TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Por:   •  12/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

DÉBORA RODRIGUES DOS SANTOS

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Mogi das Cruzes, SP

2018

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

ANA KEROLLIN SILVA MOREIRA 11171504035

ARIANE FERNANDA DE MIRANDA 11172500565

DÉBORA RODRIGUES DOS SANTOS SILVA 11172500341

MARIA EDUARDA GARCIA DA SILVA 11171504095

TATHIANA AYUMI HATTORI 11172100552

VIVIAN SILVA DO CARMO 11141503021

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Mogi das Cruzes, SP

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................... 4

2. OBJETIVO ................................................................................. 5

3. MATERIAIS E MÉTODO ........................................................... 5

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ................................................. 5

5. CONCLUSÃO ............................................................................ 7

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................... 8

1. Introdução

Para que as células do corpo possam desempenhar suas atividades metabólicas em condições aeróbicas, elas necessitam de um suprimento constante de oxigênio e uma maneira eficiente de remover o dióxido de carbono produzido nas suas atividades. O suprimento de oxigênio e a remoção de dióxido de carbono são feitos pelo sistema respiratório, complementado pelo sistema circulatório. O sistema respiratório também torna possível a vocalização. Estamos habilitados a falar, cantar e rir pela variação da tensão das cordas vocais quando o ar exalado passa através delas. (SPENCE, 1991)

A troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o ar e o sangue ocorre nos pulmões. Para alcançar os locais de troca nos pulmões, o ar deve passar através de uma série de canais que derivam um do outro como os ramos de uma árvore. De fato, os canais associados com a respiração são frequentemente referidos como árvore respiratória. O ar que entra pelo nariz ou pela boca passa pela faringe e converge para os pulmões pela traquéia, que forma um ramo, um brônquio para cada pulmão. No pulmão, cada brônquio se divide muitas vezes em túbulos menores, até que os menores deles, chamados bronquíolos, finalmente terminam em pequenos sacos aéreos chamados alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. (SPENCE, 1991)

A porção do nariz é composta de cartilagem, revestimento externo com cútis (pele), e revestimento interno com túnica mucosa. As aberturas para o externo são as narinas, a porção interna do nariz comunica-se com os seios paranasais e a parte nasal da faringe através dos cóanos. As partes interna e externa do nariz são divididas por um septo. O nariz é adaptado para o aquecimento, umedecimento, filtragem do ar, olfação e para servir como cavidade de ressonância para sons espaciais. (TORTORA, 2000)

A faringe é um tubo muscular revestido por uma túnica mucosa. As regiões anatômicas são a parte nasal (nasofaringe), a parte oral (orofaringe) e a parte laríngea (laringofaringe). A nasofaringe e a laringofaringe atuam na respiração e a orofaringe atua na digestão. (TORTORA, 2000)

A laringe é a via que conecta a faringe com a traqueia. Ela contém a cartilagem tireóidea; a epiglote, que impede o alimento de entrar na laringe; a cartilagem cricoide, que conecta a laringe à traqueia, e três cartilagens aritenoides, que auxiliam no movimento das pregas vocais. A laringe contém as pregas vocais, que produzem o som, e as pregas vestibulares. Pregas vocais tensas produzem tons altos; pregas relaxadas produzem tons baixos. (TORTORA, 2000)

A traqueia estende-se da laringe aos brônquios principais (primários). Ela é composta de musculo liso e arcos (anéis) de cartilagem em forma de C, e é revestida com epitélio colunar pseudoestratificado ciliado. A árvore bronquial consiste de traqueia, brônquios principais (primários), brônquios lobares (secundários), brônquios segmentares (terciários), bronquíolos e bronquíolos terminais. As paredes dos brônquios contêm arco de cartilagem e músculo liso. (TORTORA, 2000)

Os pulmões são órgãos pares na cavidade torácica. Eles são envolvidos pela pleura. A pleura parietal é a lâmida externa; a pleura visceral é a lâmina interna. O pulmão direito tem três lobos, separados por duas fissuras, a horizontal e a oblíqua; o esquerdo tem dois lobos separados por uma fissura oblíqua, e uma depressão denominada incisura cardíaca. A troca gasosa ocorre através da membrana alveolocapilar respiratória. (TORTORA, 2000)

2. Objetivo

Identificar as estruturas morfológicas do sistema respiratório:

- Cavidades nasais;

- Faringe;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com