TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DESCRITIVA DE FILME, ABORDAGEM DE PIAGET

Por:   •  3/3/2022  •  Dissertação  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA – UNIFSP

INSTITUIÇÃO CHADDAD DE ENSINO – ICE

PSICOLOGIA

ANÁLISE DO FILME “O QUARTO DE JACK”

ITAPETININGA – SP

2021

ANÁLISE DO FILME “O QUARTO DE JACK”

Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina Psicologia do Desenvolvimento I: psicologia infantil ao curso de graduação em Psicologia, do Centro Universitário Sudoeste Paulista – UniFSP.

Orientador (a): Prof..

ITAPETININGA – SP

2021

SUMÁRIO

DESCRIÇÃO DO MATERIAL4

ANÁLISE CRITICA6

CONSIDERAÇÕES FINAIS9

REFERENCIAL10

1 DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Para a elaboração deste trabalho foi escolhido como material áudio visual o filme “Room”, tradução “O Quarto de Jack”. Inicialmente “o quarto de Jack”, foi escrito pela irlandesa Emma Donoghue e lançado em 2010 inspirado em um caso real. Posteriormente filmado e dirigido pelo irlandês Lenny Abrahamson, seu lançamento mundial foi em 2015. Todas as informações inclusas estão relacionadas à síntese do filme e foram retiradas do site Adoro Cinema.

O longa metragem foi lançado mundialmente em 4 de setembro de 2015, sendo classificado no gênero drama; é recomendado a maiores de 14 anos, a duração da trama é de 117 minutos, o filme traz um elenco grandioso como Brie Larson (Joy- Ma), Jacob Tremblay (Jack), Joan Allen (avó), Willian H. Macy (avô), Sean Bridgers (velho Nick), Amanda Brugel (policial Parker), Cas Anvar (Dr. Mittal) e Joe Pingue (policial Grabowski).

O filme traz uma perspectiva do desenvolvimento cognitivo da criança que nasceu e foi criada em um quarto fechado, remetendo a sensação de vivenciar os acontecimentos dramáticos que os protagonistas são expostos.

A obra cinematográfica conta a história de uma mãe e do seu filho de 5 anos que vivem em cativeiro, a mãe, Joy foi raptada aos 17 anos de idade pelo “velho Nick” e foi mantida por sete anos enclausurada e sendo regularmente estuprada pelo sequestrador. O pequeno Jack é o fruto dos estupros que ela sofria, ambos eram confinados em um quarto com apenas uma claraboia e uma porta fechada com senha, que os separavam do mundo real, porém recebiam visitas regulares do sequestrador. No decorrer das visitas o pequeno Jack é orientado a se esconder. Joy, na tentativa de poupar o filho da realidade cruel que eles vivem, cria uma realidade superficial, levando-o a acreditar que eles moram no espaço; e o mundo que é transmitido na televisão é imaginário. Eles sobrevivem somente com o necessário que o “velho Nick” fornece. Jack, não tinha consciência da situação em que viviam, pois ele só tinha convívio com a sua mãe; a trama discorre sobre o plano de Joy para fugirem do cativeiro.

No filme, Jack acredita que exista somente o quarto e além de suas paredes o espaço sideral, pois para o garoto tudo é magico, desde esquentar a comida no micro-ondas até a televisão. Dentro das possiblidades, Joy criou um mundo lúdico através de atividades educativas e brincadeiras. No entanto, ao completar cinco anos de idade, a mãe decide revelar a verdade a Jack, ou seja, que existe um mundo além daquelas paredes, imediatamente ele reluta em aceitar, porém a jovem explica que precisam fugir do quarto e ele tomado pela sua curiosidade, aceita ajudar a mãe com o plano. Ela o explica como irão enganar o “velho Nick” para fugir, então o colocam em prática sendo bem-sucedido. O garoto consegue escapar e buscar ajuda para libertar sua mãe.

Partindo disso, ao serem restabelecido seu convivo com a sociedade tanto Jack quanto Joy acabam passando por desafios em se adaptar a liberdade e em se relacionar com os seus familiares. Joy tem uma dificuldade maior, pelos traumas e violências sofridas, porém Jack por ter vivido a sua primeira fase da infância em mundo lúdico acaba tendo uma abertura maior para a sua nova realidade. Acolhidos pela avó materna de Jack, eles iniciam uma nova fase em suas vidas.

        


2 ANÁLISE CRÍTICA

A partir dos conteúdos teóricos abordados durante as aulas, será exposto uma análise sobre o desenvolvimento infantil do protagonista Jack no filme “O quarto de Jack”, baseando-se no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento cognitivo das teorias de Jean Piaget e Vygotsky.

Para Jean Piaget, seu foco de estudo não era a criança e sim o “conhecimento humano”; para ele o processo de desenvolvimento do conhecimento é produzido a partir da ação do sujeito sobre o meio em que vive e só se constitui com a estruturação da experiência que lhe permite atribuir sentido. O significado é o resultado da possibilidade de assimilação. Conhecer, portanto, significa inserir o objeto em um sistema de relações, a partir das ações realizadas sobre esse objeto. (CAVICCHIA, 20--)

Piaget conceitua o conhecimento como o resultado “das trocas entre o organismo e o meio ambiente”, sendo vós responsáveis ​​por desenvolver a capacidade de se conhecerem. Produzem estruturas mentais que, sendo orgânicas, não estão nos genes, mas surgem como resultado de demandas do meio ambiente ao organismo. Ele nomeou como “processos de adaptação, com seus dois aspectos complementares: assimilação e acomodação. Na tentativa de adaptação ao meio, o indivíduo utiliza dois processos fundamentais que constituem o sistema cognitivo em termos de funcionamento: a assimilação ou incorporação de um elemento externo, em um esquema sensório-motor ou conceitual do sujeito, e a acomodação, ou seja, a necessidade de assimilação para considerar as particularidades dos elementos a serem assimilados. (CAVICCHIA, 20--)

Piaget distingue quatro estágios no desenvolvimento cognitivo, relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança; o primeiro é do 0-2 anos é o estágio da inteligência sensório-motor; o segundo vai de 2 a 7-8 anos é o estágio da inteligência simbólica ou pré-operatório; o terceiro estágio vai de 8 a 11-12 anos, o da inteligência operatória concreta e o quarto estágio a partir dos 12 anos, passando por toda vida adulta, é o da inteligência formal. (CAVICCHIA, 20--)

Retomando o protagonista Jack, relacionando com os estágios do desenvolvimento de Piaget, considera-se que o mesmo se encontra no estádio pré-operacional, porém leva-se em consideração a sua realidade, pois viveu enclausurado com pouco espaço físico, sem contato social e sem contato externo desde o seu nascimento até os 5 anos de idade, através disso ele criou um mundo real de acordo com suas percepções e simbologias, outro aspecto relevante é que seu conhecimento foi construindo através de informações restritas. Embasado nestas afirmações, questiona-se o quanto seu desenvolvimento foi prejudicado, pois o estágio pré-operacional, é notado por eventos do pensamento simbólico ou a capacidade representacional, integrando a fala, que auxilia no processo de socialização. Seu universo cognitivo, foi estimulado através das   brincadeiras, atividades com objetos espalhados   pelo   quarto, desenhos e histórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com