TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Vida?

Por:   •  2/8/2021  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA — UESB

DISCENTE: MAYRA MIRANDA BRANDÃO TURNO: DIURNO

PERÍODO LETIVO: 2020.1

“O que é vida?”

O artigo trata de uma questão curiosa não apenas para biólogos, mas para a sociedade. A noção de que vida está em tudo, em todo ser vivo e em todos os lugares é comum. Nas aulas de ciências, fala-se muito sobre a vida e suas formas, mas quase nunca se vê uma explicação sobre o que realmente é. Embora alguns não achem isso relevante, o assunto transfigura-se persistentemente para formar especialistas em áreas biológicas, afinal, a forma que se aborda é bastante errônea, ao atribuir vida a funções que podem não estar presentes em todos os organismos.

Continuamente existe uma linha a dar mais importância a experimentos, por terem resultados visíveis, do que a teoria, como expressa no texto. Entretanto, isso não deve ser motivo para que a atenção não seja dada às teses. Afinal, são nelas que os professores se baseiam para transmitir conhecimento. E se não houver uma formação, uma teoria, como as coisas podem ser compreendidas? Como “vida” pode ser compreendida sem uma definição completa? Ao estudar quaisquer assuntos, a busca precisa ser contínua e abrangente. E o fato de se estudar seres vivos, traz à tona a importância de se entender tudo. De se entender a vida de todas as formas possíveis.

No texto, há paradigmas em questão. Alguns biólogos da época tentaram expressar ideias para conceituar a palavra. Ernst Mayr e John Maynard Smith, por exemplo, trouxeram modos de conceituar a palavra, com uma lista que descrevia o processo, e os requisitos para definir vida, respectivamente. Há a teoria da biologia evolutiva darwinista, que define vida como uma seleção natural de replicadores, onde se destacam David Hull e Dawkins. A teoria da vida como autopoiese também expressa, traz o destaque de Maturana e Varela, onde há a ideia de que vida é autoprodução e que as células estão sempre trocando matéria e energia com o meio externo. E, por último, há a teoria da vida como fenômeno semiótico, onde se defende que a vida é percebida na comunicação de signos com a natureza, e é, justamente, onde Peirce cria o Representamen, o Interpretante e o Objeto, para explicar esse ciclo, se tratando de mais de forma mais filosófica.

O que se pode concluir é que o sentido de vida é amplo e não somente engloba a área biológica, mas também a filosófica e social. Todas as teorias foram criadas a partir de muitos esforços e serviram de ligamentos para a rede de significados que a palavra possui atualmente nos variados ramos. Porém, ao tratar-se da biologia, a teoria da autopoiese torna-se mais aceitável, pelas condições em que a vida surgiu, e, talvez a teoria evolutiva neodarwinista possa se encaixar logo depois pela evolução e adaptação contínua. Há uma possibilidade dessas duas teorias se entrelaçarem para a explicação de uma palavra tão complexa. Mas, ainda assim, o conceito se abrange por mais de um ramo, e as interpretações sempre serão as mais variadas, afinal, tudo depende da forma de interpretação, seja ela biológica ou filosófica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com