TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA CIRCULATÓRIO

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

             O sistema circulatório é formado pelo coração, vasos sanguíneos, sangue e sistema de controle, o coração funciona como uma bomba que exerce a pressão e faz com que o sangue percorra os vasos sanguíneos. Existe uma variação de energia durante esse processo circulatório, a energia potencial é a energia que fica armazenada e que pode lhe conferir a capacidade de realizar um trabalho, durante a sístole o sangue que está nas artérias é movimentado, gerando assim a energia cinética que em termos físicos está diretamente ligada ao valor da massa e a velocidade do movimento, quanto mais peso mais energia cinética.

            No sistema circulatório a energia cinética é a velocidade da circulação do sangue nos vasos, a passagem do fluxo gera uma pressão nas paredes arteriais que por sua vez tem a característica geométrica de se expandir sem se romper. A diástole é o relaxamento do ventrículo e nela ocorre a utilização da energia potencial, em nenhum momento o fluxo se interrompe ou se anula, o que ocorre é uma variação de pressão, hora menor na diástole e maior na sístole. O sangue apresenta viscosidade que confere atrito causando assim uma aderência do fluido ao vaso transformando assim a energia de movimento (cinética) em energia dissipada (devido ao atrito), o sangue demora cerca de 1 minuto para fazer circular 5 litros de sangue pelo corpo, os vasos que estão posicionados para baixo tem uma fluidez maior, os que estão posicionados para cima tem uma subida mais lenta, para isso os vasos contam com válvulas que “seguram” o sangue na medida que ele vai subindo esse mecanismo faz com que o sangue não volte até chegar no coração pelo átrio.

              Cada vaso desempenha uma tarefa em especial, isso se dá pela espessura e diâmetro de cada um, a artéria é mais resistente e tem uma complacência maior que os outros vasos sanguíneos, isso porque no momento da pressão positiva (sístole) ela exerce o papel de expulsar o sangue, para distribuir para o corpo inteiro, se essa expulsão do sangue acontecesse por exemplo em uma veia, ela possivelmente não resistiria a toda essa pressão e ocorreria uma tensão, as veias tem a função de fazer o sangue retornar ao coração.

                Os capilares até recebem essa pressão vindo das artérias e veias, mas por ser ramificado ele divide essa pressão para diversos vasos e assim não se rompe, essa ramificação também é importante na troca de nutrientes com o tecido. O ciclo cardíaco inclui todos esses eventos e cada um com sua particularidade, pode ser perceptível pelas batidas do coração em ritmo constante de trabalho.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com