TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Estágio

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.081 Palavras (21 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1.        unidade didática        3

2.        a organização da escola        5

2.1        Dados de Identificação        5

2.2        Estrutura Física e Material da Escola        5

2.3        PROFISSIONAIS        6

3.        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)        8

4.        ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE        12

5.        OBSERVAÇÃO DAS AULAS (DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO)        14

6.        ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA “O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES”        18

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21



  1. UNIDADE DIDÁTICA

É de suma importância que o professor procure adequar novas técnicas para a sua metodologia, para tentar resgatar o interesse do aluno pelo conhecimento, é fundamentalmente necessário procurar técnicas e metodologias diferentes do ensino tradicional.

As metodologias utilizadas em sala de aula devem ser dinâmicas e atraentes, para fazer com que o aluno procure e tenha interesse em ir buscar o novo, descobrir e pesquisar o diferente. Percebendo assim a importância de valorizar as novas metodologias que saiam do padrão do sistema tradicional de ensinar, como o mundo atual está em evolução e com as tecnologias avançando e tomando conta de quase todas as áreas, o ensino não pode se prender apenas aos métodos tradicionais, colocando limites às formas de acesso ao conhecimento e não proporcionam efeitos positivamente para a educação.

Pela concepção dos autores, as principais ideias discutidas no texto são as de aula de campo na contribuição de uma aprendizagem eficaz na área de ciências e biologia.

A aula de campo contribui para um despertamento do aluno, pois saem do comodismo de quatro paredes onde estão habituados a lerem e prenderem a teoria e passam para a prática, tendo uma visão mais ampla do meio ambiente, fazendo com que os alunos coloquem em prática as aulas dadas em sala de aula.

Os alunos que participam de aulas práticas rendem mais, e as aulas não ficam monótonas, pois eles estão se familiarizando e tendo um contato direto com o meio, aprendendo mais amplamente sobre o ecossistema brasileiro, com isso fazendo com que o aluno perceba e queira solucionar os problemas ambientais da sociedade como um todo. Mas se o professor não for bem preparado, pode causar contradição na formação dos conceitos, pois os alunos de deparam com uma qualidade ampliada de conhecimentos em relação às aulas tradicionais.

O objetivo maior dessa pesquisa realizada pelos autores, foi a investigação de como os alunos reagem sentimentalmente durante as aluas de campo em ambientes naturais, mexendo com emoções e sensações mais diversas dos alunos e  que influi decisivamente na aprendizagem dos conteúdos científicos. Além dos aspectos emocionais envolvidos, as aulas favorecem uma abordagem mais complexa e concreta dos fenômenos estudados em livros na sala de aula, fazendo com que os alunos compreendam a realidade e contribuam na tomada de decisão e julgamento moral dos seres humanos conforme afirma DAMASIO (2001).

A base de uma aprendizagem melhor é sem duvida as aulas de campo como os autores defendem no texto, pois permite que os educandos se familiarizem com o meio ambiente, sendo rica e fundamental a contribuição na aprendizagem da educação ambiental, tanto na didática como nos aspectos emocionais do individuo. Expondo a importância de conservação e conhecimento dos ecossistemas terrestres, independente da disciplina ser ciências, mostrando que as aulas de campo é um estimulo tanto para os alunos como para os professores, assim ampliando as metodologias a serem aplicadas no cotidiano escolar.


  1. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
  1.  Dados de Identificação

Nome da escola: E.E. Mª Raimunda Mota de Andrade

Endereço: Rua Alice Cabral nº 271, Pintolandia Boa Vista - RR

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual ( x )   Municipal (   )   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã ( x )   Tarde ( x  )   Noite (    )  

Séries ofertadas: 5º ano ao 9º ano

Número de alunos: 445

  1.  Estrutura Física e Material da Escola

Ambientes físicos

Salas de aula (10) 8 funcionam pelo horário matutino e 10 funcionam no vespertino

Secretaria (x)         

Pátio interno (x)

Pátio externo (x)

Quadra coberta (x) Quadra aberta (   )

Refeitório (x)

Cozinha (x)

Sanitário feminino (x)

Sanitário masculino (x)

Sanitários para professores (x)

Biblioteca (x)

Sala de vídeo e TV ( )

Sala de leitura (x)

Laboratórios (x) especificar: Laboratório de Informática

Outros (quais): Sala Multifuncional

Materiais:

Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: 20 carteiras de madeira para os alunos em cada sala, 1 mesa de madeira e uma cadeira de ferro com assento acolchoado para o professor. entre cadeiras e mesas 260 no total.

Quadro branco (x )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com