TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Metodologia Científica

Por:   •  15/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA - UNEF

CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM BIOMEDICINA

SHIRLEI MORAIS QUEIROZ

ATIVIDADE INDIVIDUAL

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Feira de Santana
2023

ATIVIDADE INDIVIDUAL

  1. De acordo com o estudo relacionado aos métodos de pesquisa, escolha um método voltado para área das ciências sociais, em seguida descreva suas caraterísticas e importância. (Máximo de 08 linhas)

           Resposta:

A educação a distância é uma modalidade que cada vez mais acessível à população e com essa democratização do ensino superior as barreiras sociais, econômicas e culturais foram rompida. O Ead vem promovendo a ampliação dos conteúdos e métodos pedagógicos e redução dos desafios de acessos aos curso de graduação. Além disso o Ead é mais procurado devido ao valor das mensalidades nessa modalidade as parcelas costumam ser aquecível, e por ter um ensino igual ao presencial, mesmo separados por tempo e espaço, os alunos e tutores conseguem fazer uma abordagem de aprendizagem dentro dos novos comportamento das pessoas e dentro dos novos padrões da sociedade dando espaço para que o estudante possa   aperfeiçoar suas habilidades profissionais cada vez mais de onde estiverem.

  1. Discorra sobre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. (Máximo de 06 linhas)

Resposta:

A pesquisa qualitativas e métodos complementares que podem ser combinados nas pesquisas para ter resultados aprofundados e abrangentes. A pesquisa qualitativa apresenta os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisas, enquanto os dados quantitativa nos permite compreender os detalhes e complexidade das informações obtidas.    

  1. O projeto de pesquisa é construído através de algumas etapas, as quais são de suma importância para alcançar o objetivo da pesquisa. Discorra como construir o tema e justificativa do projeto de pesquisa. (Máximo 10 linhas).

             Resposta:

A elaboração um projeto de pesquisa o principal é o planejamento, está em definir o tema, conhecer o público alvo, estabelecer objetivo e estratégias, elabora o plano de ação e público alvo. Elaboração de uma pesquisa requer paciência e persistência no tema, nas justificativas e nas referências, para uma construção devemos levar em consideração todos os aspectos desde a organização e finalização da pesquisa, para que o projeto esteja dentro das normas e bem desenvolvido.  

  1. Sobre plágio acadêmico informe quais são os tipos e os conceitue. (Máximo 06linhas)

Resposta:

Os tipos de plágios são o direto onde é realizado a cópia do texto original do autor, temos o plágio indireto que a produção com suas próprias palavras utilizado o texto original sem indicação de fonte. O plágio é tomar para sí a obra de outra pessoa, realizando apropriação indevida podendo acontecer em diferentes conteúdo, seja ela pintura, música fotografia.  

  1. Construa uma citação indireta a partir da frase abaixo, seguindo as normas da

ABNT NBR 10520:2002:

Frase: O conhecimento é um processo dinâmico e inacabado, serve como referencial para a pesquisa tanto qualitativa como quantitativa das relações sociais, como forma de busca de conhecimentos próprios das ciências exatas e experimentais.

Referência da frase: TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006.

            Resposta:

O Conhecimento é a capacidade humana de apreender e compreender as coisas

  1. Para qualquer trabalho acadêmico se faz necessário utilizar as citações no decorrer da construção do trabalho, bem como a inserção das referências bibliográficas de acordo com a NBR 6023:2018. Após estudar este assunto escreva a formatação correta das referências abaixo:
  1. Autores: Eva Maria Lakatos e, Marina de Andrade Marconi Título: Fundamentos de metodologia científica. Edição: 2. Editora: Atlas. Local de publicação: São Paulo. Ano de publicação: 1991Número de páginas: 270.

Resposta:

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. 270 páginas, São Paulo, 1991.  

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.  Fundamentos de metodologia Cientifica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.  270 p.

  1. Autores: Maria Clotilde Pires Bastos e Daniela Vitor Ferreira Título: Metodologia científica. Editora: Educacional. Local de publicação: Londrina. Ano de publicação: 2016. Número de páginas: 224. Site: http://www.adm.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/Maria%20Clotilde%20 Pires%20Bastos%20-%20Metodologia%20Cienti%CC%81fica.pd

Resposta:

BASTOS, Maria Clotilde Pires; FE RREIRA, Dani ela Vitor.  Metodologia                        científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.

http://www.adm.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/Maria%20Clotilde%20 Pires%20Bastos%20-%20Metodologia%20Cienti%CC%81fica.pd

  1.  Descreva a formatação da estrutura dos seguintes itens do projeto de pesquisa:

 Capa, folha de rosto, elementos textuais, e as referências bibliográficas. Deve citar todos os elementos obrigatórios, espaçamento, fonte, margens e qualquer item que componha as normas ABNT NBR 14724:2011.

Resposta:

Capa

Folha de rosto

Folha de aprovação

Sumário

Resumo e palavra chave na língua do texto

Resumo e palavra chave na língua   estrangeira

Introdução

Material e Métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com