TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores associados á hipertensão

Por:   •  26/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3
  • AVC

        Segundo a Instituição de Neurologia de Curitiba (S/D), o acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE) é o nome popular para doenças dos vasos cerebrais. A forma mais comum é a isquemia cerebral, que ocorre quando uma artéria é obstruída, causando assim, a interrupção de fluxo sanguíneo para o cérebro. Existe também a hemorragia cerebral, que é quando um coágulo se forma no cérebro ou ao redor, formando assim hematomas, sendo menos frequentes, porém, mais graves. O AVC é a segunda maior causa de mortalidade, podendo acontecer com qualquer pessoa, e sendo mais comum para homens acima dos 45 e mulheres dos 55 anos.

        As causas do AVC, no caso da isquemia cerebral, estão ligadas a hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicérides elevados, além da obesidade, arritmias cardíacas, entre outros. As hemorragias também podem ser causadas por hipertensão arterial, trombose venosa cerebral, etc.

  • Infarto Agudo do Miocárdio

        Segundo Schmidt, et al (2015), o Infarto Agudo do Miocárdio é dividido em 5 tipos, sendo cada um causado por alguma condição. O tipo 1, é classificado como espontâneo, sendo causado por trombose coronariana. O tipo 2, ocorre em diversas condições não associadas a acidentes da placa aterosclerótica (placas de gordura, colesterol e outras substancias nas paredes da artéria) e pode ser causado por diversos desequilíbrios, entre eles por anemia, insuficiência respiratória e hipertensão. Os demais tipos são como o tipo 3, que é quando o infarto seguido do óbito.

  • Aneurisma arterial

        Segundo Ferro, et al (2012), aneurisma é definido como dilatação, sendo 50% maior que o normal. É classificado de acordo com o acometimento das camadas da parede arterial (verdadeiro ou falso), pelo seu formato (fusiforme, sacular ou dissecante) e pelo local em que está acometido o vaso sanguíneo (torácico, abdominal ou tóraco-abdominal). As principais causas são a hipertensão arterial, história familiar, tabagismo, procedimentos endovasculares e gravidez.

  • Insuficiência renal

        Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (2007), insuficiência renal aguda é a redução aguda da função renal em horas ou dias. É quando ocorre a diminuição do ritmo de filtração glomerular e/ou volume urinário. Ocorrem também distúrbios no controle do equilíbrio hidro-eletrólitico e ácido-básico. As principais causas são a hipertensão arterial, hipovolemia (hemorragia, diarreias e queimaduras).

        Romão Junior (2004), classifica a insuficiência renal crônica como uma lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente. Os riscos para a insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial, diabetes e história familiar.

  • Insuficiência cardíaca

        Segundo a American Heart Association citada por Santos e Bittencourt (2008), Insuficiência Cardíaca “é a síndrome clinica que resulta de qualquer disfunção cardíaca estrutural ou funcional que dificulta a ação do ventrículo em se preencher ou ejetar sangue”. Os fatores de risco são a hipertensão arterial, diabetes, insuficiência coronariana, obesidade, doença coronariana, historia familiar de cardiomiopatia, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com