TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE FAZER COM O LIXO QUE PRODUZIMOS?

Por:   •  2/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

TÍTULO

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE FAZER COM O LIXO QUE PRODUZIMOS?

TEMA

A importância de um Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos como prática sustentável e social permanente para uma destinação correta dos resíduos sólidos urbanos gerados nos processos e atividades educacionais numa Escola Pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Fortaleza, Ceará.

INTRODUÇÃO 

Para além do processo de ensino e aprendizagem, dentre as principais atribuições das escolas, está a construção de pessoas ativamente críticas, reflexivas e comprometidas em todas as esferas da vida humana com enfoque em diferentes questões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Tendo em vista questões ambientais como a sustentabilidade e a promoção de um consumo consciente, a educação ambiental se destaca como importante fundamento nas diversas discussões sobre os impactos que o consumo humano dos recursos naturais causa ao meio ambiente.

Neste sentido, é de extrema importância que as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, considerem a necessidade de se desenvolver uma correta gestão dos próprios resíduos criados em seu cotidiano, assim como manter um controle efetivo dos lixos oriundos das diferentes atividades que envolvem a comunidade onde está inserida, principalmente, no sentido de incentivar um consumo verdadeiramente consciente.

Além disto, tornar a gestão dos resíduos uma prática contínua e permanente na rotina escolar é de extrema importância de ser trabalhada no cotidiano dos educandos, fortalecendo a educação ambiental como mais um elemento de construção e transformação de indivíduos, despertando uma visão e atitudes conscientes em favor do meio ambiente e da sociedade em geral.

OBJETIVOS 

Geral

  • Desenvolver um Programa de Gestão de Resíduos Sólidos numa escola Pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Fortaleza, Ceará.  

Específicos

  • Conscientizar a comunidade escolar e local sobre a necessidade de fazer uma destinação correta aos resíduos sólidos gerados na escola e a partir de nossas atividades cotidianas.
  • Incentivar a adoção de atitudes corretas para um consumo consciente de diferentes recursos, sejam naturais ou oriundos da atividade humana.
  • Promover a educação ambiental como uma prática contínua e permanente a partir da adoção do gerenciamento dos resíduos sólidos como rotina escolar.

JUSTIFICATIVA

Embora não tenha a mesma amplitude de uma indústria, as escolas apresentam impactos ambientais negativos significativos tendo em vista as quantidades consideráveis de recursos que consomem e dos resíduos que geram.

A iniciativa de desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos sólidos viabiliza melhorias nas atividades escolares em toda sua extensão e áreas de funcionamento, bem como nos diferentes processos administrativos.

Ao considerarmos que um programa de gestão de resíduos subsidia procedimentos sistematizados que promovem melhorias nos resultados dos processos, percebe-se sua importância também na integração de toda uma organização uma vez que proporciona importantes contribuições para o desenvolvimento dos recursos humanos, desenvolvendo sensibilização, motivação e capacitação para um efetivo comprometimento no que se refere a urgente necessidade de minimizar a geração de resíduos e direcionar uma destinação adequada a eles.

Além disto, possibilita uma melhor identificação, avaliação, classificação e quantificação dos resíduos gerados, e também averiguar e direcionar melhores condições de segregação, acondicionamento, transporte, estocagem, formas de tratamento e, sobre tudo, uma correta destinação final destes resíduos conforme sua tipologia, refletindo, portanto, em importantes benefícios para o meio ambiente e também para a saúde da comunidade geral.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido em diferentes contextos nos quais o tema central será trabalhado em diferentes espaços pedagógicos da escola, além da sala de aula, como a biblioteca ou laboratório de informática; também serão realizados encontros em espaços de educação não formal, como centros de reciclagem urbana (eco pontos) ou museus. Em momentos oportunos, o projeto possibilitará ainda, desenvolver um trabalho interdisciplinar com outras disciplinas de ouras áreas do conhecimento.

As ações idealizadas para a execução do projeto envolvem, inicialmente, apresentação do projeto, a sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que são resíduos sólidos, a averiguação do comportamento dos alunos e de suas famílias em relação ao consumo e os cuidados com os resíduos que geram em suas residências.

Como forma de introduzir conceitos básicos sobre educação ambiental, consumo sustentável e aspectos relacionados aos tipos de resíduos sólidos, serão utilizados diferentes recursos didáticos como vídeos documentários, além da realização de oficinas e dinâmicas em grupos com a intensão de desenvolver uma aprendizagem colaborativa sob a perspectiva “Steam”, estimulando a criatividade dos alunos, além de contribuir para torná-los capaz de resolver problemas.

Outras atividades também envolvem a visitação as dependências da escola, oportunizando ao professor fazer questionamentos que conduzam os alunos a observarem e analisarem o comportamento das pessoas envolvidas na rotina diária da escola em relação ao lixo que produzem em suas atividades cotidianas.

Ainda estão previstas atividades que envolvam a organização da turma em pequenos grupos, onde o professor promoverá rodas de conversa e a aplicação da metodologia de “Rotação por Estações” sobre consumismo e seus impactos ao meio ambiente.  

Para o fechamento das atividades, será organizada uma visita ao “Eco Point” parque ecológico e ao Zoológico municipal, para apresentar aos alunos as etapas envolvidas num processo de gerenciamento de resíduos sólidos e na adoção de hábitos para uma conduta sustentável; retornando à escola, seguiremos para um debate sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Seguindo para a etapa final, será iniciada a organização da feira a partir de uma oficina para a confecção dos produtos sustentáveis, dos materiais de conscientização e de divulgação da feira. O ápice do projeto se dará com a realização da feira e exposição dos materiais produzidos pelos alunos. Após isso, será o momento de avaliar o projeto e as ações desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com