TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mine gear sistema digestório

Por:   •  23/11/2018  •  Artigo  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

Mini Gear

Alysson Alves R de Souza; Eros Brandão Oliveira; Lucas Barreto Ferreira; Luis Gustavo de Oliveira Costa; Raul Lourenço O Fonseca;  Yuri Jaymille Carvalho Guilherme

Ana Carolina, (orientadora)

Resumo- O presente trabalho tem o objetivo  tornar prático os conhecimentos adquiridos no curso de engenharia e  desenvolver a criatividade de futuros engenheiros .Este trabalho visa desenvolver um mini gear que seja capaz de representar um sistema digestório de uma forma prática e criativa, que incentive  alunos de todas as idades a interagirem com o sistema digestório  , para que em sala de aula  possam ter um maior entendimento da matéria. A ideia para este projeto  surgiu da necessidade que enxergamos de tornar mais dinâmico o aprendizado dos alunos, em consonância com o propósito de construir um mini gear que tenha uma boa utilidade no sistema educacional.

Como proposto pelo orientador os materiais utilizados no trabalho são recicláveis, o que incentiva a reutilização e a sustentabilidade, podendo então reunir no trabalho conceitos como reciclagem e multidisciplinaridade. O trabalho foi feito em sua maioria utilizando papelão e motores de carrinhos que não eram utilizados, foi utilizado também tesoura e cola para dar forma ao trabalho.

Como principal resultado o trabalho será de grande utilidade educacional além de proporcionar aos participantes do projeto experiências muito importantes para o curso de engenharia. Como o trabalho foi de grande utilidade pensasse em fazer avanços e até mesmo novos projetos voltados a área de educação.

Palavras chave— mini gear, sistema digestório  e, interação

        I. INTRODUÇÃO

O

 S mini Gears são projetos, que cada vez mais tem sido realizados pela geração Maier.

este tipo de projeto possibilita a projeção em escala menor de protótipos, permite, uma interação mais pratica dos elaboradores.

Estes são feitos em diversos formatos e estilos mas a similaridade entre todos, é uso de material reciclável, entre eles o principal é o Papelão.

Muitos desses projetos fazem uso de aparatos de automação, principalmente motores pequenos movidos a baterias alcalinas.

A concepção deste mini gear se deu como base no sistema Digestório, um dos sistemas mais conhecidos da Anatomia Humana, tem-se a difícil tarefa de esquematizar este sistema, tentando mostrar o máximo  de detalhes possíveis.

O mesmo também será construído tens O como principal matérias o Papelão, para, melhor compreensão do trajeto do alimento, utiliza se em alguns pontos motores com sistema de polias para poder dar movimento ao conjunto. Através da construção deste mini gear, tem-se um produto que pode ser utilizado na didática de aulas sobre anatomia de forma prática, uma vez que a base de funcionamento do mesmo recria os passos básicos do funcionamento do sistema digestório humano. Dessa forma é possível uma modificação na didática até então empregada no ensino

II. REFERENCIAL TEÓRICO

Esta seção apresenta os principais aspectos teóricos do processo de construção do projeto e os conceitos necessários para conclusão do mesmo.

A) Mini Gear

O trabalho tem por objetivo a construção de um mini gear e para isso se faz  necessário o  entendimento sobre o que é um é um mini gear. O mini gear é uma palavra do inglês que em tradução direta significa “pequenas engrenagens”[1],que pode ser interpretado como uma pequena criação. Ele  surgiu como forma de passar o tempo e também de desenvolver  protótipos de engenhocas, que em sua maioria são feitos através de materiais recicláveis, reutilizando como ferramenta principal, o papelão. O mini gear é um excelentes passatempo e pode se transformar em brincadeiras e jogos divertidos e educativos. Seu funcionamento é bastante utilizado na criação de  protótipos de engenhocas, onde é feito uma miniatura do que se planeja fazer em tamanho real, por esse motivo são bastante utilizados por engenheiros pois ajudam a criar uma noção básica de como se desenvolver um projeto, tanto na parte de planejamento, projeção e desenho quanto na parte prática. Dentre os processos de montagem está o planejamento, que envolve o objetivo do projeto, o material que será utilizado e o esboço do desenho com as medidas e os cálculos necessários.

B) Sistema digestório

O mini gear montado teve como base construir uma maquete do sistema digestório. Então o grupo buscou entender um pouco mais sobre esse assunto para poder fazer um mini gear que representasse com a maior eficiência de detalhes possíveis a realidade do sistema digestório, que basicamente possui a estrutura evidenciada na imagem:

Figura 1- Sistema Digestório

[pic 1]

O Sistema Digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos (grosso e delgado), reto e ânus. Há também os órgãos digestórios acessórios: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. Dentre as funções do sistema digestório estão: a Captação dos alimentos através da boca; Liberação de enzimas, ácidos e água no lúmen do trato gastrointestinal e Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal [2].

Neste trabalho consta  somente o trajeto feito pelo alimento, desde a entrada pela boca até a saída pelo ânus, passando pela faringe, estomago, intestino delgado e intestino grosso.

C) Reutilização e reciclagem

Foram utilizados no trabalho materiais recicláveis. Materiais recicláveis são materiais que após seu uso inicial, podem ser reaproveitados para outras finalidades [3]. Logo, este projeto consiste na utilização de materiais já utilizados, prolongando assim a vida útil dos mesmos. O uso desses materiais proporciona uma utilização mais racional dos recursos naturais o que ajuda na sustentabilidade do planeta, combatendo o desperdício de materiais e evitando também a poluição, além de ajudar no custo beneficio do projeto.

D) Multidisciplinaridade

Um dos conceitos trabalhados no projeto é o de multidisciplinaridade que segundo o dicionário significa reunir várias disciplinas em busca de um objetivo final.[4]. O projeto trabalha com a ideia de auxiliar o meio educacional criando mini gear que ajude o corpo discente a entender melhor a matéria e a facilitar a explicação dos professores. Então basicamente utilizasse de propostas de diversas matérias para que haja uma melhor compreensão dos alunos.

Figura 2-Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (584.4 Kb)   docx (402.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com