TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  1.928 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]________________________________[pic 2]

ATIVIDADE PRÁTICA DE ANATOMIA HUMANA

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

FRANCISCO DANTAS DA SILVA JUNIOR, RA:1173612 .

PROFESSOR: ALINE CIRELLI COPPEDE RIBEIRO

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Taguatinga-DF

2015

Benefícios da Atividade Física para o Aparelho Locomotor Passivo

Objetivos

            Pessoas com estilo de vida ativo estão associadas a uma redução da incidência de várias doenças crônico-degenerativas bem como a uma redução da mortalidade cardiovascular e geral. Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de hipertensão arterial. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo. Em consequência, do ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, promover a atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da hipertensão arterial e prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida. Nessas circunstâncias, destacamos que a atividade física é qualquer movimento como resultado de contração muscular esquelética que aumente o gasto energético acima do repouso e não obrigatoriamente a prática esportiva.

Metodologia

          Desenvolver uma pesquisa na academia Atitude Fitness em Formosa-GO para o projeto de prática da disciplina de anatomia. Por meio de uma entrevista com os profissionais da academia verificando se ambos são qualificados, se fizeram especialização e se tem conhecimentos sobre o assunto, além verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação etc.), se os programas são específicos para o grupo, e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos. Com o objetivo de reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (hipertensão arterial) como também os benefícios sobre a adaptação dos ossos frente a um exercício físico.

Conclusão

             De acordo com o que foi apontado pelos profissionais especializados da academia entrevistada os exercícios mais indicados para o controle da hipertensão arterial são os aeróbios com intensidades moderadas de 3 a 5 vezes por semana, como por exemplo, caminhadas ou corridas leves e também exercícios dinâmicos com pesos são recomendados como complemento aos aeróbios. Além disso, os treinos de musculação que também são indicados no controle da doença. Por isto, conciliar os dois métodos é a melhor opção para controlar a hipertensão.  

           As atividades são específicas para os grupos de alunos hipertensos, sendo que as atividades aeróbias são praticadas de preferência de três a cinco vezes na semana. Uma caminhada de 30 minutos por dia, por exemplo, já ajuda bastante. Já os exercícios de musculação são realizados por no mínimo três vezes na semana. Ainda é possível prevenir a hipertensão arterial com algumas recomendações não medicamentosas segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia como alimentação saudável, consumo controlado de sódio e álcool, ingestão de potássio, realização exercícios físicos regulares e o combate ao tabagismo.

         Segundo os profissionais especializados da academia entrevistada os grupos de alunos hipertensos reagem de maneira positiva aos exercícios prescritos, tendo uma melhora significativa na sua condição cardiorrespiratória e no seu condicionamento físico em si, sendo que na maioria das vezes é possível o abandono de medicamentos para o controle da hipertensão.

           A ciência mostra que a atividade física pode reduzir o risco de morte prematura das principais causas de morte, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Todos podem obter os benefícios da atividade física para a saúde, não importando a idade, raça, volume corporal ou forma física.

           Pesquisas mostram que a atividade física regular pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças e a melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida geral. Os benefícios em longo prazo para a saúde incluem: Redução dos riscos de morte prematura,  de morte por doenças cardíacas, de desenvolver diabetes, de desenvolver pressão arterial alta, ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já sofrem desse mal, reduz o risco de desenvolver câncer de cólon, reduz os sintomas de depressão e ansiedade, ajuda a controlar o peso, ajuda a desenvolver e manter os ossos, músculos e articulações saudáveis, ajuda os idosos a ficarem mais fortes e terem mais capacidade de se movimentar sem cair, promove o bem estar psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (537.8 Kb)   docx (476.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com