TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Digestório

Por:   •  17/10/2018  •  Monografia  •  11.721 Palavras (47 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 47

----------------------------------------------------- Page 1 -----------------------------------------------------

SISTEMA DIGESTÓRIO

1

INTRODUÇÃO

O sistema digestório compreende os órgãos responsáveis pela apreensão do alimento, mastigação, deglutição, ingestão, digestão, absorção e, finalmente, armazenamento e eliminação de detritos, sob a forma de fezes. Destina-se ao aproveitamento, pelo organismo, de substâncias ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.

O sistema digestório consiste de um longo tubo músculo-membranoso, o canal alimentar, também chamado de trato digestório ou trato gastrintestinal . Este tem início na cabeça, na rima da boca, uma fenda limitada pelos lábios superior e inferior, e percorre, sucessivamente, o pescoço e as cavidades torácica, abdominal e pélvica, terminando no ânus.

O canal alimentar apresenta diversos segmentos que, sucessivamente, são designados: cavidade oral (boca), faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso que se abre, no meio externo, através do ânus. No canal alimentar , abrem-se os ductos de glândulas que também fazem parte do sistema digestório e recebem o nome de órgãos anexos ao sistema digestório . Estes compreendem: as glândulas salivares maiores e menores, o fígado (a vesícula biliar) e o pâncreas, além de numerosas glândulas menores contidas nas paredes do canal alimentar.

Como já foi dito, os órgãos que constituem o sistema digestório são responsáveis pela:

Apreensão dos alimentos.

Mastigação - desintegração parcial dos alimentos por processos mecânicos e químicos, realiza-se na cavidade oral.

Deglutição - condução dos alimentos da cavidade oral para o esôfago, através da faringe.

Ingestão - introdução do alimento no estômago que se processa através do esôfago. No estômago e primeira porção do intestino delgado, realiza-se a digestão, que é o desdobramento das substâncias alimentares em suas moléculas mais simples, passíveis de serem absorvidas.

Absorção - processa-se no restante do intestino delgado. É a passagem dos produtos da digestão através do epitélio da mucosa gástrica e intestinal para os capilares sanguíneos e linfáticos. Estes drenam para as veias que vão formar a veia porta do fígado. Armazenamento e eliminação - o intestino grosso serve de receptáculo temporário de detritos não utilizáveis, até o momento destes serem eliminados pela defecação.

CAVIDADE ORAL

A cavidade oral, primeiro segmento do canal alimentar , é um espaço irregular limitado, anteriormente e lateralmente, pelos lábios e bochechas; superiormente, pelo palato duro; posteriormente, pelo palato mole e, inferiormente, pelo assoalho muscular da cavidade oral. Situada na parte inferior da face, abre-se, anteriormente, por meio de uma fenda limitada pelos lábios, denominada rima da boca e se comunica, posteriormente, com a parte oral da faringe através de uma abertura denominada ístmo das fauces. Na cavidade oral, encontram-se a língua, os arcos alvéolo-dentais e os óstios de abertura dos ductos das glândulas salivares maiores e menores.

A cavidade oral é dividida, pelos processos alveolares e dentes, em duas partes:

- uma parte periférica, denominada vestíbulo da boca, que é o espaço situado entre os lábios e bochechas, externamente, e os arcos alvéolos-dentais, internamente;

- e uma parte central, a cavidade própria da boca, que se apresenta limitada, externamente, pelos arcos alvéolos-dentais.

Quando os dentes estão em oclusão, ambas as partes se comunicam pelos espaços interdentais e por um espaço, pequeno e restrito, situado entre a margem anterior do ramo da mandíbula e o último dente molar, denominado espaço retrodental. Porém, quando a mandíbula encontra-se abaixada, esta comunicação, entre o vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca, é ampla.

No vestíbulo da boca, a mucosa que reveste os lábios e bochechas continua-se pela que reveste os processos alveolares, formando assim os fórnices ou sulcos gengivovestibulares superior e inferior.

A cavidade oral é limitada por seis paredes:

 Parede anterior:

Os lábios, que representam a parede anterior da cavidade oral, são pregas músculo-membranosas moles e móveis que circunscrevem a rima da boca, fenda situada entre os lábios superior e inferior. A forma, a espessura e o perfil dos lábios apresentam variações raciais e individuais sendo que, nas mulheres, os lábios normalmente são mais móveis do que nos homens.

Os lábios superior e inferior unem-se, lateralmente, numa linha de junção que recebe a denominação de comissura dos lábios. Esta união lateral dos lábios superior e inferior determina, de cada lado, a formação de um ângulo, denominado ângulo da boca.

Com a mandíbula em posição de repouso, os lábios superior e inferior normalmente ficam em contato. Nesta condição, a linha de contato entre os lábios situa-se ligeiramente acima da margem incisal dos incisivos superiores e os ângulos da boca, na maioria das pessoas, relacionam-se à face distal do canino superior.

A face anterior dos lábios é recoberta por pele e apresenta as seguintes estruturas:

- no lábio superior, existe um sulco mediano de forma triangular, denominado filtro do lábio superior, cujo vértice se encontra abaixo do septo nasal cartilagíneo e cuja base está voltada para a área vermelha do lábio, onde se situa uma discreta elevação denominada tubérculo do lábio superior, que se relaciona aos mecanismos de apreensão dos alimentos e produção de fonemas. O lábio superior apresenta-se separado da bochecha pelo sulco nasolabial, discreta depressão linear que se inicia na asa do nariz e se projeta látero-inferiormente, terminando próximo ao ângulo da boca, tornando-se mais acentuado com a idade.

----------------------------------------------------- Page 2 -----------------------------------------------------

2

- no lábio inferior, separando este do mento, encontra-se o sulco mentolabial, sulco de convexidade superior que também se acentua com a idade ou em decorrência de determinados hábitos do indivíduo. Em indivíduos idosos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.5 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com