TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jardim Natal: a relação entre a arborização e o clima agradável

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

          [pic 1]

            

   

Jardim natal: a relação entre a arborização e o clima agradável

(Relatório de aula de campo)

EQUIPE:

Cleydiel Silva

José Kelvin

Michael Barbosa

Picos – PI, 09 de abril de 2015

Jardim natal: a relação entre a arborização e o clima agradável

  1. INTRODUÇÃO

Fomos conduzidos ao bairro Jardim Natal em Picos - PI para uma aula de campo, que tinha por objetivo a observação de uma área previamente determinada onde, a partir disso, deveríamos produzir um texto que ressaltasse algo observado. Ao chegarmos lá algo que nos chamou bastante atenção foi a quantidade de árvores presentes no bairro, em uma determinada residência chegamos a contar 19 árvores na sua lateral. Portanto, nesse trabalho iremos mostrar a importância da arborização nos centros urbanos, ressaltando essa importância, sobretudo, no local da observação. Veremos também os impactos causados por a não arborização das cidades e falaremos ainda sobre os principais benefícios que a arborização traz para a sociedade.

  1. DESENVOLVIMENTO

A arborização afeta de forma direta a qualidade de vida da população e a estética da cidade, deixando-a mais bela. Nos locais onde há arborização nota-se que há uma diminuição dos impactos causados pelo homem, pois ela contribui para uma melhor qualidade do ar, diminui os ruídos e a temperatura, além de embelezar o local através da paisagem formada. Mas vale apena ressaltar que o importante não é só plantar as árvores mas mantê-las conservadas.

Estudos apontam que a arborização diminui até 4°C de temperatura, isso ocorre porque ela aumenta a umidade do ar e absorve a energia para realizar a fotossíntese. Nos locais onde a temperatura é mais intensa, no centro de Picos por exemplo, nota-se com mais facilidade a diminuição da temperatura.

A qualidade do ar nos locais onde a arborização está presente é muito melhor em relação aos locais onde não há arborização, isso se dá porque as árvores absorvem os poluentes presentes no ar, retém o gás carbônico e o transformam em gás oxigênio purificando, assim, o ar. No local observado notou-se também que há pouca incidência de barulho pois as árvores obstruem a propagação do som.

Em todo o bairro, principalmente na rua observada, notou-se a excelente qualidade do calçamento, sem a presença de buracos. Segundo alguns estudos a arborização é um dos principais fatores para que isso ocorra pois ela contribui diretamente para a diminuição das imperfeições nos asfaltos e calçamentos.

O grande crescimento do bairro nos últimos 10 anos fez com que a maior parte da vegetação presente no local fosse removida para que houvesse a construção das grandes residências, aberturas das vias e dos novos loteamentos de terra. Mas os moradores daquele local conscientizaram-se que a falta dessa vegetação acarretaria diversos problemas para eles como, por exemplo, a grande incidência dos raios solares, o aumento da temperatura, a baixa umidade, a má qualidade do ar dentre outros fatores, sabendo disso eles replantaram vários tipos de árvores no interior e no exterior de suas residências para amenizar a ocorrência desses fatores.

2.1  RELAÇÃO ENTRE A ÁREA ARBORIZADA E NÃO-ARBORIZADA.

Como já vimos anteriormente são vários os benefícios que uma área arborizada tem em relação a uma área não-arborizada. Aqui foi feito uma comparação entre dois pontos distintos da cidade de Picos, a Rua. General Licinho Pereira Nunes no bairro Jardim Natal e a Av. Getúlio Vargas no Centro.

[pic 2]

Figura 01 – R. Gen. Licinho Pereira Nunes - Jardim Natal

Fonte: GOOGLE (2011). Adaptação: AUTORES(2015)

[pic 3]

Figura 02 – Av. Getúlio Vargas - Centro

Fonte: GOOGLE (2012). Adaptação: AUTORES(2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (296.6 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com