TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - ENXAQUECA

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DE CASO - ENXAQUECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 4

2.0 COLETA DE DADOS DO INDIVÍDUO 5

2.1 IDENTIFICAÇÃO 5

3.0 ANTECEDENTES PESSOAIS 6

4.0 ANTECEDENTES FAMILIÁRES 7

5.0 HISTÓRIA PREGRESSA DA PATOLOGIA ATUAL 8

6.0 HISTÓRIA CLÍNICA 9

6.1 QUEXAS PRINCIPAIS 9

7.0 EXAME FÍSICO 10

8.0 PATOLOGIAS 11

8.1 ENXAQUECA 11

9.0 PATOLOGIAS CORRELACIONADAS 13

10.0 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OU ESTATISTICOS 14

11.0 MEDICAÇÕES E EXAMES 16

11.1 MEDICAÇÕES 16

11.2 EXAMES 16

12.0 TRATAMENTO 17

13.0 INTERVENÇÕES PROFISSIONAIS E CUIDADOS 18

14.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

15.0 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 20

ANEXOS 21

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito destacar um problema que afeta grande parte da população mundial destacando uma patologia conhecida desde os primórdios da humanidade (enxaqueca) caracterizada por crises agudas recorrentes, unilateral ou bilateral, pulsátil e latejante com intensidade variável, podendo durar de quatro a setenta e duas horas, com intervalos assintomáticos. As crises podem ser desencadeadas por inúmeros fatores como estresse físico ou emocional, por determinados alimentos, privações ou excesso de sono.

Ressalta ainda que a enxaqueca não tem cura, mas o tratamento com ou sem medicamentos ajuda a reduzir a frequência e a intensidade dos ataques. O padrão dos ataques muda ao longo dos anos.

Despertou em mim o interesse de realizar este estudo, devido o grande número de incidência na população mundial e em especial as mulheres. Através de pesquisas, entrevista e levantamento bibliográficos da pra se ter uma idéia de quanto os brasileiros sofrem de enxaqueca que apesar de ser uma doença benigna, que raramente gera complicações sérias pode diminui drasticamente a produtividade, além de comprometer a vida social e familiar do paciente.

2. COLETA DE DADOS DO INDIVÍDUO

2.1 IDENTIFICAÇÃO

M.R.F.M. Nascida no dia dez de Fevereiro de mil novecentos e oitenta e quatro, com vinte e sete anos, sexo feminino, cor branca, funcionária pública na função de Agente Administrativo, católica praticante, residente na Avenida do contorno no 85, centro de Vila Bela da Santíssima Trindade, natural de Caicó Rio Grande do Norte, Ensino médio Completo. Entrevista realizada dia dezoito de Outubro de dois mil e onze, período noturno.

3. ANTECEDENTES PESSOAIS

Casada ha sete anos, com um filho de seis anos que reside com a mesma, mora em casa própria de alvenaria contendo três quartos, sendo um suíte, duas salas, duas áreas, cozinha, dois banheiros, possui quintal com árvores frutíferas, água tratada e encanada, desprovido de saneamento básico, o lixo é coletado diretamente pelo serviço municipal, possuindo fossa rudimentar.

Alimenta-se adequadamente com Arroz, feijão, carnes, legumes, a mesma relata que costuma comer doces em especial o chocolate. Freqüentemente precisa ser hospitalizada por um curto período apresentando fortes dores de cabeça, acompanhado de náuseas e tontura. No ano de dois mil e cinco nasceu seu filho de parto normal no hospital Evangélico de Mato Grosso, permanecendo internada por dois dias.

4. ANTECEDENTES FAMILIÁRES

Declara que sua avó materna, sua mãe e irmã mais velha também queixavam-se de fortes dores de cabeça, acompanhada de leves tonturas e náuseas. Sendo assim percebe-se a ligação da patologia a hereditariedade.

5. HISTÓRIA PREGRESSA DA PATOLOGIA ATUAL

Quando criança apresentava leves dores de cabeça e sempre ficava enjoada ao andar de carro e tomava medicamento para combater o enjôo, sentia dores logo após ansiedade, agitação e quando ultrapassava o horário das refeições, sua mãe controlava seu horário de alimentação.

Após ter seu primeiro período menstrual as dores de cabeça mudaram e geralmente atacava uma ou duas vezes ao mês, eram muito mais fortes. Em sua fase adulta as crises se tornaram mais freqüentes e mais agressivas, duravam um ou dois dias, as vezes pareciam vir do nada, poderia ter crises consecutivas e até ficar livre por vários meses.

Embora a paciente relatar que sentia dores dês de sua infância só procurou atendimento médico aos seus vinte e três anos, após uma crise de três dias seguidos de fortes dores de cabeça acompanhada de tontura, náuseas e vômitos. Do PSF Tereza de benguela desta cidade foi encaminhada ao neurologista e diagnosticado enxaqueca.

FASES CAUSAS MEDICAMENTOS DOSAGEM

QUANDO CRIANÇA

Ficava enjoada ao andar de carro

Metoclopamida,cloridato

(antiemético)

25 gotas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com