TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Resenha: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Estar alfabetizado é ter o domínio da leitura e da escrita em seu significado próprio.”

O processo de Alfabetização determina a aquisição do letramento para a formação do leitor. A alfabetização é o domínio das habilidades para ler e escrever ter o domínio da técnica. Um sujeito está alfabetizado quando tem o domínio das letras e da sua decodificação. A alfabetização é uma atividade construtiva e criativa isto é deve fundamentar-se no valor que a leitura e a escrita tem na prática social. Um sujeito é considerado alfabetizado quando é capaz de construir novos conhecimentos acerca do que lhe foi proposto.

Alfabetizar é o processo pelo qual se adquire o domínio das habilidades para ler e escrever, é aquele indivíduo que sabe ler e escrever. Nos dias de hoje, ser alfabetizado tem se revelado insuficiente. A preocupação com o analfabetismo funcional levou os pesquisadores ao conceito de “letramento” em lugar de “alfabetização”. Segundo Soares (2000a: 1), “Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada”.

Letrado é aquele indivíduo que sabe ler e produzir textos. Letrado já está incorporado ao vocabulário educacional, compreendemos que nosso problema não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas é, levar os indivíduos - crianças e adultos - a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais de leitura e de escrita. O resultado implica habilidades que permitam que o indivíduo interprete e compreenda o que se lê. A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever, ou seja, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social. O processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na escola não pode ser configurado como um mundo à parte e não ter a finalidade de preparar o sujeito para a realidade na qual se insere. É necessário que o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com