TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES ASSOCIADOS À HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM HOMENS E MULHERES ENTRE 30 E 40 ANOS DE IDADE. REVISAO BIBLIOGRAFICA

Por:   •  26/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

FATORES ASSOCIADOS À HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM HOMENS E MULHERES ENTRE 30 E 40 ANOS DE IDADE. REVISAO BIBLIOGRAFICA

1 INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o aumento anormal e por um longo período da pressão no qual o sangue faz circular pelas artérias do corpo, assim conhecida como pressão alta. Essa condição tem a facilidade de apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais quanto cardíacos, podendo assim ter várias causas para a hipertensão arterial sistêmica como: excesso de peso, tabagismo, hereditariedade, sedentarismo, estresse, excesso de sal.

A hipertensão arterial tem suas condições clinica multifatoriais, associando-se com frequência a algumas alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos alvos como, por exemplo, o coração, o encéfalo, rins e vasos sanguíneos, também podendo ter a possibilidade de acontecer alterações metabólicas e consequentemente o aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Podendo ser de duas maneiras a hipertensão arterial sistêmica primaria ou secundaria, onde a primaria ocorre em 95% por ter origem multifatorial, ou seja, não tem causa definida já a secundaria ocorre em apenas 5% por ter causas subjacente, alguns exemplos é doença renal e problemas cardíacos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2006) A hipertensão arterial é uma doença crônica, grave mais que tem prevenção e tratamentos eficazes. Estima-se que, no Brasil, a HAS tinha 32,5% da população adulta, correspondendo mais ou menos a cerca de 36 milhões de brasileiros, e acometendo mais de 60% dos idosos. As taxas de prevalência vão variar de acordo com as características da população, mas na maioria dos estudos a quantidade maior esta nos homens.

Globalmente, estima-se que 18% das mortes que equivale a 9,4 milhões, foram atribuídos ao aumento da pressão arterial sistêmica. Onde cerca de 4 em cada 10 adultos com mais de 25 anos de idade tem hipertensão. A hipertensão arterial sistêmica por ser uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e assim demorando mais para o medico diagnosticar por vez não podendo ultrapassar 140 x 90 mmHg. Os vasos em que o sangue passa se contraindo, vão fazer com que a pressão eleve sendo assim uma das principais causas para que ocorra hipertensão, exemplos: histórico familiar, obesidade, diabetes, dieta rica em sódio, tabagismo, excesso de gordura no sangue, alcoolismo, sedentarismo e estresse.

Segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia (2006) mesmo sendo silenciosa a hipertensão de alguma maneira mostra algum sinal para o paciente, como os seguintes: dor na região da nuca, visão embaçada, cansaço, tontura, sangramento no nariz e em casos mais avançados pode acontecer náusea e vomito. Depois de ter sido observado os sinais ou alguns dos sinais, a hipertensão vai ter que ser tratada, pois caso contrario pode ter os seguintes riscos: insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, morte súbita, aneurismas, perda da visão, insuficiência renal e crônica, AVC isquêmico e hemorrágico e arteriosclerose.

Como já foi mencionado, muitas vezes os sintomas da HAS não são detectados, assim existindo exames laboratoriais que os detectam de forma precoce, como os seguintes: urinalise, hematócrito, ureia e /ou creatinina, potássio, glicose em jejum, cálcio, tsh e t4 e o lipidograma. Já para o seu tratamento tem os medicamentosos e os não medicamentosos. Onde esses não medicamentosos dependem mais da questão do estilo de vida como a redução do sal, álcool e tabagismo, realizar atividades físicas.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com