TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Estágios, no geral, são importantes para que um acadêmico de qualquer curso possa aprender sobre uma área de sua escolha e aprimorar seu conhecimento através de observação, preparação e prática.

Desta forma, o estágio supervisionado no Ensino Médio, seja na modalidade normal ou na EJA (Educação para Jovens e Adultos) é aquele no qual o aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem um contato com alunos que estão em um momento muitas vezes decisivo em suas vidas acadêmicas, seja no preparo para o vestibular ou no retorno aos estudos depois de muitos tempo sem frequentar a sala de aula. Como estágiario é necessário observar a maneira como o professor de Biologia se comporta em relação a diferentes turmas e alunos, como segue e aborda o conteúdo, e também a forma como o aluno reage ao conteúdo apresentado. Se habituando ao ambiente colégio juntamente com os desafios e as dificuldades encontradas.

Em um segundo momento o acadêmico assume a posição do professor na colégio de sua escolha e passa para as turmas, que antes acompanhava como professor estagiário, a continuidade do conteúdo por certo período.

O estágio supervisionado no Ensino Médio abrange turmas de 1ª ao 3ª série, com alunos de 15 a 18 anos. Em alguns casos programas apoiados pela Secretária da Educação com turmas especiais como EJA. Essas turmas são de alunos com idade superior a 18 anos.

Neste trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro abrange a observação do ambiente escolar, as observações das aulas de biologia nas turmas. No segundo capítulo serão abordados os relatórios de docência. E no terceiro o projeto a ser desenvolvido. E por fim uma conclusão geral.

Capítulo I

RELATOS DE OBSERVAÇÃO

Neste capítulo pode ser visto dados do colégio, assim como relatos de observação em sala de aula.

  1. Dados de identificação do Colégio

Nome: Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde

Endereço: Av. Sul Goiânia, Km 1, Zona Rural.

Cidade Rio Verde / GO

Fone: (64) 3620-5600

MODALIDADES DE ENSINO: (Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio), Cursos Técnicos, Cursos Superiores e Pós Graduação.

1.2. Estruturas Física e Organizacional da Escola

O Ensino Médio Integrado ao técnio integrado ao EJA do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde tem como objetivo oportunizar a formação de jovens e adultos, facilitando sua relação com os setores econômico, social e político.

A estrutura física da escola é extremamente adequada e pensada para o conforto de alunos, professores e servidores. As salas de aula são amplas, com carteiras e cadeiras apropriadas, quadro branco e ar condicionado para aclimatização da sala. A maioria dos professores dispõe de salas no campus. O material necessário para o andamento das aulas é suficiente e adequado, a equipe diretiva da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola, para isso os professores podem utilizar a sala do Apoio Didático onde encontram datashows, canetões e outros materiais.

Existem várias dependências para realização de atividades tais como: biblioteca, sala de educadores, salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação, orientação), almoxarifado, quadra poliesportiva.

A maioria dos alunos que frequentam o Proeja trabalham durante o dia. Como a maioria não frequenta a escola há algum tempo alguns problemas são comuns, alunos que tem dificuldades nas materias, mas que muitas vezes superam as expectativas.

1.3. Turmas

A observação foi feita no Proeja Administração, que conta com turmas do 1º, 2º, 4º, 6º e 8º períodos. Como o curso sendo integrado ao técnico as matérias do EJA, em maioria, são finalizadas até o quarto período. Então as turmas escolhidas para a observação foram 1º, 2º e 4º. O 1º começou o semestre com 40 matriculados e terminou com 23 concluintes. O 2º começou o semestre com 11 matriculados e terminou com 9 concluintes. O 4º começou o semestre com 11 matriculados e terminou com 8 concluintes. Observando os números da primeira e segunda turma é possível observar que ocorre um índice de evasão de mais de 50% dos alunos. Muitos por dificuldade desistem e outros por problemas familiares.

1.4. Observação em Sala de Aula

1.4.1. 1º Proeja Administração

A primeira aula assistida nesta turma aconteceu no dia 04 de agosto, o conteúdo ministrado era “A composição química, organização celular”, a professor demonstra muito conhecimento sobre o conteúdo, os alunos permanecem sempre em silencio enquanto o conteúdo é passado, o quadro branco é bastante utilizado. Neste dia todos os alunos estavam bastante participativos, pois o professor sempre relacionava o conteúdo a algo do cotidiano, facilitando o entendimento do aluno.

No gera os alunos parecem gostar bastante da disciplina e do conteúdo, o que às vezes é perceptível é o cansaço e a dedicação deles, pois são alunos mais velhos que retornaram os estudos e muitas vezes tiveram um dia cansativo no trabalho, mas lutam por uma chance de estudarem e aprenderem.

1.4.2. 2º Proeja Administração

A primeira aula assistida nesta turma aconteceu no dia 12 de agosto, o conteúdo ministrado foi “A diversidade dos Seres Vivos”.  Da mesma maneira que ocorre no 1º Proeja Administração o professor demonstra muito conhecimento sobre o conteúdo, os alunos permanecem sempre em silencio enquanto o conteúdo é passado, o quadro branco é bastante utilizado. A todo o momento o cotidiano é trazido para a sala de aula, auxiliando o aprendizado.

Como ali para muitos é o único momento de estudo as perguntas são freqüentes e pertinentes, nenhum aluno demonstra medo de tirar suas duvidas, deixando claro que estão ali para aprender.

1.4.3. 4º Proeja Administração

A primeira aula assistida nesta turma aconteceu no dia 06 de agosto, o conteúdo ministrado foi “Níveis de organização ecológica”. Esta turma possui poucos alunos, e pelo conteúdo do semestre ser um pouco mais simples quando comparado com os outros semestres as perguntas diminuem, entretanto os alunos estão sempre atentos e sempre participando do diálogo com o professor. Em raras aulas permaneceram em silêncio total e sem participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com