TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ensino

Por:   •  14/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DENIS VIEIRA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

PROJETO NO ENSINO

RECICLAGEM

PARAGOMINAS-PA

2021

1

UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DENIS VIEIRA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

PROJETO NO ENSINO

Projeto de Ensino apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado: Projeto no Ensino.

PARAGOMINAS-PA

2021

2

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus, por todas as bençãos concedidas ao longo dos últimos três anos em que faço parte como aluno da UNICESUMAR. A minha querida esposa Jessika Clara da Silva Barbosa, aos meus filhos Gabriel de Sousa Oliveira, Samuel de Sousa Oliveira, Emanoele Paixão de Oliveira e Thomas Barbosa de Oliveira que tem sido o maior motivo pelo qual mesmo que tardiamente resolvi ingressar na faculdade de Ciências Biológicas.

Quero aqui deixar meus mais sinceros agradecimentos a minha mediadora Professora Paula Costa pela dedicação e força de vontade em tirar todas as dúvidas relacionadas a matéria do estágio supervisionado.

Aos meus colegas de classe, que não medem esforços para apoiar uns aos outros, mesmo quando tudo parece difícil e o desanimo tenta ofuscar a realização dos nossos sonhos. Destaco meu agradecimento a aluna Amanda Dias do curso de Ciências Biológicas pelas palavras de apoio e incentivo que resultam em ânimo extra para realização de todas as atividades.

Quero agradecer a UNICESUMAR que tem me dado o suporte necessário para eu continuar estudando, mesmo em um cenário de pandemia não deixou de manter a qualidade de ensino.

3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 OBJETIVOS 6

2.1 Objetivo Geral 6

2.2 Objetivos Específicos 6

3 JUSTIFICATIVA 7

4 METODOLOGIA 8

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9

6 RECURSOS 10

7 AVALIAÇÃO 10

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

4

1 INTRODUÇÃO

Levando em consideração que o ser humano faz parte do ambiente em que vive, e depende dos seus recursos que tornam possível a sobrevivência, deve-se pensar em novas alternativas para que a influência da humanidade seja mais benéfica ao meio ambiente.

Com progresso, principalmente o industrial que levou um número grande de pessoas para as cidades, ocorreu inúmeros problemas sociais que causam até hoje prejuízos enormes ao meio ambiente, e o lixo é um deles.

Uma sociedade moderna, com conhecimento e tecnologia precisa colocar em prática as soluções que minimizem o impacto que o lixo causa ao planeta Terra.

A educação é uma aliada importante nesta luta, pois tem o poder de transformação quando aplicada, principalmente nos anos iniciais. É preciso ensinar crianças, jovem e adultos a terem o hábito de praticar coleta seletiva e a reciclar. Parece simples, no entanto é o ponta pé inicial para termos uma sociedade moderna que tenha consciência ambiental e saiba se desenvolver com sustentabilidade.

Uma grande parte dos resíduos sólidos que irá para o que chamamos de lixões é composta por produto passivo de reciclagem. O inves5timento em reciclagem pode ser uma medida que da oportunidade aos cidadãos a preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram, diminuir o desperdício e aumentar a limpeza da cidade.

O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados podendo ser usado na função original ou na criação de novas formas de reutilização.

Além de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos sobre um método bastante relevante que é reduzir significativamente a quantidade de lixo no nosso planeta. E isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de material e de produto no nosso cotidiano. Reciclar gera emprego e renda. Em tempos atípicos por causa do Covid-19 essa pode ser uma alternativa para que famílias garantam se sustento, contribuindo assim para a transformação do espaço em que vivem.

5

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Identificar a diferença entre reutilizar e reciclar os resíduos sólidos produzidos.

2.2 Objetivos Específicos

Analisar junto com os alunos diferentes formas de despejo de lixo.

Identificar a diferença entre resíduos e lixo, de forma que seja possível realizar a distinção entre lixo orgânico e inorgânico.

Abordar temas que levar os alunos a saber exatamente a forma correta de separar e reciclar o lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com