TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA ESTATÍSTICA E DA PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Por:   •  10/6/2015  •  Monografia  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS – FIT

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ODEISE REBELO DOS SANTOS DIAS

TURNO NOTURNO – 3º SEMESTRE

DISSERTAÇÃO: “O ENSINO DA ESTATÍSTICA E DA PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES”

Santarém, PA

2015

A ciência matemática proporciona aos educandos uma visão sistemática e precisa dos casos do mundo, seja qual for o contexto, tecnologia, social, ambiental, entre outros. Permite ao praticante ter a sensibilidade de que fatores das áreas citadas, por exemplo, podem e devem ser calculadas para se ter um melhor estudo, pesquisa, e, por seguinte, execução de uma determinada tarefa que possa a vir a acrescentar de forma mais segura na devida área.

Na mesma ideologia, se tem a probabilidade e a estatística, apresentando o papel de viabilizar a compreensão de dados reais do mundo, na forma de gráficos, tabelas, porcentagens, etc., para as pessoas terem uma melhor noção histórica desses dados. Isso significa saber ser crítico, saber analisar dados, dos quais, provavelmente, muitos envolvem direta ou indiretamente quem os analisa.

A inserção da probabilidade e estatística na formação básica permitiria aos alunos criar um senso analítico desde cedo, formando assim um pensamento consistente e, consequentemente, um cidadão com poder de criticidade a respeito dos eventos do mundo, sendo os dados analisados do mundo real.

Uma incerteza pode ser convertida numa exatidão probabilística facilmente através de processos estocásticos, e isso pode gerar um desempenho maior na criação de opinião ou do próprio saber, por isso, probabilidade e estatística, deveria ser tão fundamental quanto as demais ciências abordadas na educação básica.

A facilidade que a probabilidade e a estatística fornece na compreensão de eventos, em forma de números, traduzindo a informação de uma forma sintética, permite essa análise mais profunda dos dados. Na escola, se cobra muito – ou pelo menos deveria se cobrar -, interpretação de texto, mas não seria igualmente essencial dominar a compreensão de dados tanto quanto texto? Sabendo que nem todos os dados estão representados em palavras.

Começar a analisar dados juntamente com textos tornaria o aluno um ser mais completo mediante à sua formação, por exigir uma maior capacidade intelectual do aluno, isso incentivaria sua interdisciplinaridade, a análise dos fatos compreendendo mais de um contexto.

E o facilitador dessa área, os docentes matemáticos, é quem tem a responsabilidade de introduzir o aluno nesse universo da estatística. O professor precisa ter uma formação sólida e densa para se ter domínio na hora de lecionar, para poder conseguir transmitir ao seu aprendiz o conteúdo de uma forma que este, avaliará como sendo de extrema importância, e portanto, caracterizando-a uma área de seu interesse. Pelo fato de ter de ser parte da educação “básica”, sendo básico, é indispensável para sua formação quanto membro de uma sociedade.

A formação de um professor não se restringe à sua jornada acadêmica, vai muito além disso, por ser um incentivador da educação e não apenas um transmissor de conhecimentos, o professor precisar ter uma formação contínua, para poder atender de forma mais qualitativa, completa e atualizada o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com