TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da Atividade Física Para o Aparelho Locomotor dos Pacientes Com Infarto Agudo do Miocárdio

Por:   •  10/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

Claretiano – Centro Universitário

Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado

Projeto de Prática: Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com infarto agudo do miocárdio

Tutor: Guilherme Tamanini

Aluno: Márcio Rabelo Ramos Junio

2016

Benefícios dos exercícios físicos para pessoas com doença arterial

                A atividade física é um sinônimo de longevidade para o homem e acaba por curar doenças e o mais importante previne que elas surjam se feita regularmente.

        O infarto agudo do miocárdio que é melhor conhecido como ataque cardíaco, fica caracterizado por conter uma obstrução aguda e intensa do sangue nas artérias que se localizam no coração, chamadas de artérias coronárias. Por consequência parte do musculo do coração acaba necrosando ou morrendo.

        As atividades físicas melhoram a capacidade funcional e ainda o consumo de oxigênio em pessoas que sofreram infarto ou não, auxiliando no aumento do volume sistólico e também aumentando a diferença arteriovenosa de oxigênio ou seja influência nessa passagem. Todo esse processo pode variar de acordo com cada paciente e com seu tipo de treino. Segundo o aumento da capacidade de metabolizaçao do oxigênio durante o exercício em pacientes coronariopatas com pelo menos três meses de treino chega a 60% o que mostra a importancia da atividade física em todos os sentidos.

        Para iniciar um programa de atividades físicas em pessoas que já sofreram infarto é necessario que sejam feitos exames físicos detalhados e teste de esforço máximo. Essa avaliação é focada no estado cardiovascular desse paciente.

        Existem casos onde pacientes com alto risco como aqueles com angina instável, estenose aórtica, arritmias cardíacas entre outras condições que as atividades físicas possam prejudicá-los, precisam conter o treinamento até que estejam em condições melhores.

        Iniciando com os exercícios que devem ser realizados de forma monitorada e limitada, atividades do dia a dia devem ser estimuladas junto dos exercícios abituais e rotineiros. Os exercícios podem variar muito mas todos eles seram limitados de acordo com o estado de cada paciente que esteja se recuperando, um programa completamente individual onde é trabalhado a frequência, intesidade e sua duração. 

        Partindo para execução dos tipos de exercícios que envolvem grandes grupos musculares, como os mais simples, caminhada a mais popular, seguida da natação, ciclismo e a ginástica aeróbica, são mais adequados para condicionamento cardiovascular. Membros superiores e inferiores recebem tratamento com ergômetros especiais, no caso dos membros inferiores podem haver limitações por razões ortopédicas. Recomenda-se que o paciente caminhe pelo menos 30 minutos e 3 vezes na semana para que o coração trabalhe mais e assim favoreça a criação de sua circulação colateral o que pode salvar essa pessoa quando uma artéria é bloqueada. As atividades variam iniciando com aquecimento e volta a calma lembrando que deve sempre ter pausas para que  possamos aliviar a intensidade dos batimentos cardíacos dessas pessoas. Os exercícios deveram ser realizados de forma moderada e confortável entre 40% e 85% de sua capacidade funcional máxima. A intensidade dessas atividades devem por prioridade estar abaixo do nível Maximo de cada paciente para evitar lesões nos músculos que possa comprometer sua saúde. Qualquer que seja o programa de atividades físicas para coronariopatas deve se basear em progressão inicial lenta e gradual onde a duração evoluem e junto da intensidade com o passar do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (948.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com