TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Microorganismos no Sistema Digestório

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

BACTÉRIA HELICOBACTER PYLORI (H. PYLORI)

Causadora da úlcera péptica

Características morfológicas

Como todas as bactérias, a H. pylori é procariótica e desprovida de envelope nuclear. Possui um cromossomo circular único, embora algumas bactérias possuam pequenas moléculas de DNA circular, os plasmídios; é gram-negativa; tem forma d ebacilo curvo e espiralado; não forma esporos e é microaerófila; tamanho relativamente pequeno; possui alta motilidade (multiflagelada); crescimento lento, aderente; possui algumas toxinas e pode sofrer pleomorfismo (mudança de basilo para um coco).

Contágio

Não é plenamente conhecido. A transmissão pode ocorre através de contato com vômito ou fezes contaminados, ou mesmo água contaminada com tais excrementos.

Desenvolvimento da patologia

A bactéria normalmente se aloja na parede do estomago, abaixo da camada de muco, responsável pela proteção do estomago contra o excesso de acidez, logo, ela também fica protegida. Uma vez instalada, a bactéria começa a soltar enzimas que irritam a parede do estomago, outras afetam a camada de muco, desprotegendo-as da acidez.

Ocorrem geralmente inflamações da mucosa, e podem causar lesões no estomago e no duodeno, sendo vulnerável o aparecimento de gastrites, úlceras pépticas, cânceres, etc.

Tratamento

O tratamento é feito com a combinação de medicamentos para conter os sintomas, reduzir os níveis de acidez e eliminar a bactéria do organismo.

VIRUS PARAMYXOVIRUS

Causadora da caxumba

Características morfológicas

É um vírus da mesma família do sarampo. Seu genoma é de RNA simples, de sentido negativo. É envelopado, plemórfico variado de100 - 600nm, e de formato esférico muitas vezes filamentoso. O envelope contém proteínas hemaglutinadas e neuraminidas, que participam das imunológicas, sendo antígenos virais. 

Contágio

Muito contagiosa, é transmitida por contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas. Ao término de uma semana a doença já não é mais considerada contagiosa, e ao término da doença a pessoa é considerada imune.

Desenvolvimento da patologia

Também chamado de papeira, passa por um estágio de incubação de duas a três semanas. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, incômodos ao mastigar e engolir e fraqueza. A principal característica desta doença é o aumento das glândulas salivares que ficam próximas ao ouvido e que consequentemente faz o rosto inchar. Em casos mais adiantados, pode ocasionar surdez, meningite e embora haja poucos casos, pode levar a óbito.

Tratamento

Como a maior parte das infecções virais, a caxumba é tratada pelo próprio organismo, em duas semanas geralmente há um restabelecimento completo. O maior meio de prevenção é a vacina.

FUNGO CÂNDIDA ALBICANS

Causadora da candidíase intestinal

Características morfológicas

Possuem célula eucariótica; não possuem clorofila; são dimórfico que pode apresentar a forma de levedura ou filamentosa, podendo ainda assumir a forma de pseudohifa (em que as células são alongadas e se encontram agrupadas). As leveduras são unicelulares com aspecto esférico, já as filamentosas são multicelulares, compostos por estruturas tubulares, as hifas, que se ramificam e formam o micélio; são heterótrofos e possuem uma parede celular de quitina para proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com