TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

Por:   •  3/5/2016  •  Monografia  •  4.358 Palavras (18 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 18

REDE DE EDUCAÇÃO CLARETIANO

PROJETO DE ANATOMIA HUMANA GERAL

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

VAGNER DE OLIVEIRA MIRANDA

2016

TEMA

         Influência da atividade física no tratamento da osteoporose através de mudanças no estilo de vida e seus efeitos positivos no desenvolvimento e controle da massa óssea.

INTRODUÇÃO

          Atualmente, observa-se um aumento significativo na incidência de doenças crônico-degenerativas devido ao estilo de vida (sedentarismo, má alimentação, consumo de álcool, cigarros, etc.), o que acelera o processo de envelhecimento. Entre essas doenças, estão as hipocinéticas, por exemplo, a osteoporose.

O envelhecimento afeta o sistema ósseo, promovendo diminuição fisiológica da densidade mineral, podendo, inclusive, se de forma demasiada, provocar uma doença sistêmica, conhecida como osteoporose, que é a redução da massa óssea e deterioração da micro-arquitetura deste tecido, levando a uma fragilidade mecânica e predisposição a fraturas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a osteoporose como uma “doença esquelética sistêmica caracterizada por massa óssea baixa e deterioração microarquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade óssea e susceptibilidade à fratura” e consiste num enfraquecimento ósseo pela diminuição progressiva da massa óssea por unidade de volume, tornando os ossos porosos e facilmente fraturados. Esta patologia tem maior incidência em mulheres.

Existem dois tipos de osteoporose (primária e secundária). A primária pode ocorrer em duas formas: osteoporose tipo I (pós-menopáusica), que consiste no decréscimo acelerado na massa óssea, ocorrente quando os níveis de estrogênio caem depois da menopausa; e osteoporose tipo II (ligada ao envelhecimento), que é a perda inevitável de massa óssea com o processo de envelhecimento, que ocorre tanto em homens como em mulheres. A osteoporose secundária pode ocorrer em qualquer idade, como consequência de transtornos hormonais, digestivos e metabólicos, e também causados por acamamento prolongado e pela imponderabilidade (viagens espaciais), que resultam em perda de massa mineral óssea (NIEMAN, 2011).

As consequências da osteoporose tornaram-na o maior problema de Saúde Pública da atualidade, com enormes repercussões sociais e econômicas, provocando grande impacto na qualidade de vida e grau de independência nos indivíduos acometidos. As consequências mais comuns da osteoporose são as fraturas dentre estas se destacam: vertebral, extremidade distal do rádio (fratura de Colles) e do colo do fêmur. A qualidade de vida dos sobreviventes pode ser severamente prejudicada e podem sofrer permanente incapacidade e dependência, além de maiores custos médicos que todas as outras fraturas combinadas.

OBJETIVOS

Este estudo objetiva, através de sucinta revisão bibliográfica, elucidar a relação da osteoporose com a atividade física, destacando a importância da prática de exercícios na manutenção da integridade óssea. Objetiva também analisar os estudos que discutem sobre os benefícios da atividade física para a prevenção/redução da osteoporose e a partir disso, criar embasamentos necessários de como deve ser prescrito e orientado o treinamento para osteoporóticos, e descobrir se o exercício físico previne/reduz ou não, os efeitos da osteoporose.

Parte da população não praticante de atividade física é representada, principalmente, pelos idosos e pelas mulheres na pós-menopausa, que apresentam maior predisposição a adquirir deficiências na densidade óssea. Recomenda-se a prática de exercícios para auxiliar na prevenção da perda e manutenção da massa óssea, embora algumas variáveis como componentes genéticos, étnicos, hormonais e nutricionais também possam influenciar.

Sendo assim relacionados:

  • O conceito, as causas, sintomas, diagnóstico, fatores de risco e tratamento da osteoporose.
  • Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (osteoporose).
  • Verificar se nas academias, clubes se existem profissionais que desenvolvam projetos voltados para a terceira idade com osteoporose e quais são os exercícios indicados para a classe, bem como suas reações mediante aos exercícios prescritos.
  • Os tipos de exercícios que influenciam na mineralização óssea em diferentes lugares de acordo com a modalidade escolhida.
  • As intervenções de exercícios físicos direcionadas para a melhoria da massa óssea em pessoas idosas, com a identificação dos parâmetros adotados no controle do exercício físico (intensidade, volume e frequência).
  • Quais os efeitos e possíveis comprometimentos gerados pelo treinamento esportivo vigoroso e precoce sobre a saúde óssea.

METODOLOGIA

          O presente projeto tem como metodologia a análise do comportamento do aparelho locomotor passivo, dentro de um programa de atividade física voltado para pessoas com osteoporose. Para a análise é necessário que seja feito um estudo bibliográfico sobre o assunto a fim de ser elaborado um programa de treinamento específico para pessoas que apresente baixa mobilidade, falta de equilíbrio e fraturas ósseas ocasionadas pela evolução da doença.

          A osteoporose é um problema clínico e social, pois pode dificultar o desenvolvimento das atividades cotidianas, influenciando o bem-estar e a qualidade de vida relacionada à saúde (ARANHA, 2006). A prática regular de atividade física possibilita a manutenção ou até mesmo a melhora do estado de saúde física e psíquica de indivíduos de qualquer idade, inclusive de pacientes com osteoporose (REBELATTO, 2006). Além de promover a manutenção óssea, o exercício proporciona outros benefícios, como: preservar e melhorar a força muscular; aliviar as dores e manter a flexibilidade; evitar maiores deformidades e desvios posturais; melhorar o condicionamento físico; melhorar o equilíbrio e a marcha; e manter as atividades de vida diária (TEIXEIRA, 2008). Vale ressaltar que, nem todos os 3 exercícios físicos conseguem atingir com excelência e segurança os benefícios citados anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com