TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO

Por:   •  6/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

                   SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

      COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO

                            Diretoria de Ensino – LESTE 4

              “ESCOLA ESTADUAL “JOSE  TALARICO”

                  CIE: 002677                         UA: 39997

Av. Waldemar Carlos Pereira, 452 – Vila Dalila- Telefax: 2651.3914 – CEP: 03533-000- São Paulo

ROTEIRO DE ESTUDOS - 1 - E.E. JOSÉ TALARICO

03/08/2020 a 07/08/2020

  1. Nome do(s) Professor(es): Margareth
  2. Componente(s) Curricular(es): Ciências 
  3. Ano/Série:  7ºanos A e B
  4. Data para entrega:  Roteiro de estudos 1- 14/08/2020 
  5. Bimestre: 3º Bimestre
  6. Via e-mail: margarethbaroni@prof.educacao.sp.gov.br – Colocar no campo “assunto” Nome completo, nº, série, Professora Margareth Baroni, Ciências.
  7. Via Whats App: 1197394-8257 - Colocar no campo “assunto” Nome completo, nº, série, Professor(es) solicitantes, Disciplina(s).

Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos

Este roteiro contem atividades para desenvolver e avaliar as habilidades referentes ao 3º Bimestre com a Unidade Temática: Vida e evolução e objeto de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas.

Aula 1: Assistir a vídeo aula do CMSP  https://www.youtube.com/watch?v=3T0DTnCGnCg

Aula 2 – atividade 1 – Explicar resumidamente cada bioma brasileiro.

Aula 3 – atividade 2 – Completar e pintar o mapa com os biomas Brasileiros

Aula 4 – atividade 3 - Pesquisar animais típicos dos biomas que estão em processo de extinção.

*Estes roteiros de estudos estão disponíveis no “Centro de Mídias de São Paulo” no “Google Sala de Aula” (Classroom). Segue endereço de vídeos tutoriais para ajuda-lo a acessar o aplicativo.

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=GD3M9MwEyrQ 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=6eOPwZwk_NY 

Vídeo 3:   

Vídeo 4: https://www.youtube.com/watch?v=GD3M9MwEyrQ 

Vídeo 5: https://youtu.be/yKAEI_itBL8 

*Comunicação e entrega das atividades digitadas  (ou fotos) deste roteiro de estudos Via e-mail: margarethbaroni@prof.educacao.sp.gov.br  *Colocar no campo “assunto” Nome completo, nº, série, Professora Margareth Baroni – Ciências. Ou via Whats App: 1197394-8257 (lembre-se de identificar sempre com nome nº e série)

Objetivos e Habilidades trabalhadas

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Recursos a serem utilizados

  • Textos explicativos
  • Vídeoaula
  • Imagens para leitura e interpretação
  • Pesquisa
  • Atividades digitadas neste roteiro de estudos (ou fotos) e-mail: margarethbaroni@prof.educacao.sp.gov.br para comunicação e envio das atividades  WhatsApp da escola: 1197394-8257

Quais resultados esperados para esta atividade?

Que o educando realize as atividades deste roteiro de estudo para desenvolver as habilidades proposta para o bimestre e ser avaliado sobre o objeto de Conhecimento.

Atividade 

Atividade 1

Assista a vídeo aula do CMSP   https://www.youtube.com/watch?v=3T0DTnCGnCg 

Explique resumidamente cada bioma brasileiro e no quadro, preencha e pinte os biomas em sua respectivas localidades.

  1. Amazônia: Na Amazônia, nada é tímido. O bioma representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no planeta. ... Também compreende a maior bacia hidrográfica do mundo com cerca de 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes.5 de set. de 2014.

  1. Caatinga: A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais.

  1. Cerrado: O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.
  1. Mata Atlântica: Mata Atlântica é um bioma rico em biodiversidade e também ameaçado pelo ser humano. ... A Mata Atlântica é um bioma, composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo, por exemplo, várias espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região.
  1. Pampas: O bioma Pampa, conhecido também como Campos Sulinos, ocupa cerca de 2% do território brasileiro, abrangendo o território do estado do Rio Grande do Sul. O nome “pampa” tem origem indígena e designa uma região plana. A paisagem desse bioma é composta, em sua maioria, por campos nativos.
  1. Pantanal: O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, compreendendo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional.

Atividade 2

Indique os biomas e pinte.

[pic 2]

Atividade 3

Pesquise animais típicos dos biomas abaixo que estão em processo de extinção:

  1. Amazônia: Gato-maracajá (Leopardus wiedii) O gato-maracajá é um felino com risco vulnerável de extinção; Peixe-Boi da Amazônia (Trichechus inunguis); Ararajuba (Guaruba guarouba); Gavião real (Harpia harpyja); Ariranha (Pteronura brasiliensis); Onça-Pintada (Panthera onca); Onça Parda (Puma concolor).

  1. Caatinga: Águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus); Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari); Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii); Asa-branca (Patagioenas picazuro); Azulão (Cyanocompsa brissonii).

  1. Cerrado: Onça-pintada, a jaguatirica, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a águia-cinzenta, o gato-maracajá, o gato-do-mato pequeno, o cachorro-do-mato-vinagre, dentre outros.
  1. Mata Atlântica: Arara azul, mico leão dourado, tamanduá bandeira, tatu canastra.
  1. Pampas: jaguatirica, a onça pintada, o mico-leão-dourado, a preguiça de coleira, o tamanduá, o macaco prego, o gato dos pampas, o tuco-tuco, o jacu, a jacutinga, a araponga, vários sagüis, os tucanos, os tatus, os sanhaços, o macuco, numerosos beija-flores.
  1. Pantanal: onça-pintada (Panthera onca), onça-parda ou suçuarana (Puma concolor), cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), ariranha (Pteronura brasiliensis), dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com