TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções de Piaget: Uma abordagem para a Biologia

Por:   •  29/5/2018  •  Artigo  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

Concepções de Jean Piaget: uma abordagem voltada para a Biologia

Ana Paula Sodré Matos, Bryanna Patricia Reis Ramos, Mirlana Emanuele Portilho Rodrigues[1]

RESUMO

Jean Piaget durante todos os anos de estudo e pesquisa, desenvolveu uma teoria que é utilizada comumente para designar ao que chamamos a teoria do conhecimento. O objetivo da pesquisa de Piaget foi definir a partir da perspectiva da biologia como o sujeito passaria de um conhecimento menor anterior para um nível de maior conhecimento. Com base na teoria de Jean Piaget, este trabalho é caracterizar os estágios estabelecidos por ele relacionando com o ensino de Ciências e Biologia, e através dessa relação apresentar melhor forma de expor assuntos de acordo com os estágios que os alunos se encontram.

Palavras chaves: Epistemologia, ensino, ensino de ciências.

ABSTRACT

Jean Piaget for years of study and research developed a theory that is commonly used to designate what we call the “Knowledge Theory”. The goal of Piaget’s research was to define from the biological perspective, how the individual would go from a low level of Knowledge to a higher level. Based on Piaget’s theory, the main objective of this research is to characterize the stages stablished by Piaget, relating it to the Biology and Science me thod of teaching and through this relationship present, a better way to teach subjects according with the students learning levels.

Keyword: Epistemology, teaching, science teaching.

  1. INTRODUÇÃO

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça no dia 9 de agosto de 1896 e faleceu em Gexnebra em 17 de setembro de 1980. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre a observação de um pardal albino. Este trabalho foi o início da sua carreira brilhante. Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou biologia e filosofia e recebeu seu doutorado em biologia em 1918, aos 22 anos de idade. Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental, no qual começou a combinar psicologia experimental com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Em 1919, Piaget mudou-se para a França onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças. Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento se desenvolve gradualmente. Seu conhecimento de biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa. O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo da neurociência e psicologia focada no desenvolvimento de uma criança em termos de processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, a aprendizagem de línguas, e outros aspectos do desenvolvimento do cérebro em relação ao ponto de vista de um adulto, ou seja,  é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreender.

Em 1923, Piaget casou-se com ValentineChâtenay com quem teve 3 filhos. As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa e através da epistemologia genética propôs quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal. Para Piaget, toda criança passa por essas fases, no qual o desenvolvimento cognitivo começa no momento do nascimento e evolui acompanhando o crescimento orgânico e a maturidade dos órgãos. Esse processo é contínuo que obedece uma ordem invariável, passando do menor para o maior estado de equilíbrio, gradativamente. Cada estágio é definido por uma estrutura de conjunto que determina todos os novos comportamentos característicos.

Para Piaget (1973), o indivíduo ao nascer possui um conhecimento hereditário que compreende aos reflexos de pegar e sugar, o de ouvir e olhar na direção, olhar e pegar, que a partir desse conhecimento prévio é construído novos conhecimentos. Portanto, o sistema cognitivo a ser desenvolvido é uma extensão do sistema biológico que está associado a sobrevivência do indivíduo na fase do conhecimento hereditário.

Ao longo deste trabalho, os estágios estabelecidos por Piaget serão caracterizados e relacionados com a Biologia.

  1. A Epistemologia Genética de Piaget

Piaget reuniu um grande número de conceitos que eram bem importantes para a compreensão de sua Epistemologia Genética. Os trabalhos iniciais de sua pesquisa levavam a formular a teoria de equilibração. Em sua primeira versão, escrita nos anos 50 e reformulada nos anos 70, tinha como preocupação formular de maneira sistemática a teoria subjacente à Epistemologia Genética e em explicar de forma integrada dos mecanismos do desenvolvimento intelectual.

Porém, não satisfeito com a teoria exposta, Piaget apresentou, quase 20 anos depois, uma reformulação de sua teoria do desenvolvimento cognitivo. Esta segunda versão foi publicada em 1975, com um artigo, que contou com um título que aparentemente é condizente a epistemologia genética.

Resumindo, a epistemologia genética consiste no resumo de duas teorias existentes, o apriorismo e o empirismo. Para Piaget, o conhecimento não é algo inato dentro de um indivíduo, como afirma o apriorismo. De igual forma o conhecimento não é exclusivamente alcançado através da observação do meio envolvente, como declara o empirismo. Segundo Piaget, o conhecimento é produzido graças a uma interação do indivíduo com seu meio, de acordo com estruturas que fazem parte do próprio sujeito.

A grande preocupação da epistemologia genética é explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem.

Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de interações entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Nas conclusões gerais de Les formes élémentaires de ladialectique (1980), ele afirma que:

“A relação cognitiva sujeito/objeto é uma relação dialética porque se trata de processos de assimilação (por meio de esquemas de ação, conceitualizações ou teorizações, segundo os níveis) que procedem aproximações sucessivas e através dos quais o objeto apresenta novos aspectos, características, propriedades, etc. que um sujeito também em modificação vai reconhecendo tal relação dialética é um produto da interação, através da ação dos processos antagônicos (mais indissociáveis) de assimilação e acomodação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com