TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DAVIDSON GOMES NOGUEIRA, DÉBORA O. LUZ COSTA, HILARY ROMEIRO RAMOS, LAÍS CASANOVA E VANESSA SILVA DAS CHAGAS

MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

AQUIDAUANA

2016

DAVIDSON GOMES NOGUEIRA, DÉBORA O. LUZ COSTA, HILARY ROMEIRO RAMOS, LAÍS CASANOVA E VANESSA SILVA DAS CHAGAS

MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Trabalho apresentado como requisito para conclusão da disciplina de PEPP V sob a orientação da professora Crisley Helena Simão

AQUIDAUANA

2016

SUMÁRIO

Introdução                                                                                        3

Aula prática sobre sistemática                                                                4

Aula prática sobre fungos                                                                        6

Aula prática sobre plantas                                                                        9

Aula prática sobre plantas- Terrário                                                                11

Aula prática sobre plantas- Estômatos                                                        14

Aula prática sobre plantas- Pteridófitas                                                        16

Aula prática sobre Inveterados                                                                18

Referências Bibliográficas                                                                        20

INTRODUÇÃO

As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos (Luneta, 1991). Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala (Leite et al., [s.d]. As aulas práticas de Biologia proporcionam aos alunos um ambiente descontraído no qual ele pode alcançar seu potencial de entendimento do conteúdo com pouca ajuda do professor. Ou seja, nas aulas práticas os alunos são capazes obter certa independência de descoberta e conhecimento. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.

AULA PRÁTICA SOBRE SISTEMÁTICA

Introdução

A sistemática nada mais é do que a classificação de organismos de acordo com as suas semelhanças e segundo a suas diferenças. Aprender a estudar a sistemática é crucial para um aluno de ensino médio que queira entrar em uma faculdade, principalmente nas biológicas, ou mesmo no ensino médio enquanto aprende sobre a divisão dos seres vivos, pois a sistemática facilitará a compreensão de o porquê cada indivíduo está em certo grupo e não em outro e saberá explicar o porquê.

Objetivos

  • O aluno deverá aprender a ter uma linha de raciocínio lógico por conta própria;

Material necessário

  • 15 cartas com fotos de animais de diferentes grupos de classificação; (Neste exemplo serão usados 5 exemplares de insetos, 5 de anelídeos, e 5 de aracnídeos,  mas essas escolhas ficam a critério de cada professor);

Procedimentos

  • Essa prática é recomendada ser aplicada antes da primeira aula de sistemática, e terá no máximo 30 min de duração (o professor pode ainda fazer uma segunda vez essa atividade ao final das aulas de sistemática com outros exemplos de animais);
  • O professor deve separar a sala em pequenos grupos, de no máximo 5 alunos, e distribuir as 15 cartas para cada grupo (cada grupo terá que ter as 15 cartas, ou a quantidade de cartas que o professor resolveu colocar nos materiais necessários);
  •  O professor NÃO deve dizer quantos grupos diferentes tem nas cartas;
  •  O professor instruirá os alunos a separar as cartas em grupos de acordo com a maneira que os alunos quiserem, mas os alunos devem depois de separado as cartas, dizer qual foi o critério utilizado para tal agrupamento, ainda que o aluno tenha colocados todos os animais em um mesmo grupo.
  • O professor deverá considerar qualquer agrupamento como "certo", contanto que o aluno explique por que escolheu daquela forma.
  • Por ultimo, o professor deverá explicar os agrupamentos que ele tinha pensado no início da montagem das cartas.
  •  O professor pode aplicar essa atividade com tempos definidos para a escolha dos grupos das cartas e das apresentações. É sugerido que o professor separe de 5 a 10 min para a separação das cartas em grupos e de 20 a 25 min para as explicações dos grupos de acordo com a quantidade de alunos.

Resultados esperados

É esperado que os alunos consigam separar os animais em 3 grupos de 5 cartas, e explicar o porquê separou assim, sem lavar em consideração a classificação oficial dos animais. Ainda é esperado que o aluno obtenha um poder maior de observação ao final da atividade.

Conclusões

A sistemática é algo um tanto quanto difícil de ser estudado a fundo, mas o conceito é fácil de ser passado e de explicar para um aluno o porquê de cada parte, contanto que use a metodologia correta para isso. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (961.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com