TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Ciências da Saúde e da Vida Botânica das Espermatófitas

Por:   •  6/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Ciências da Saúde e da Vida Botânica das Espermatófitas - Profa Cristiane Follmann Jurinitz Atividade Avaliativa Angiospermas II

INSTRUÇÕES:

 A atividade é individual. Por permitir a consulta e ter um prazo de 24 hs para a entrega, irá requerer, além do conhecimento sobre o assunto, a elaboração de uma argumentação. Observe atentamente o que é solicitado na questão e desenvolva uma resposta.

Ao submeter o arquivo respondido, salve-o com seu primeiro e último nome.

Nome:  Bruna Geordana Carvalho Barbosa                             Data: 03/12/2020

Cladograma das Angiospermas conforme APG IV (2010)

1. Qual é a principal sinapomorfia das Eudicotiledôneas? Qual a sua importância e significado evolutivo? Por que afinal o grupo não é chamado simplesmente de “Dicotiledôneas”? Argumente.

Resposta: A principal sinapormofia das euticoltiledoneas é o pólen tricolpado contem aberturas longas e sulcadas.  De acordo com alguns pesquisadores, observaram que as dicotiledôneas não são grupos monofileticos, ou seja, um único ancentral comum.

2. Estudamos na disciplina uma família botânica que é considerada a segunda mais importante em termos econômicos e ainda maior família em termos de número de espécies na flora brasileira. Qual é esta família? Descreva suas principais características diagnósticas (vegetativas e reprodutivas) e justifique com argumentos a sua importância econômica e riqueza de espécies no Brasil.

Resposta: A família é Asteraceae, podemos encontrar na natureza em forma de arvores, ervas e arbustos, uma característica morfológica importante é a presença de canais resiníferos e laticíferos havendo produção de óleos aromáticos e poliacetileno. Suas folhas são simples não possuem estípula, elas podem também ser inteiras ou denteadas com as nervações peninérveas ou palminérvea, podendo estar oposta ou verticilada, as influorencencia possuem capítulos que contem flores do disco ou flores do raio. 

São sésseis, sem uma maturação determinada, elas podem ser uni ou bissexuais, podendo também ser estéreis. A simetria pode ser actinomorfa ou zigomorfa e são flores epíginas, ou seja, com ovário ínfero com dois carpelos unidos, apenas um lóculo e um óvulo. O óvulo está fixado na porção basal do ovário, o disco nectarífero está próximo do ápice do ovário. As espécies de Asteraceae possuem cinco estames, anteras unidas (sinanteria), com alguns apêndices que formam uma estrutura tubular por onde o pólen será liberado, o estilete cresce ao longo tubo empurrando os grãos de pólen até que cheguem aos agentes polinizadores os insetos.

3. Na família Solanaceae, o gênero Solanum apresenta um mecanismo de polinização bastante particular, embora não seja exclusivo deste grupo, o qual está intimamente ligado à morfologia floral. Qual é esse mecanismo, como ele ocorre e quais são as características florais que o determinam? Que relação pode ser feita entre esse tipo de polinização e a produção de alguns alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia?

Resposta: Esse mecanismo é chamado de polinização por vibração, As flores do gênero Solanum, possuem anteras rígidas e amarelas, não produzem néctar, e possuem o pólen seco como único recurso, caracterizando a síndrome de pólen. A polinização, é essencial na produção de muitos alimentos. Neste tipo de polinização, a abelhas agarram as anteras e vibram seus tórax, agitando as anteras e liberando o pólen. O estudo da polinização por vibração e seu mecanismo, é importante para a identificação de polinizadores nativos comercialmente viáveis para culturas agrícolas que tem esse tipo de polinização, como por exemplo, o tomate, a beringela e o jiló.

4. Asteraceae é considerada a maior família das Eudicotiledôneas. O sucesso evolutivo deste grupo está ligado a algumas características presentes nesta família. Escolha duas características consideradas cruciais para o sucesso das Asteraceae e disserte sobre o porquê da sua importância.

Resposta: Polinização generalista é importante, pois permite que não apenas um animal especifico polinize aquela planta e sim vários fazendo com que tenha mais “dispersão” de pólen.

Investimento em alcaloide, pois os alcaloides faz com que as plantas tenham um gosto amargo, as protegendo assim da destruição por determinadas espécies de insetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com