TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 9

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PANTOJA, Denesten Ribeiro1; MELO, Elisnei Ferreira1; LIMA, Renato Abreu2*

1Graduação em Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO, Brasil; 2Docente da Faculdade São Lucas

*E-mail: renatoabreu07@hotmail.com 

RESUMO

O estágio em biologia, matéria de grade curricular do curso de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas veio como uma forma complementar a aprendizagem dos acadêmicos na pratica na área da licenciatura plena. Após ter visto as leis de LDB (Lei de Diretrizes e bases) e técnicas de ensino e aprendizagem, os nossos professores nos direcionaram a área prática da docência, visto em que já fomos treinados e orientados de como realizar os procedimentos legais para uma elaboração e execução das aulas em biologia. A regência é uma parte do estágio de grande importância para a formação acadêmica na parte de licenciatura, uma vez que é na prática que se descobre tanto a capacidade e o talento de cada um e também o grau de improviso a cada situação não esperada, além de ser o momento oportuno para descobrir se esta e a carreira certa almejada pelo acadêmico. Durante os anos, 1°, 2° e 3° do ensino médio foram desenvolvidos os seguintes temas: reprodução humana; conhecimento sobre o núcleo celular, algas pluricelulares, sistema digestório animal e conhecimento sobre os artrópodes. Os estagiários utilizaram recursos multimídias quadro branco, pincel, exemplares de materiais de artrópodes para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos. Após explicação de cada conteúdo, foram utilizadas atividades complementares para retirar possíveis dúvidas que os alunos ainda tinham. A fase de observação foi muito importante de toda etapa do estagio, pois foi possível estudar os alunos e saber como eles se comportavam e também avaliar o caráter de cada um, saber como cada um pensa e o grau de conhecimento dos mesmos para que na hora da regência soubéssemos qual seria o melhor método de aula que usaríamos. O estágio em biologia tem como objetivo as atividades de observação e regência, nos trouxeram muita experiência e muita satisfação de ser professor mesmo por um curto tempo, e de poder vivenciar o dia-a-dia desses profissionais que estão todos os dias em sala de aula. A disciplina de biologia atendeu todas as expectativas previstas para adquiri experiência para futuras profissões de educador.

Palavras-chave: professor, aprendizado, técnicas.

1. INTRODUÇÃO

O contato e as trocas estabelecidas entre o professor em formação inicial e a realidade escolar, juntamente com o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da escola-campo, permitem a aproximação da condição docente às situações nas quais o sujeito se torna professor. Também possibilitam o reconhecimento das partes tocantes e a (re) significação da identidade e valorização profissional do professor. (TARDIF, 1999; PIMENTA, 2004; SCHAFFRATH, 2008).

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos cursos de licenciatura, que se articula com a pesquisa e o cotidiano escolar, proporciona experiências de formação dos professores que associam conhecimento teórico prático, alimentando os saberes necessários à formação docente (TARDIF, 1999; PIMENTA, 2004; SCHAFFRATH, 2008). Além disso, a pesquisa na educação, para a educação e sobre a educação permite uma reflexão organizada, detalhada, sócio-histórica e crítica, para uma melhor compreensão da realidade.

O ECS, parceria entre a universidade e a escola, gera processos teórico-práticos que permitem aos estagiários construir conhecimentos do campo de ensino-aprendizagem ou daqueles específicos das ciências biológicas, e o desenvolvimento de procedimentos, atitudes e valores humanos. Como afirma Schaffrath (2008), a prática da pesquisa possibilita a articulação de saberes, o que é condição essencial para que o educador e também a dos seus alunos.

Além dos conhecimentos disciplinares, ou aqueles inseridos em programas educativos, escolar ou universitários, entende-se que existem saberes que são necessários à educação do futuro.

 Durante a etapa de docência, todo o processo de ensino-aprendizagem é planejado e praticado compreendendo o conhecimento científico como saber simbólico por natureza e socialmente negociado, que o professor pode fornecer experiências físicas e socioculturais para a aprendizagem, e que os estudantes podem ter esquemas conceituais plurais, cada um apropriado a contextos sociais específicos (DRIVER et al., 1999).

O tempo mínimo para todos os cursos superiores de graduação de formação de docentes para a atuação na educação básica para a execução das atividades científico-acadêmicas não poderá ficar abaixo de 2000 horas, sendo que, respeitadas as condições peculiares das instituições, estimula-se a inclusão de mais horas para estas atividades. Citação?[a]

As discussões em torno do estágio supervisionado nas licenciaturas do Brasil bem como sobre suas implicações na vida profissional futura dos estagiários em cursos de formação de professores têm sido ampliadas nos últimos anos tendo como foco a docência. Destacam-se os estudos realizados por Pessoa (1987, 2000); Kulcsar (1994); Pimenta; Lima (2004); Freitas et al., (2005).

O estágio em biologia tem como objetivo as atividades de observação e regência, nos trouxeram muita experiência e muita satisfação de ser professor mesmo por um curto tempo, e de poder vivenciar o dia-a-dia desses profissionais que estão todos os dias em sala de aula.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Explicar a disciplina:

 A disciplina de estágio supervisionado em Biologia e uma matéria que nos mostra como é importante o contato na escola com os professores e alunos. Nos preparando para a docência. Mas para isso tivemos em sala de aula na Faculdade são Lucas como carga horaria de 120 horas aulas, foram ministradas micro aulas que foram sorteados os assuntos e em seguida preparamos as micros aulas de acordo com os temas das 1º, 2º e 3º series do ensino médio sendo em dias específicos. E  em seguida ministramos para os nossos colegas e o professor. Assim obtivemos notas para assim poder ir a campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com