orgânicos, transformando-os em moléculas que possam atravessar a parede do TGI e serem absorvidas através de sua mucosa de revestimento interno.

ABSORÇÃO consiste no conjunto de processos resultantes de transporte dos nutrientes hidrolisados, água, eletrólitos e vitaminas, da luz do TGI, através do epitélio intestinal, para a circulação linfática e sistêmica. A absorção ocorre, predominantemente, no Estômago intestino delgado, o qual absorve todos os produtos da hidrólise dos nutrientes orgânicos, as vitaminas e a maior parte da água e etrólitos . A absorção no delgado ocorre, preferencialmente, no duodeno e porção proximal do jejuno. O íleo absorve alguns substratos, como os sais biliares e a vitamina B 12. O cólon absorve um volume menor de água, todos os eletrólitos que o alcançam, alguns produtos da fermentação bacteriana e carboidratos que não foram digeridos e absorvidos no delgado, transformados em ácidos graxos voláteis. O cólon secreta K+ e HC03 – e funciona como um reservatório do material fecal, preparando-o para a excreção.

2) Mucosa: o epitélial (b) a lâmina própria - logo abaixo do epitélio e (c) a muscular da mucosa - mais internamente localizada na parede do TGI

Submucosa: • Tecido Conjuntivo Frouxo com muitos vasos sanguíneos e linfáticos
• Presença do Plexo Nervoso Submucoso ou Plexo de Meissner
• Pode conter Glândulas e Tecido Linfoide

Muscular externa: • Células musculares Lisas orientadas em Espiral, divididas em duas Subcamadas Circular Interna e Longitudinal Externa.

Plexos

  • Submucoso que o próprio nome já nos fala onde esta localizado responsável por controlar as secreções do trato gastrointestinal e fluxo sanguíneo local
  • Miontérico localizado nas fibras longitudinal e circulares responsável por promover as contrações do SDG, mas nem sempre pois também tem neurotransmissores que inibem que é o caso do polipeptídio Intestinal vasoativo VIP esses sinais inibitórios muitas vezes estão ligados ao esfíncter evitando que o alimento passe para outro local

Serosa, também denominada adventícia, é o tecido mais externo do TGI, consistindo em tecido conjuntivo com células mesoteliais escamosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com